Cifra Club

Demora muito tempo para aprender a tocar violão bem?

Que perca a primeira palheta quem nunca se perguntou se “levarei muito tempo para aprender a tocar violão?”! Afinal, fazer um som de qualidade é um ideal da galera das cordas.

Mulher jovem buscando entender o tempo necessário para aprender a tocar violão
Quanto tempo será que é necessário para tocar violão bem? (Foto/Freepik)

Antes de partirmos para a resposta, não posso deixar de mencionar que o aprendizado é abstrato, subjetivo e infinito. Dito isso, listo alguns questionamentos envolvendo o conceito de “tocar bem” e, assim, espero estimular a sua reflexão.

  • Tocar bem é quando o cara consegue desenvolver as próprias composições?
  • O bom músico é aquele que minuciosamente repete as músicas mais complexas?
  • Toca bem a pessoa que consegue tirar músicas de ouvido?
  • Só toca direito o músico que é virtuoso?
  • Saber usar escalas e dominar técnicas, por exemplo, são fundamentos que definem o bom músico?

Possivelmente, amigo leitor, as nossas respostas para as perguntinhas acima são diferentes. No entanto, o clássico “não necessariamente” pode ser usado para responder todas as indagações.

Agora que já disparamos o gatilho filosófico, pense no título deste post…“Demora muito tempo para aprender a tocar violão ?”. Eis uma pergunta que não tem uma resposta concreta. Afinal de contas, o tempo é relativo. Além do mais, como diz o rock da Legião Urbana, “temos nosso próprio tempo”.

Porém, com base em levantamentos e observações cotidianas, é possível traçar algumas estimativas. E é sobre esse viés hipotético que esta nossa conversa vai caminhar. A seguir, você confere uma espécie de linha do tempo do aprendizado.

Vamos nessa?

Quanto tempo leva para aprender tocar violão?

Os primeiros 12 meses são cruciais para o seu desenvolvimento no violão. Por isso, dividi o período de acordo com os fundamentos plausíveis aos avanços do calendário. Ah! E como você já sabe, mas nunca é demais relembrar, a preguiça é a maior inimiga do aprendizado. Para conseguir vencer o primeiro ano de estudos, é preciso ter persistência, motivação, dedicação, foco e mente aberta.

1 a 3 meses:

Já será possível tocar músicas simples e fáceis. Tratam-se de canções com poucos acordes e solos simples, por exemplo, que utilizem apenas uma corda.

4 a 6 meses:

Será a hora de partir para músicas que exigem fundamentos mais técnicos. Você terá condições de fazer solos com notas ligadas, bends e outras técnicas que são compatíveis com esse período que você já tem de aprendizado.

7 a 9 meses:

Ouse! Pense na possibilidade de começar a tocar na frente da galera e, sobretudo, com outras pessoas. Comece fazendo um som com algum conhecido e fortaleça seu repertório. Nesta fase, mais do que nunca, pensar fora da caixa é fundamental.

Músico tocando na frente de um casal de amigos é sinal de que há conhecimento sobre o tempo para aprender a tocar violão
Pouco a pouco, sempre respeitando seu tempo, comece a fazer um som na frente de amigos (Foto/Pexels)

Sendo assim, não tenha receio, vergonha ou preguiça de prestar atenção nos tipos de música que você não curte. Lembre-se que ficar fora da zona de conforto é o mais desafiador dos gatilhos para estimular o aprendizado.

1 ano:

365 dias depois de pegar no violão pela primeira vez, é bem possível [lembre-se de que possível e provável não são sinônimos 😉 ] que você já conheça a maioria dos acordes básicos e domine algumas escalas. Sendo assim, considere-se um músico de nível intermediário.

Nesse período, desde que você não estude violão de forma errada, você será mais que capaz de tocar músicas que possuam técnicas mais apuradas, power chords, blues, etc e tal.

2 anos:

Se não tiver relaxado com os estudos, você chegou no ponto em que é capaz de aprender a tocar qualquer tipo de música. E para melhorar ainda mais o rolê, as dificuldades para se aprofundar em novas técnicas serão bem menores.

2 a 4 anos:

Se ao longo desses anos a parte teórica do ensino musical não tiver sido deixada de lado, essa etapa pode marcar um momento de transição bem interessante em sua vida de músico.

O domínio da pestana está relcaionado ao tempo para aprender a tocar violão
Com o tempo, você terá pestanas, bem como os acordes complexos, “na ponta dos dedos” (Foto/Pexels)

Espera-se que você tenha senso crítico para elaborar composições mais bem estruturadas, maduras e coerentes. Além disso, é possível que a arte do improviso aflore pelos seus poros.

5 a 7 anos:

Você já pode se considerar um violonista transitando entre os níveis intermediário e avançado. Você não tocará igual Djavan, mas terá condições de propor acordes diferenciados e soluções musicais criativas no violão.

10 anos:

Em função da humildade, você descobrirá que ainda não toca tão bem quanto gostaria. Como seu ouvido estará bem treinado, serão inevitáveis as comparações com seis ídolos e, sobretudo, com os músicos acima da média.

Leia mais: Guia definitivo para melhorar suas aulas de violão online

Depois de uma década de aprendizado, você estará calejado e terá novos conceitos em mente. Com feeling revigorado, inevitavelmente, perceberá que não foi tempo perdido. Após refletir um pouco e respirar fundo, todas as dimensões do seu corpo serão tomadas por uma imensa vontade de aprender mais.

15 anos:

Ah! Fala sério: se tudo ocorrer dentro do previsto, você terá condições técnicas suficientes para tocar de maneira profissional 😉

Homem idoso não se importa com gastar tempo para aprender a tocar violão, ou seja, estuda a vida toda e todos os dias
Se quer tocar violão bem, se prepare para envelhecer estudando (Foto/freepik)

Bom… Se você chegou até aqui, certamente compreendeu que a linha do tempo acima é um jeito lúdico de relembrar que o aprendizado nunca acaba. Sempre haverão novas músicas, técnicas diferenciadas, fundamentos apurados e um admirável mundo musical a ser desbravado. Moral da história: para ser um músico de nível avançado/profissional, o estudante deve estar preparado para estudar daqui a até o resto de sua vida.

Aprenda a tocar violão com o Cifra Club

E se você quer dar o primeiro passo rumo ao aprendizado, não dede de conferir essa última dica. Afinal, o Cifra Club Academy chegou para impulsionar a formação de músicos completos. Nesse sentido, o estudante aprenderá todos os fundamentos do instrumento que deseja tocar. Em outras palavras, você terá na ponta dos dedos os temas que vão da teoria ao repertório.

Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música
Cifra Club Academy é plataforma de ensino de música online mais completa do mercado (Imagem/Divulgação)

Conforme você imaginar, os conteúdos dos cursos são trabalhados na dedicação e no preparo. Todos os membros da equipe estão focados no objetivo de entregar ao público um material de qualidade inquestionável.

Por fim, mas não menos importante, saiba que você vai estudar sem sair de casa, bem como poderá ver as aulas na hora que desejar. E pra melhorar, o preço cabe no seu bolso e a sua assinatura abrange todos os cursos. Portanto, não perca mais tempo com metodologias que te levam do nada para o lugar nenhum! O Cifra Club Academy está esperando por você!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK