Cifra Club

Quem é Caetano Veloso? Conheça a história de um dos maiores artistas brasileiros

Nos acompanhe nesta viagem musical pela biografia de um ícone brasileiro! Neste artigo, você descobre quem, de fato, é Caetano Veloso.

Caetano Veloso em sessão de fotos olhando para a câmera sorrindo e de jaqueta jeans
Caetano é uma das principais figuras artísticas da história do nosso país (Foto/Divulgação/Fernando Young)

Marcada por valores intelectuais e poéticos, a biografia de Caetano Veloso ultrapassa décadas e se mantém em renovação. Assim, a carreira desse ícone influenciou movimentos, transformou o cenário musical do país e enfrentou a censura bravamente.

Como resultado, Caetano é considerado um dos artistas mais influentes desde os anos 60, além de um dos mais respeitados músicos latino-americanos do mundo. Além disso, possui reputação internacional por suas composições, sendo eleito como um dos melhores do século XX, junto a Bob Dylan e John Lennon.

É um artista brasileiro que uniu a coragem de enfrentar a ditadura aos sons variados de seus mais de 48 discos. Dessa forma, se tornou figura central da história de nossa MPB. Hoje ele celebra seus 80 anos, então selecionamos algumas informações para você entender quem é Caetano Veloso. Vem com a gente?

Quem é Caetano Veloso?

Nascido na Bahia e o quinto de sete filhos, Caetano Emanoel Viana Teles Veloso tinha aptidão pelas artes desde cedo. Assim, ainda pequeno começou a demonstrar interesse por pintura e, claro, música.

Nesse sentido, foi o responsável por nomear sua irmã a partir da inspiração de uma valsa entoada pela voz de Nelson Gonçalves, a balada Maria Bethânia

Anos depois, foi com ela que sua trajetória artística foi desenhada, visto que Maria Bethânia se destacou como cantora nacional e levou o irmão junto.

Foi ainda jovem que Caetano decidiu seguir pela música, quando ouviu Chega de Saudade, cantada por Marisa Gata Mansa, e conheceu a obra de João Gilberto. Além dos dois trabalhos, as canções de Luiz Gonzaga e as rodas de samba também serviram como inspiração. 

Assim, o início de sua carreira começou quando sua irmã, ao lado de Gal Costa, gravou uma canção de sua autoria para o disco Sol Negro. Depois disso, em 65, ele lança seu primeiro compacto, com as canções Cavaleiro e Samba em Paz. Além disso, participou do musical Arena Canta Bahia, ao lado de Gal, Gilberto Gil, Bethânia e Tom Zé. 

Posteriormente, o LP Domingo, gravado em parceria com Gal Costa, apresentou uma sonoridade diferente, uma espécie de bossa-novíssima, marcado em canções como Coração Vagabundo. Apesar de não ter tido alta vendagem, foi elogiado pela classe artística da época, por nomes notáveis como Elis Regina e Du Lobo. 

A influência de Caetano Veloso no Tropicalismo

Ainda nesse mesmo período, Caetano apostou em seu LP solo homônimo, que apresentou ao público canções como Tropicália e Soy Loco Por Ti, América. Durante o período de lançamento, participou, assim como Gil, do Festival de Música Popular Brasileira da Record, ocupando posições de destaque.

Como resultado, eles encantaram o público com suas guitarras elétricas e iniciavam a sonoridade de um movimento que mudaria a música nacional: o Tropicalismo.

Nesse sentido, o disco Tropicália ou Panis et Circencis, produzido com Nara Leão, Os Mutantes, Gilberto Gil e Tom Zé, intensificou o movimento. Ele foi considerado um dos 500 melhores álbuns nacionais. 

Logo, esse marco na indústria impactaria não só a sonoridade do que era produzido, mas também a estética das performances. Caetano adotava o estilo andrógino em seus figurinos, servindo de inspiração para Ney Matogrosso futuramente. 

Ditadura militar e exílio: momentos cruciais da biografia de Caetano Veloso

Assim, com a visibilidade em alta, Caetano militava em prol da arte, com posições ideológicas sempre contestadoras. Com isso, a censura baniu algumas de suas canções, e os militares prenderam o cantor e seu parceiro Gilberto Gil em 1968.

Acusados de desrespeitar o hino e a bandeira, seguiram para o quartel do Rio e tiveram suas cabeças raspadas. Lá, permaneceram de dezembro a fevereiro, soltos em uma Quarta-feira de Cinzas.

Além disso, foram encaminhados para Salvador para cumprir o confinamento como artistas reclusos, sem direito a dar declarações em público ou divulgar novas canções. A situação fez com que a dupla buscasse alternativas, optando pelo exílio em Londres, junto com suas esposas.

Antes de partirem, eles realizam um show de despedida que se transformaria no álbum Barra 69, lançado em 1972. 

Durante o exílio, Caetano e Gil produziram obras pelo selo Famous, da Paramount, e se aventuraram em canções em inglês e português. Foi nessa época que o disco Transa, também eleito como um dos melhores do Brasil, foi lançado, com uma capa inusitada tridimensional. 

Aqui, canções como Mora na Filosofia e Triste Bahia se destacaram, dando início ao experimentalismo do cantor. Assim, os trabalhos seguintes formariam uma trilogia com base nesse experimentalismo: os álbuns Araçá Azul, o compacto duplo O Carnaval de Caetano e Jóia, lançado junto com Qualquer Coisa

Dentre esses discos, estavam obras anticomerciais e algumas focadas no Carnaval. Consequentemente, mais censura. Assim, a capa de Jóia foi censurada por exibir um autorretrato dele, da então esposa e do filho nus. 

Capa do álbum Jóia, de Caetano Veloso, que ilustra o artista, sua então esposa e seu filho pelados ao ar livre

Em 72, Caetano finalmente volta para o Brasil e retoma sua carreira, fazendo com que a década de 70 tenha grandes sucessos. Dentre eles, London, London, Louco Por Você, Oração Ao Tempo e You Don’t Know Me


A consolidação da carreira

Juntamente a Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, a banda Doces Bárbaros é montada e idealizada, lançando um álbum de mesmo nome. Assim, o quarteto apostava na sonoridade típica hippie dos anos 70 e tiveram suas produções como tema de filme e enredo de escola de samba.

Após o grupo, a fama de Caetano cresceu no exterior, onde ele se aventurou em shows em Israel, Portugal, França e mais. Porém, foi apenas em 81 que o seu primeiro disco de ouro veio, devido ao álbum Outras Palavras

Nessa década, Caetano ainda participou de diversos programas de TV, foi ator em filmes, entrevistou Mick Jagger e produziu um songbook.

Logo, o álbum de mais destaque foi Estrangeiro, gravado em Nova Iorque, que foi bem recebido nos Estados Unidos e ainda conquistou o Prêmio Sharp. Uma de suas canções, feitas com o até então novato Carlinhos Brown, integrou a trilha da famosa telenovela Tieta.

Falar sobre a discografia de Caetano é missão quase impossível, pois foram mais de 50 projetos lançados, tanto de estúdio quanto ao vivo. Além dos incontáveis prêmios, faz parte da biografia de Caetano Veloso vários espetáculos, trilhas de filmes e lançamento de livros. 

Para a comemoração de seus 80 anos, Caetano realizará o especial Caetano Veloso 80 Anos, no teatro da Cidade das Artes, no Rio. O evento será transmitido pelo Globoplay e pelo Multishow. 

Agora que você sabe mais quem é Caetano Veloso, que tal celebrar o seu aniversário compartilhando este post com seus amigos? Assim, vocês sabem mais sobre a história deste grande artista, da MPB e também de nosso país. Parabéns, Caetano!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK