Cifra Club

Relembre hits que bombaram em 2009

Em 2009, Black Eyed Peas imperava nas paradas de sucesso

Em 2009, Fergie ainda era a principal estrela do Black Eyed Peas (Foto/Divulgação)

Lembra quando o Black Eyed Peas voltou, de maneira triunfante, com o álbum The E.N.D? O disco quebrou um jejum de quatro anos sem lançamentos inéditos, emplacou 3 grandes hits e fez o quarteto imperar nas pistas de danças e paradas de sucessos ao redor do mundo. Na mesma época, a gente testemunhou a ascensão de Luan Santana, que foi muito criticado, mas soube dar a volta por cima e hoje é um pop star.

Já naqueles tempos, no que diz respeito às paradas de sucesso do Brasil, o pop rock respirava por aparelhos, mas ainda tinha um espaço ou outro. Pois é, amigo leitor! Lá se vão 10 anos desde a explosão do Meteoro, de Hey, Soul Sister, da banda Train; e, pasme, de Me Encontra, do Charlie Brown Jr..

Em 2009, Charlie Brown era um quarteto

Reduzido em quarteto, em 2009, “os caras do Charlie Brown” tavam “aí na atividade” (Foto/Divulgação)

Neste post, vamos entrar no túnel de tempo e parar no ano de 2009. Lá chegando, iremos relembrar alguns dos hits que mais bombavam. Coloque seus fones, prepare os lenços [lágrimas vão rolar!] e boa viagem!

Spoiler: infelizmente, não tem como citar todo mundo que a gente gostaria. Sendo assim, muita gente boa vai ficar de fora da lista 😉

1. Halo – Beyoncé

No finalzinho de janeiro de 2009, Beyoncé chegou chegando com mais um single de seu terceiro disco solo, o duplo I Am… Sasha Fierce, lançado um ano antes. Com a reflexiva e espiritualizada Halo, a pop star mais uma vez mostrou ao mundo que não cantava só sobre trivialidades.

2. Me Adora – Pitty

Desde que surgiu na cena, Pitty se manteve como uma das forças que mantém o pop rock nacional em evidência. Em 2009, a roqueira baiana lançou seu terceiro disco, Chiaroscuro. Um dos singles foi a arretada Me Adora, uma canção que conquistou até o mais gélido dos corações.

3. I Gotta Feeling – Black Eyed Peas

No primeiro trimestre daquele ano, o BEP começou a trabalhar no lançamento do álbum The E.N.D.. O pontapé inicial foi Boom Boom Pow, faixa cuja batida fez todo mundo dançar. Na sequência, o quarteto lançou I Gotta Feeling, uma canção que acabou virando “hino não oficial” de celebrações como formatura, casamento, divórcios, etc e tal.

4. Meteoro – Luan Santana

Seguindo a trilha da galera do sertanejo universitário, um sul-mato-grossense, que em 2009 tinha 19 aninhos, deu uma guinada na música brasileira popular. O nome do rapaz é Luan Santana. Naquele ano, com seu disco de estreia, Tô De Cara, Luan emplacou o hit Meteoro. A canção dividiu opiniões, mas o cara segurou a onda e deu passos leves, seguros e graduais rumo ao supremo estrelato.

5. Need You Now – Lady Antebellum

Lançada como single em agosto de 2009, Need You Now deu uma sacudida na música country. Apostando em uma temática mais adulta, o romance na música seguiu uma tendência diferente dos amores pueris que as então jovenzinhas Miley Cyrus e Taylor Swift evangelizavam. Posteriormente, a faixa sustentou a carreira do trio Lady Antebellum por mais dois anos e rendeu até Grammy.

Interrompemos a nossa programação para uma menção honrosa:

A música Sutilmente, do Skank, também bombou pra caramba em 2009. A faixa faz parte do 10º disco do quarteto, Estandarte, lançado em 2008.

Sutilmente sempre será uma música representativa para a carreira do Skank

Cenas do clipe de Sutilmente, hit do Skank (Foto/Divulgação)

Mesmo não entrando na lista, esses mineiros maneiros têm nosso respeito e nossa admiração 🙂 A seguir, continue ligado no nosso Top 10 de hoje!

6. Cine – Garota Radical

No mês de maio daquele ano, a juventude brasileira presenciou o nascimento do happy rock. A turma das roupas coloridas e dos cortes de cabelos exóticos começou a conquistar espaço com a faixa Garota Radical, primeiro single do álbum de estreia da banda Cine, Flashback!. A música ajudou o também chamado rock colorido virar febre, de fato. Porém, o fenômeno teve curta duração e desapareceu com uma rapidez fora do comum.

7. Hey, Soul Sister – Train

Há 10 anos, a banda Train apostava num som bem good vibes. Com letra e arranjo cativante, a faixa Hey, Soul Sister deu um sopro de fofura no cenário da música pop. Uma década depois, o som ensolarado pode ser reconhecido nos trabalhos de Vitor Kley, Melim e Anavitória.

8. Me Encontra – Charlie Brown Jr.

Em agosto daquele ano, puxado pelo single Me Encontra, o CBJR lançava seu 10º disco, Camisa 10 Joga Bola até na Chuva. Naquele altura da carreira, a banda já apostava em letras mais existências e soava mais melódica do que rítmica. Felizmente, a maior parte do público dos caras entendeu a evolução sonora e foram fiéis desde que “os caras do Charlie Brown invadiram a cidade”. #Saudades

9. Heartbreak Warfare – John Mayer

Em 2009, atordoado pelo fim do namoro com a atriz Jennifer Aniston, John Mayer colocou na praça o álbum Battle Studies. No meio de um monte de indiretas musicais, Mayer lançou o hit Heartbreak Warfare. Ele jura que não, mas tá na cara que essa sofrência só pode ter sido escrita pensando na loira fatal.

10. Chora, Me Liga – João Bosco & Vinicíus

Depois de 15 anos batalhando de bar em bar e em festas agropecuárias, a dupla viu a sorte mudar em 2009. Com o lançamento de Chora, Me Liga, JB&V carimbaram o passaporte rumo ao sucesso e ajudaram a colocar o sertanejo universitário no top 3 da preferência nacional. O resto… Bem…O resto, já é história!

E já que recordar é viver, ainda temos muito material para você pode matar as saudades de alguns hits das antigas! Se clicar nesta playlist, você vai ouvir mais músicas que bombaram em 2009. Neste link, o assunto são os clipes dos anos 2000 que passavam na MTV. Mas se tiver vontade de ir ainda mais longe, confira um belo post sobre como era a parada de sucessos de 1997!

Por fim, mas não menos importante: se compartilhar o link deste post com a sua galera, você ajuda a preservar a memória da boa música. Juntos, todos somos bem mais fortes 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK