Cifra Club

Aprenda agora 15 riffs de guitarra para iniciantes

Quer sair da guitarra base, mas não sabe por onde começar? Confira os melhores riffs fáceis para iniciantes!

Os riffs estão entre os principais motivos que levam as pessoas a se tornarem guitarristas. Afinal, os trechos são marcas registradas de diversos sucessos do rock, blues e heavy metal e muitos outros estilos, transmitindo energia e atitude. Nesse contexto, hoje vamos te ensinar vários riffs de guitarra para iniciantes!

Guitarrista de rock tocando um riff em show
Qual guitarrista que não quer tocar um riff marcante e levar o público ao delírio? (Foto: Reprodução/Pixabay)

Dessa forma, selecionamos nada menos do que 15 riffs icônicos, com direito a vídeos de apoio e link para as cifras. Além disso, vamos dar dicas claras e objetivas para que você acerte a mão ao tocar na guitarra esses temas emblemáticos.

Então, arregace as mangas, afine o seu instrumento e venha aprender os melhores riffs para iniciantes com a gente!

Melhores riffs de guitarra para iniciantes

Antes de mais nada, saiba que selecionamos estes riffs seguindo três critérios principais: sonoridade, facilidade de execução e popularidade. Assim, mesmo que você esteja aprendendo as primeiras palhetadas, poderá se divertir e enriquecer o seu repertório com trechos que entraram para a história da música.

Em seguida, confira a nossa lista de 15 riffs de guitarra para iniciantes:

  • Day Tripper
  • Beat It
  • Iron Man
  • La Bamba
  • Texas Flood
  • Come As You Are
  • Enter Sandman
  • (I Cant’ Get No) Satisfaction
  • Sunshine of Your Love
  • Back in Black
  • Roadhouse Blues
  • Smoke on the Water
  • Eye of the Tiger
  • What About Us
  • Run To The Hills

1. Day Tripper – The Beatles

O tema da introdução de Day Tripper é fácil e muito marcante. Assim, deve ser executado nos bordões da guitarra, começando pelo Mizão solto. O grande segredo ao tocar o trecho é ser constante tanto no andamento quanto na força das palhetadas, beleza?

2. Beat It – Michael Jackson

Beat It é mais um riff com a proposta single note, ou seja, em que uma nota é tocada de cada vez. Dessa forma, fique ligado para que todas as notas sejam apertadas com firmeza. Além disso, é importante que o riff seja tocado no tempo certo, para que tenha o devido impacto.

3. Iron Man – Black Sabbath

O riff principal de Iron Man é ótimo para treinar power chords na guitarra. Repare que há alguns slides entre eles, que devem ser executados de forma certeira. Ademais, como se trata de uma música mais arrastada, temos de tomar cuidado para não acelerar o andamento, combinado? De resto, é só caprichar na distorção.

4. La Bamba – Los Lobos

O riff de La Bamba é interessante porque, mesmo sem distorção, soa extremamente enérgico. Ao mesmo tempo, o andamento acelerado o torna dançante e gostoso de tocar. Então, as palhetadas devem ser fortes, sem esquecer de mutar o som das cordas nas pausas.


5. Texas Flood – Stevie Ray Vaughan

Um dos mais legais riffs de guitarra blues, o trecho harmônico do começo de Texas Flood é simples de executar. Porém, há um macete: utilize os dedos 1 e 3 da mão esquerda (no caso dos destros) para fazer uma mini pestana quando mais de uma nota tiver de soar ao mesmo tempo.

6. Come As You Are – Nirvana

O famoso riff da intro de Come As You Are é tocado em apenas duas cordas: Mizão e Lá. Regule um timbre limpo, de preferência com chorus, para ficar parecido com a gravação. Além disso, se você for tocar junto à música original, atente-se à afinação, que está um tom abaixo do padrão.

7. Enter Sandman – Metallica

Este é um dos riffs de guitarra mais conhecidos do heavy metal. Enter Sandman começa com um dedilhado limpo e aumenta de dinâmica aos poucos até cair no riff principal. O trecho usa e abusa das técnicas de downpicking e palm muting. Portanto, força no pulso!

8. (I Can’t Get No) Satisfaction – Rolling Stones

O riff de (I Can’t Get No) Satisfaction é feito apenas na quinta corda da guitarra. Molezinha! Porém, tenha atenção especial à técnica de pull off aplicada no fim do riff, já que as notas precisam soar altas e bem definidas. Para ajudar na digitação, uma dica é não deixar o polegar da mão esquerda acima da escala, mas “escondido” atrás do braço da guitarra.

Para evoluir nas técnicas primordiais das seis cordas, conheça o Cifra Club Academy e aproveite o curso de guitarra da nossa plataforma!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

9. Sunshine of Your Love – Cream

O riff de Sunshine of Your Love começa com um movimento harmônico, mas logo emenda uma queda melódica nas cordas graves. Aqui, o rápido vibrato de finalização faz a diferença na expressividade do tema. Então, use o movimento de todo o pulso para auxiliar a execução da técnica.

10. Back in Black – AC/DC

O AC/DC é uma máquina de riffs simples, mas poderosos. Como resultado, o hit Back in Black apresenta um tema de introdução que mescla acordes básicos com licks na escala pentatônica. Acima de tudo, certifique-se de apresentar uma pegada firme e cravada no tempo. Por fim, dê preferência para o captador da ponte e um overdrive orgânico.

11. Roadhouse Blues – The Doors

Roadhouse Blues tem um riff bem cadenciado nas cordas graves, exigindo abafamentos constantes. Então, logo depois de palhetar o Mizão solto, você deve mutar a corda rapidamente – isso pode ser feito com qualquer uma das mãos. De início, pode parecer difícil, mas você vai pegar o jeito! Além disso, há hammer on bem pronunciados no trecho.

12. Smoke on the Water – Deep Purple

Um dos mais fáceis riffs de guitarra para iniciantes, a introdução de Smoke on the Water pode ser tocada com pequenas pestanas para facilitar a digitação. Depois, a base para o vocal é feita tocando as notas dos power chords de forma sequencial. É bem fácil!

13. Eye of the Tiger – Survivor

A clássica faixa Eye Of The Tiger tem um riff extremamente reconhecível. Nesse sentido, o trecho começa com a nota C abafada, transformando-se em power chords cheios de atitude. Aqui, abafe as notas no tempo certo, ok? Por fim, o tema apresenta double stops somados a vibratos.

14. What About Us – Gary Clark Jr.

Esse blues-rock possui um riff fácil, mas muito musical. Dessa forma, faça uma mini pestana com o dedo 1 na casa 5, enquanto o dedo 3 fica responsável pelo hammer on tão característico de What About Us. Depois, quando entra a voz, você deve executar power chords com palm muting, ok?

15. Run To The Hills – Iron Maiden

Por fim, o riff de Run To The Hills tem duas linhas de guitarra que se complementam. A primeira é tocada nas cordas mais agudas por meio de uma série de bends em uníssono. Já a outra executa variações de power chords com vibratos. Juntos, esses dois arranjos de guitarra criaram um dos riffs mais icônicos do heavy metal!

E aí, curtiu esa lista com 15 dos melhores riffs de guitarra para iniciantes? Sem dúvida, esses trechos marcaram a história da música e são capazes de impressionar qualquer ouvinte.

Assim, se você deseja ampliar os seus conhecimentos guitarrísticos, aqui vai uma superdica. Conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online! Entre os cursos disponíveis, temos um de guitarra extremamente completo, além de um método de guitarra blues feito por especialistas!

E o mais legal é que você pode assistir às aulas quando e de onde quiser, por um valor muito em conta. Para completar, disponibilizamos materiais de apoio, além de lives e um canal no Telegram exclusivos para você tirar as dúvidas que possam surgir.

Esperamos a sua assinatura!

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK