Cifra Club

Rock anos 90: aprenda a tocar 5 sucessos internacionais

Ah, os anos 90! De tempos em tempos, essa década tão simpática e intensa entra no radar da cultura pop. O negócio é tão enraizado, mas tão enraizado, que até quem nasceu no ano 2000 sente falta dos tempos das camisas xadrez, dos cabelos desgrenhados e da série Barrados no Baile.

Uma coisa, porém, é unanime: o rock feito naquela época é memorável.

Com o disco Nevermind, o Nirvana mudou a história do rock dos anos 90

Segundo álbum de estúdio do Nirvana, Nervemind é um ícone do rock dos anos 90 (Imagem/Internet)

Por essas e outras, no post de hoje, te aplicarei 5 sucessos internacionais que sacudiram a música jovem daqueles tempos. Quando acabar de ler este texto, você estará com algumas músicas maravilhosas na ponta dos dedos. Ficou curioso sobre esse assunto? Então, continue por aqui! Indicarei videoaulas dos hits:

  • Losing My Religion
  • Nothing Else Matters
  • Black
  • Wonderwall
  • Come As You Are

Rock anos 90 – hits internacionais

Foi bem difícil selecionar 5 grandes hits que agitaram o rock na década de 90, viu? A safra foi realmente muito boa e todas as vertentes contribuíram bastante para manter o nível de qualidade lá em cima.

Agora é com você: prepare aí o seu violão, suas palhetas, aqueça a sua voz e manda bala 🙂

5. Losing My Religion

Ok, pode confessar: mesmo tendo nascido depois de 1991, cê é capaz de garantir que se lembra bem da época em que a banda R.E.M. era um ícone do rock alternativo. Ah, eu também sei que o clipe de Losing My Religion foi um dos que você mais viu na MTV, não é verdade? Ainda bem que a boa música resiste ao teste do tempo! E é por isso, que o hit a seguir não pode dicar de fora de seu repertório.

4. Nothing Else Matters

No começo dos anos 90, o Top 3 das melhores bandas era escalado por Guns, Nirvana e Metallica. Em 1991, o quarteto liderado por James Hetfield lançou o The Black Album e dividiu a turma da camisa preta. Muita gente estranhou, mas muita gente curtiu e Nothing Else Matters é a canção que mais simboliza essa ruptura. De lá pra cá, os gigantes do metal se tornaram cada vez mais receptivos aos experimento de novas sonoridades.

3. Black

Outro lançamento fundamental do rock da década de 1990 é o disco Ten, do Pearl Jam, lançado em 1991. Para você ter uma ideia, o álbum não teve dificuldades em dividir os holofotes com trabalhos de bandas como Red Hot, Guns, Nirvana, etc e tal. Entre outras pérolas, a obra deu ao mundo a faixa Black – uma canção sobre o rompimento de um relacionamento amoroso – que na real é quase uma sofrência cantada em inglês.

2. Wonderwall

Durante muito tempo, o Oasis foi a banda que todo mundo adorava odiar. Parte disso é culpa dos irmãos Gallagher, dois caras polêmicos, brigões, arrogantes, mas muito [e vai faltar muito] talentosos. Mas se você quer saber a real, esses “imitadores/herdeiros” dos Beatles atraíram a atenção do público e da crítica com seu segundo álbum, o genial (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995. E o qual foi a música responsável por isso tudo? Dê o play e aprenda a fazer esse som 😉

1. Come As You Are

No comecinho da década, o Nirvana resgatou o espírito do punk e mudou os rumos da cultura pop. O rolê era simples: canções fáceis de tocar e letras que dialogavam com os problemas daquela juventude tão sem esperanças. O resultado foi uma cena musical conduzida por um discurso niilista, distópico e ciente de que os seus sonhos seriam esmagados pelos males do mundo.

Curte fazer um som? Então, se liga nos links que tenho pra você:

Depois que tirar de letra essa chuva de música, que tal passar nos comentário e contar como é que tem sido sua experiência com as videoaulas? Tenho certeza de que você tem muita coisa pra contar 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK