Cifra Club

Rock gospel internacional: conheça diferentes vertentes para o louvor

O rock gospel internacional teve início tal qual aqui no Brasil: um caminho para quem gosta do estilo e prefere manter suas crenças. Nos anos 50, o rock cristão não era bem visto entre os fiéis, mesmo tendo suas raízes no country e no gospel. Apesar de possuir letras voltadas para Jesus, alguns cristãos mais fundamentalistas não queriam seus filhos expostos a vocais indisciplinados e guitarras estridentes. 

Nárina,o lado metal do rock gospel internacional
O heavy metal na música cristã e muito bem representado pelos suevos da Narnia (Mats Vassfjord/Agência Jono)

Na época, Elvis Presley já estava presente no mainstream, e, como cristão, lançou alguns álbuns gospel e faturou diversas premiações. A partir de então, o gênero se expandiu! Com a chegada dos anos 90, o estilo conquistou Reino Unido e Europa. De música rejeitada à ferramenta de recrutamento de jovens às congregações, o rock modernizou os hinos e tornou-os mais acessíveis, aumentando seus fãs.

Isso contribuiu para que o rock gospel se desenvolvesse nos anos seguintes, subdividindo-se em vertentes como metal, folk, pop rock e hard rock cristão. Listamos sete bandas que exemplificam as diferentes vertentes para você conhecer, ouvir e incluir na sua playlist. 

Som pesado e fé: a mistura do hard rock cristão

O hard rock é composto pela clássica formação do rock de garagem e a psicodelia vinda dos anos 60, sendo sonoramente mais pesada do que o estilo tradicional, devido aos seus arranjos e solos. E, com o hard rock cristão, não foi diferente.

Ao mesmo tempo em que Deep Purple e The Who despontavam como bandas inovadoras do gênero no cenário secular da música, a banda Resurrection Band aparecia. Grande representante do gênero cristão, acompanhou nomes como Joshua e Stryper no cenário e marcou décadas, com compilações e clipes produzidos pela MTV.

1 – Petra

A banda Petra foi formada em 1972 e tem como significado “rocha”, fazendo alusão ao significado da palavra e também à crença na Bíblia. O grupo ganhou diversos prêmios e vendeu milhões de discos, sempre misturando rock cristão com hard rock, heavy metal e música cristã contemporânea.

O álbum More Power to Ya conquistou o quarto lugar no Top Contemporary Christian e ganhou, em 2012, edição comemorativa de 30 anos. Além disso, o quinto disco de estúdio da banda também ingressou na lista dos “500 melhores álbuns de todos os tempos da Música Cristã Contemporânea”. 

2 – P.O.D

Payable On Death, ou Pagável na Morte, é uma banda cristã americana que mistura hard rock e metal alternativo, abordando o Evangelho em seus CDs. Sucesso no mainstream, sobretudo entre os anos de 1999 a 2002, o grupo espalhou mensagens positivas após o fatídico 11 de setembro. 

Em 2011, o clipe do single Alive foi um dos vídeos mais vistos da MTV e se tornou hit de rádio. Dessa forma, o sucesso rendeu uma nomeação à categoria de Melhor Performance de Hard Rock no Grammy do ano seguinte.

White metal: o lado pesado do rock cristão

O white metal é um gênero que abrange os demais da hierarquia do som pesado, desde que invistam em letras cristãs. Surgido nos anos 70, tem como nomes expressivos bandas do calibre de Whitecross, Bride e Barren Cross.

3 – Bride

Popular no heavy metal cristão, ou white metal, a Bride já esteve no Brasil e tocou em festivais como o SOS da Vida. Ao longo de uma extensa carreira, a banda lançou cerca de 25 álbuns e conquistou diversos prêmios, incluindo quatro Dove Award – maior premiação do gospel americano.

Outra curiosidade: no início, a banda se chamava Matrix. A notoridade, no entanto, só foi conquistada após a mudança do nome, ainda nos anos 80. Naquela época, trouxe referências clássicas da sonoridade de bandas como Judas Priest e Iron Maiden . A canção Heroes se tornou um clássico do álbum Live to Die.

4 – Barren Cross

Pioneira do metal cristão, Barren Cross se tornou famosa ao lado de outras como Sacred Warrior. Musicalmente, a banda é comparada ao Iron Maiden, devido à similaridade da voz de seu vocalista com Bruce Dickinson. Além disso, é notada pela sua posição contra problemas sociais, como suicídio, abordo e preconceito.

Rock gospel internacional para além do eixo americano

Para além das Américas, o rock gospel internacional se estendeu pela Europa. Nesse sentido, o estilo chegou a países como Finlândia, Suécia e Austrália, levando letras de esperança, conforto e fé.

5 – HB

Com som inovador, a banda finlandesa surgiu em 2002 com sonoridade metal sinfônica e letras profundas, aproximando-se da musicalidade do Nightwish, por exemplo. Para conseguirem estender a sua mensagem aos fãs, duas músicas totalmente em inglês foram lançadas no Myspace, gerando expectativa nos fãs. 

A partir desse movimento, a HB experimentou lançar discos também em inglês. Assim como vários outros coelgas de geração, a banda conquistou lugar cativo no coração dos metaleiros cristãos espalhados mundo afora.

6 – Narnia

Originária do sul da Suécia, a Narnia faz um heavy metal de responsa. E sim, o nome é em homenagem ao conto das Crônicas de Nárnia, escrito por CS. Lewis. Entre indas e vindas, a banda lançou nove álbuns e duas coletâneas, sendo que uma delas foi produzida no Brasil, em 2018. 

O oitavo álbum da banda, From Darkness to Light, foi remasterizado por profissionais que trabalharam junto a grandes nomes como o Sepultura. 

7 – HillSong United

Com mais de 100 milhões de discos vendidos no mundo, a HillSong United é uma banda australiana que mistura rock, pop e baladas. Em suma, estamos falando de um dos nomes mais famosos do cenário.

Após uma bem sucedida turnê mundial, o lançamento da canção Oceans (Where Feet May Fail) rendeu ao grupo cinco Dove Awards em 2014. Ainda no mesmo ano, venceram como Top Christian Artist no Billboard Music Awards e foram indicados no American Music Awards 2015. 

Qual das vertentes do rock gospel internacional você já conhecia?

O rock gospel internacional possui um leque de sonoridades, com diferentes possibilidades de instrumentos e execução. Entender qual se aproxima do gosto pessoal é ideal para facilitar na assimilação do estilo. Dessa forma, fica mais viável a formação de novas bandas.

Você pode solucionar suas dúvidas, compartilhar com seus amigos e aprender juntos. Bora começar?

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK