Cifra Club

Aprenda 15 sambas fáceis de tocar no violão

Descubra quais são os sambas mais simples para violonistas iniciantes e comece a tocar hoje!

A busca por sambas fáceis de tocar no violão pode parecer desafiadora, especialmente devido aos acordes dissonantes e complexidades rítmicas típicas do gênero.

No entanto, com a seleção certa, os iniciantes também podem desfrutar de tocar esse ritmo brasileiro no violão.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de sambas com poucos acordes e batidas simplificadas, perfeitos para quem está começando. Vamos lá?

Clássicos do samba fáceis de tocar no violão para começar agora

Se você deseja aprender a tocar samba no violão, o caminho é começar pelas músicas mais simples. Assim, nesse texto, você vai conferir alguns dos seguintes sambas fáceis de tocar:

  • A Semente
  • Saudosa Maloca
  • Canta Canta, Minha Gente
  • Casa de Bamba
  • Não Deixe O Samba Morrer
  • e muito mais.

Essas músicas são ótimas para iniciantes, pois apresentam uma quantidade reduzida de acordes para os padrões do estilo e uma batida que você poderá dominar facilmente. Bora começar!

A Semente — Bezerra da Silva

Uma das cifras de samba mais fáceis que existem, A Semente, do grande Bezerra da Silva, tem 3 acordes: A7, Dm e Gm – este último é o único com pestana).

Para fazer o ritmo de samba no violão, deixe o polegar tocando nos baixos dos acordes, enquanto indicador, médio e anelar tocam as cordas primas simultaneamente.

Nesse sentido, as setas para baixo indicam o movimento do polegar, e as para cima indicam o movimento dos outros dedos: ↓ ↑↑ ↓  ↑  ↓  ↑  ↓  ↑.

Faixa Amarela — Zeca Pagodinho

Apesar de ser um samba rápido, Faixa Amarela, do Zeca Pagodinho, possui 5 acordes. São eles: A7, B7, D, Em e Em7, sendo que nenhum tem pestana.

Por isso, comece treinando em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo. E não se esqueça de seguir a cifra para saber quantas vezes fazer a batida por acorde.

O Mar Serenou — Clara Nunes

Com apenas 4 acordes e nenhum deles sendo pestana, O Mar Serenou se destaca pela sua simplicidade. Para dominá-lo, sugerimos que você estude suas duas progressões de acordes separadamente antes de tentar tocar a música completa.

Saudosa Maloca — Adoniran Barbosa

Clássico de Adoniran Barbosa, Saudosa Maloca se destaca com 9 acordes, tendo o F como única pestana.

Apesar de não serem poucos shapes, eles são fáceis no geral. Os que valem uma atenção especial são Em7(5-) e B7. Recomendamos também praticar em um andamento mais lento até você se familiarizar com a música.

Nosso Grito — Fundo de Quintal

Uma música que não pode faltar na nossa lista de sambas fáceis de tocar, Nosso Grito, do Fundo de Quintal, tem 5 acordes e todos sem pestana.

Para tocá-la, foque primeiro nos acordes da introdução, pois o verso e o refrão usam a mesma progressão de dois acordes.

Dança da Solidão — Paulinho da Viola

Sucesso de Paulinho da Viola, Dança da Solidão possui 6 acordes, sendo que nenhum deles é montado com pestana.

A princípio, foque mais na sequência Dm – Bm7(5-) – E7. Depois que essa progressão estiver legal, treine a música inteira.

Casa de Bamba — Jair Rodrigues

Na versão interpretada por Jair Rodrigues, Casa de Bamba é uma escolha ideal para iniciantes no violão. Com apenas 4 acordes e nenhuma pestana, este clássico do gênero samba se destaca pela sua simplicidade.

Para dominá-lo, recomendamos começar com um andamento mais lento e gradualmente progredir para tocar no ritmo original.

Esperanças Perdidas — Os Originais do Samba

Originais do Samba, é essencial para quem busca sambas fáceis de tocar no violão. Com somente 2 pestanas (F e Gm) entre os seus 7 acordes, para tocar Esperanças Perdidas é preciso focar primeiro nas transições que incluem essas pestanas.

Assim que confortável, avance para os demais acordes e complete a música.

Alguém Me Avisou — Dona Ivone Lara

Um clássico de Dona Ivone Lara, Alguém Me Avisou apresenta 7 acordes acessíveis, com exceção do Bm em pestana, que pode ser mais desafiador para iniciantes. Este acorde é pouco usado, o que facilita o aprendizado.

Priorize praticar as transições de C para Bm, de Bm para Am, e de Bm para E7. Se necessário, diminua o ritmo até se sentir confortável com a música.

Canta Canta, Minha Gente — Martinho da Vila

Esse sucesso de Martinho da Vila é ótimo para aprender como tocar samba no violão. Canta Canta, Minha Gente tem 6 acordes, sendo que dois deles são feitos com pestana Bm7 e F#7.

Comece treinando apenas esses shapes em um ritmo de samba lento. Após dominá-los, avance para a música completa.

Charlie Brown — Benito Di Paula

Sucesso de Benito Di Paula, Charlie Brown tem 10 acordes, mas não se deixe intimidar: 8 deles são básicos. Recomendamos focar nas pestanas F (na introdução) e F#m (no refrão) inicialmente.

A progressão de acordes do verso é bem tranquila, o que torna o aprendizado bastante acessível.

Conselho — Almir Guineto

Conselho, de Almir Guineto, apresenta um desafio interessante com 2 pestanas: F#m e Gm.

A técnica é simples: deslize a mão para mudar entre os acordes. Pratique primeiro D – F#m – Am lentamente, depois Gm – F#m – B7, e por fim, a música inteira.

Clareou — Diogo Nogueira

Para aprender Clareou, de Diogo Nogueira, divida a música em partes: inicie com G7M – Dm7 – C7M(9), e quando se sentir confortável, avance para G – Dm7 – C7M(9).

Por último, foque nas transições de Dm7 para F7M e de F7M para C7M(9), ajustando o andamento conforme necessário.

Suíte do Pescador — Dorival Caymmi

Dorival Caymmi tem que estar na nossa lista de sambas fáceis de tocar! Suíte do Pescador requer apenas 5 acordes, com Bb e Gm como pestanas.

Inicie seu estudo pelas progressões Dm – Gm – Dm e C – Bb – A7, aperfeiçoando cada acorde. Após dominar essas sequências, avance para a prática completa da música.

Não Deixe O Samba Morrer — Sambô

A versão de Não Deixe o Samba Morrer, do grupo Sambô, traz 6 acordes, incluindo pestanas Bm e F#7.

Concentre-se inicialmente na sequência Bm – Em – F#7 – Bm e, em seguida, na progressão B7 – Em – A7 – D. A música é tranquila; reduza o ritmo se necessário para uma melhor assimilação.

Domine o samba no violão com o Cifra Club Academy

E então, curtiu essas dicas de sambas fáceis de tocar no violão? É hora de dar o próximo passo e evoluir sua técnica com o Cifra Club Academy.

O curso de Samba no Violão já está disponível em nossa plataforma! Prepare-se para conhecer mais sobre a história do estilo musical, além de aprender técnicas e levadas e ampliar o seu repertório dominando alguns dos clássicos do gênero. 

Quer saber mais sobre o curso e entender como podemos te ajudar a evoluir no samba? Confira a ementa completa!

curso de samba no violão
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK