Cifra Club

Aprenda os 5 melhores sambas para tocar no violão

Dos clássicos aos contemporâneos, confira as cifras dos melhores sambas para violão!

O samba é um dos ritmos brasileiros mais difundidos no Brasil e no exterior, sendo respeitado e aclamado no mundo inteiro. Por isso, selecionamos os 5 melhores sambas para tocar no violão!

Desde os seus tradicionais batuques até a fusão com ritmos contemporâneos, o samba evoluiu, mas sempre manteve suas características que tornam o gênero tão único. Então, pegue seu violão e embarque nessa jornada conosco!

Quais são os melhores sambas para tocar no violão?

Além da variedade rítmica que o gênero oferece, um aspecto bem característico do samba é a riqueza da harmonia, o que significa variedade e complexidade de acordes.

Assim, especialmente em cifras de sambas mais antigos, o nível de desafio tende a ser mais elevado.

Contudo, não se preocupe porque fizemos uma lista com 24 sambas para tocar, dos mais simples aos mais complexos, para você treinar e avançar nos estudos de acordo com o seu nível.

E, para começar, destacamos os cinco melhores sambas dentro dessa lista para tocar no violão. Vamos?

A Semente – Bezerra da Silva

A Semente é uma excelente escolha para começar a praticar ritmos de samba no violão. Por possuir apenas três acordes, esse samba proporciona um maior espaço para focar na levada da mão direita (ou esquerda para violonistas canhotos).

Os acordes são Gm, A7 e Dm. Uma dica útil é praticar a levada de forma lenta buscando uma mudança limpa entre os acordes.

Conselho – Almir Guineto

Este samba é uma excelente escolha para praticar sequências de acordes comuns no samba, como a famosa cadência ii – V – I, tornando-o adequado para iniciantes no gênero.

A dica para tocar Conselho é prestar atenção à relação sonora entre as mudanças de cada acorde.

Assim, você poderá memorizar a sonoridade que esse tipo de progressão de acordes proporciona, e será capaz de reconhecer relações semelhantes em outros sambas.

Charlie Brown – Benito Di Paula

Este samba é uma ótima opção para praticar as pestanas e acordes com sétima. Embora seja necessário conhecer 10 acordes diferentes, note que são formações simples e que necessitam apenas de pequenas alterações nos desenhos dos acordes.

Para tocar Charlie Brown, você precisará conhecer e praticar os seguintes acordes: A, A7, E, Em, E7, G, D, F, F#m e C#7.

Uma dica útil é praticar a formação dos acordes semelhantes, como A e A7, E, Em e E7 e, depois, os acordes com pestana. Em seguida, toque a progressão lentamente para praticar a transição entre esses acordes, mantendo um ritmo constante.

Recado à minha amada – Katinguelê

Uma música animada e cativante, Recado à minha amada é perfeita para praticar o ritmo de samba com diferentes posições de acordes no violão.

Apesar de ter uma variedade de acordes invertidos e com extensões, com um pouco de prática, você conseguirá dominar essa música.

Uma dica é começar devagar, concentrando-se na precisão dos acordes, e depois aumentar gradualmente a velocidade.

Ex-Amor – Martinho da Vila

Ex-Amor é um samba em tom menor com uma diversidade de acordes incríveis, explorando extensões e inversões, além de clichês harmônicos característicos do samba. É uma ótima canção para ter no repertório.

Uma dica útil para estudar este samba, além de todos os outros apresentados, é prestar atenção à dinâmica da música, alternando entre partes mais suaves e mais intensas para transmitir a emoção que a composição exige.

Como é o ritmo de samba?

Quando se trata de tocar samba no violão, utilizamos os dedos ao invés da palheta; o ritmo é tocado de forma dedilhada, alternando entre notas graves e agudas.

Em grande parte das variações de samba, uma técnica comum envolve usar o dedo polegar (p) para tocar os baixos nas cordas graves, e os dedos indicador (i), médio (m) e anelar (a) para tocar simultaneamente as cordas mais agudas, executando o corpo dos acordes.

No vídeo abaixo, o instrutor Gustavo Vaz ensina três levadas básicas de samba, que você pode usar em qualquer música desta lista. Aprenda a seguir o maxixe, o teleco teco e o partido-alto:

Para praticar, você irá precisar de constância e paciência, mas não se preocupe: mantenha o foco e não desista no caminho, pois certamente vai valer a pena!

Domine o samba no violão com o Cifra Club Academy

E então, curtiu essas dicas de sambas para tocar no violão? É hora de dar o próximo passo e evoluir sua técnica com o Cifra Club Academy.

O curso de Samba no Violão já está disponível em nossa plataforma! Prepare-se para conhecer mais sobre a história do estilo musical, além de aprender técnicas e levadas e ampliar o seu repertório dominando alguns dos clássicos do gênero.

Quer saber mais sobre o curso e entender como podemos te ajudar a evoluir no samba? Confira a ementa completa!

curso de samba no violão
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK