Cifra Club

Sambistas da atualidade: quem são as caras da nova geração

Chegou a hora de falar dos sambistas da atualidade. Mesmo não sendo o ritmo mais tocado nos fones e rádios do Brasil atualmente, o gênero, ainda assim, continua lançando grandes artistas no mercado fonográfico. 

Aline Calixto está entre as melhores sambistas da atualidade
Aline Calixto é uma das principais artistas do samba feito na atualidade (Foto/Divulgação)

Atualmente, muita gente nova vem surgindo no mundo do samba. Aqui nós vamos falar um pouco sobre quem é a galera que não deixa o samba morrer.

Como é o samba da nova geração?

Primeiramente, não dá para negar que os sambistas da atualidade são influenciados por sambistas antigos. Nesse sentido, artistas como Zeca Pagodinho, Péricles e o Grupo Fundo de Quintal são essenciais para a nova geração. Mesmo passando por mudanças, o gênero ainda preserva algumas características e são frequentemente resgatadas obras de cantores e grupos que fizeram sucesso.

O carioca Mumuzinho é um dos mais talentosos sambistas da atualidade
Mumuzinho mostra um pouco da malandragem carioca no samba feito na atualidade (Foto/Divulgação)

Os sambistas da atualidade propõem uma mistura de diversas influências musicais, como o black e até o pop, mas, da mesma forma, tenta preservar a história e respeitar a raiz do samba. Mesclando novos ritmos e mantendo a originalidade, as letras atuais retratam a realidade, o dia-a-dia nas favelas e nos subúrbios, celebram a amizade, o amor e democratizam o samba atual.

7 melhores sambistas da atualidade

Vamos conhecer um pouco sobre quem está entre os melhores sambistas da atualidade? Listamos aqui alguns dos principais nomes da nova geração de cantores e cantoras de samba.

Diogo Nogueira

Diogo Nogueira é um dos sambistas mais populares atualmente. Antes de ser cantor, compositor e apresentador, tentou ser jogador de futebol. Porém, uma lesão no joelho fez com que abandonasse os gramados e partisse para a música.

Filho de João Nogueira, mestre do samba carioca, Diogo já gravou sucessos do pai. Em contrapartida, lançou também diversas músicas autorais. Com o instrumentista Hamilton de Holanda apresentou o álbum Bossa Negra, cuja proposta foi fundir choro, samba e jazz. 

Seu trabalho mais recente, Samba de Verão, foi lançado este ano, reunindo nomes consagrados do samba e abrindo a porta para sambistas da atualidade.

Aline Calixto – charme mineiro entre os sambistas da atualidade

Carioca radicada em Belo Horizonte, Aline Calixto começou a carreira cantando em bares e participando de coletâneas interpretando clássicos do samba. Lançou seu primeiro álbum em 2009, considerado Disco do Ano, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Arte. Dois anos depois, estreou seu segundo álbum na carreira, que conta com participações de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e do rapper Emicida.

Em 2020, celebrou sua carreira lançando o DVD 10 anos Aline Calixto – Ao Vivo em BH. Gravado em 2018, o disco tem participações de nomes da música mineira, como Maurício Tizumba, e foi o último registro em vida de Beth Carvalho.

Teresa Cristina – doses de velha guarda entre os sambistas da atualidade

Sucesso com suas lives nas redes sociais durante a pandemia, Teresa Cristina se destacou recebendo diversos artistas. Construiu sua carreira cantando em bares da Lapa, bairro carioca caracterizado pela boemia. Teresa é reconhecida por interpretar clássicos de Paulinho da Viola, Candeia, Cartola e Noel Rosa.

Ao lado de cantores como Pedro Miranda e do grupo Casuarina, representa uma geração de sambistas da atualidade que resgataram sambas que já não tocavam nas rádios. Também, fizeram parte da revitalização da Lapa, que deu novos ares e reconfigurou o bairro.

Mumuzinho – polivalência entre os sambistas da atualidade

Ator e cantor, Mumuzinho fez parte da banda do cantor Dudu Nobre no começo da sua carreira. Como ator, participou de filmes como Tropa de Elite, Cidade de Deus e Cidade dos Homens. Seu primeiro álbum, Transpirando amor, de 2011, conta com a faixa Curto Circuito, que logo virou um grande sucesso.

Já cantou com Alexandre Pires, Belo e outros nomes do pagode dos anos 90. Em 2020 lançou o EP Mantra, que tem seis faixas inéditas. No final do ano passado, lançou o single Playlist.

Ferrugem

Ferrugem é cantor e compositor. Lançou o seu primeiro single, Climatizar, em 2014, e no ano seguinte apresentou seu primeiro álbum, de mesmo nome. É um dos cantores brasileiros mais ouvidos atualmente, com mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify. 

No ano passado lançou o álbum Abre Alas. Entre seus maiores sucessos estão Sinto sua Falta, Pirata e Tesouro e Pra Você Acreditar. Em 2019, uniu o pagode ao sertanejo no hit Atrasadinha, do cantor Felipe Araújo. Se você toca violão, pode aprender essa música com a nossa videoaula.

João Martins – DNA carioca nos sambistas da atualidade

João é um dos maiores nomes da nova geração do samba carioca. Seu pai é cavaquinista e tocou com Beth Carvalho, Martinho da Vila e Dona Ivone Lara. Por isso, influenciado pelo trabalho do pai, se interessou pelo samba. 

Suas músicas fazem sucesso nas rodas de samba e são destaque nacional, incluindo Lendas da Mata e Amor Calmo. Lançou três álbuns até agora. O mais recente, Suspiro, conta com participações de Diogo Nogueira, Sombrinha e Reinaldo, que faleceu pouco tempo depois da gravação. 

Renato da Rocinha

Cantor e compositor, Renato da Rocinha era locutor de rádio antes de tomar o caminho da música. Lançou seu primeiro álbum, Qualquer lugar, em 2010. Cinco anos depois lançou, de forma independente, seu segundo disco, Moleque bom (2015). 

Algumas de suas músicas retratam a realidade e o cotidiano dos moradores da maior favela do país, a Rocinha, onde nasceu e foi criado. Em 2019 lançou o DVD Renato da Rocinha 10 anos. A canção Castelo De Um Quarto Só, por exemplo, tem mais de 22 milhões de visualizações no YouTube.

Listamos aqui alguns dos nomes que estão se destacando atualmente no mundo do samba. Como já dissemos, o samba tem muitas outras caras novas, como Grupo Clareou, Mariene de Castro, Tiee e Galocantô. Além deles, temos nomes já consolidados, como Revelação, Thiaguinho e Xande de Pilares. Portanto, vale a pena continuar pesquisando mais sambistas da atualidade e se aprofundar ainda mais nesse universo.

Se você curtiu essa lista, o que acha de espalhar a palavra dos sambistas da atualidade por aí? É só você compartilhar o link deste post com a galera, sempre marcando quem tá a fim de sambar.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK