Especial Ana Vilela: significado da música Trem-Bala

Por Marina Costa

O significado da música Trem-Bala, hit de Ana Vilela, é um conjunto de emoções. Essa canção tão bela traz alento, bem como promove reflexões sobre a vida. 

O significado da música Trem-Bala, de Ana Vilela, é uma incógnita
Com seu inseparável violão, Ana Vilela vem conquistando espaço na nova cena da música brasileira (Foto/Divulgação)

Sem dúvida, é uma das músicas brasileiras mais cheias de significado e singeleza. Através dela, todos nós podemos tirar boas lições, bem como refletir sobre o que realmente é importante.

Nesse sentido, a letra fala sobre a fragilidade da vida, e a necessidade de valorizarmos a família e os amigos, pois a vida é curta. Aliás, este tempo de crise sanitária que estamos vivendo  prova isso. 

E se a vida é como um trem-bala, o melhor é aproveitarmos essa viagem da melhor forma. Que tal, então, refletirmos um pouquinho sobre essa música tão fantástica? 

Continue nesse bonde, e saiba o significado da música Trem-Bala e algumas curiosidades sobre este hit viral.

Quem compôs o hit Trem-Bala?

A compositora da música Trem-Bala é a paranaense Ana Carolina Vilela da Costa, conhecida como Ana Vilela. Ela começou sua jornada musical aos doze anos, quando começou a aprender tocar violão e cantar. Também participou de projetos sociais envolvendo a música, incluindo uma atuação como professora de percussão, em Londrina.

Ana alcançou visibilidade aos 18 anos, com a música Trem-Bala. Depois que foi publicado no YouTube, o vídeo viralizou e tornou-se uma das canções mais tocadas e importantes dessa década. 

O boom da canção foi em outubro de 2016, e em novembro ocorreu o acidente da Chapecoense. Inclusive, essa música foi muito importante para aquele momento tão triste. O ex-goleiro do time, Jakson Follmann, afirmou que recebeu essa música no hospital, enquanto estava se recuperando da tragédia.

Seu clipe no YouTube tem cerca de 196 milhões de visualizações. Além disso, conta com 11 versões diferentes e covers de grandes nomes da música brasileira e celebridades. Alguns deles, como Gisele Bundchen, Luan Santana e  Padre Fábio de Melo. Aliás, Ana fez uma icônica parceria com o cantor Luan Santana:

Mas até hoje, o significado da música Trem-Bala faz a diferença. Afinal, trata-se de uma canção que traz alento e calmaria para todas as pessoas. Por isso, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre essa história.

Significado da música Trem-Bala

O significado da música Trem-Bala é importante para todos nós. A letra une todas as diferenças, afinal, quando o assunto é brevidade da vida, ninguém pode escapar.  Nesse sentido, é muito mais um alerta para “aproveitar a vida enquanto é tempo”, do que uma reflexão sobre como ela é boa.

Aliás, a própria autora, em seu twitter, no final do ano passado, afirmou em um momento de desabafo: “Gente, ‘Trem bala’ diz que a vida era rápida, não boa. Vocês entenderam errado”. A cantora afirmou ainda desistir do mundo, pois é um lugar horrível:

Mas tudo bem, foi um momento de desabafo. Afinal, 2020 não foi um ano fácil pra ninguém.  O fato é que, podemos tirar várias lições importantes deste incrível hit, e tentar deixar nosso próprio mundo “menos terrível”.  Vamos lá?

O primeiro trecho nos leva a refletir sobre a verdadeira amizade, e sobre quem é importante ter em nossas vidas:

Este outro trecho nos mostra que a caminhada é mais valiosa que a chegada, ou seja, as dificuldades durante o percurso contribuem para sermos melhores e mais fortes:

Nesta última parte, a autora revela todo o significado da música Trem-Bala. Ela destaca que não devemos passar a vida perseguindo bens materiais, esquecendo que um sorriso, um filho no colo, ou um abraço nos pais, valem muito mais que dinheiro:

Como tocar a música Trem-Bala

Trem-Bala é uma música leve, poética e tem uma estrutura bem simples de tocar. São apenas 4 acordes, em tom de B, e com capotraste na 2º casa que monta o acorde na forma de A.

A introdução tem a sequência: A9, D9, A9 e E. No decorrer da música, utiliza-se estes mesmos acordes, ou seja, você pode aprender a tocar agora mesmo. O importante é se atentar aos detalhes do dedilhado na introdução, bem como ao ritmo da canção, e praticar bastante.

Caso prefira, tem a possibilidade de aprender a tocar com a cifra simplificada, sem os detalhes do dedilhado e introdução. 

Portanto, não há desculpas, escolha sua melhor cifra, e pegue seu violão para aprender a tocar esta célebre música. Só não vale desistir. Quem sabe até sai um cover seu, hein? Veja esta videoaula completa para ficar bem afiado na música:

Cifra Club Academy – aprenda a tocar de verdade

Como bem diz o significado da música Trem-Bala, a vida é curta demais… para você não aprender a tocar violão! E com o lançamento do Cifra Club Academy, você pode estudar vários instrumentos, dominar técnicas, e aumentar suas habilidades aí, no conforto de sua casa.

E o mais incrível: começando do zero. Isso mesmo! Não é necessário ter conhecimento prévio, ou seja, nós te ensinaremos tudo do início, dos conceitos básicos aos avançados:

  • Cifras
  • Tablaturas
  • Tons, semitons e acordes
  • Pestana
  • Ritmos

E muito mais! E por falar em “mais”, até o dia 30 de abril de 2021, você tem um superdesconto de 40% para fazer a sua assinatura do Cifra Club Academy! Não perca mais tempo, e vem com a gente!

Se você gostou de saber mais sobre o significado da música Trem-bala, veja também: 

Cola na gente, que é sucesso!