SIM: Vem aí a Semana Internacional da Música!

Por Damy Coelho

A SIM acontece entre os dias 6 e 10 de dezembro (Divulgação)

Um dos eventos mais importantes do mercado musical chega à sua quinta edição neste mês! A SIM (Semana Internacional da Música) reúne profissionais do ramo e artistas para debaterem sobre os novos rumos da música brasileira e de sua comercialização. Além disso, a SIM ainda vai contar com a primeira edição de seu Prêmio, que consagra artistas e produções que fizeram a diferença no mercado musical brasileiro.

O evento vai rolar entre os dias 6 e 10 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo e mais de 15 casas de shows da capital paulista. E o melhor: você pode garantir a sua credencial com 30% de desconto usando o código SIM2017-CIFRACLUB na hora da compra! Saiba mais. 

A pauta desta edição é a inovação tecnológica a serviço da música, como novos apps, streamings e o Blockchain, uma das grandes novidades. O movimento dos carnavais de rua pelas capitais brasileiras também é assunto das conferências. Para completar, representantes de cases de sucesso no mercado da música, como o Rock In Rio e o Music Tech Festival, serão presenças confirmadas.

Confira aqui a programação completa das conferências, que ainda conta com debates específicos para vários profissionais. Um exemplo é: Produtor Não É Canivete Suíço! Para Cada Função, Um Profissional Especializado, com representantes de importantes produtoras nacionais, como a Inker e a Let’s Gig.

Mas se engana quem pensa que o papo-cabeça é o único foco da SIM. Como não podia faltar em um evento dedicado à música, o público também vai contar com shows que prometem agitar a programação noturna deste ano! Nesta edição, serão mais de 130 shows programados por mais 20 espaços da cidade.

O mais legal é que as noites são organizadas pelo próprio mercado da música. São propostas de produtoras, agências, marcas, festivais, músicos ou comissões vindas de todas as regiões do Brasil e de três continentes.

Para quem curte uma onda mais tranquila, também vão rolar shows na programação diurna, em formato de cases. E o melhor: são todos gratuitos! Entre os destaques das atrações, está Tiê e Tim Bernardes (d’O Terno) – que também concorrem ao Prêmio Sim (saiba mais aqui)

ENGAJAMENTO

Para deixar tudo ainda melhor, os showcases diurnos são super democráticos: a cada edição, a SIM São Paulo recebe inscrições de bandas e artistas de todo o país para comporem o line up. Nesta edição, a SIM recebeu mais de 1215 inscrições (!), entre artistas nacionais e internacionais. Linn da Quebrada, Tim Bernardes, Molho Negro,  Tiê, Veja Luz e Giovani Cidreira foram alguns dos escolhidos para agitarem o público.

Os 27 nomes que tocam nesta edição foram escolhidos pelo conselho consultivo da feira de música. E o fator democrático na música não fica por aqui: pelo segundo ano consecutivo, a SIM São Paulo colocou como um dos critérios a obrigatoriedade de ter, no mínimo, 50% de mulheres na programação.

MÚSICA NO TELÃO

A SIM também se destaca no audiovisual: a cada edição, um filme relacionado ao universo da música é exibido na mostra. Neste ano, o evento faz a estreia nacional de American Valhalla, que conta a história da produção do disco mais recente de Iggy Pop, Post Pop Depression, em parceria com Josh Homme, do Queens Of The Stone Age.

O outro filme escolhido para a SIM 2017 foi If I Think of Germany at Night, um documentário que retrata a cena eletrônica da Alemanha com cinco DJs locais.

Confira aqui a programação dos filmes e saiba como retirar seus ingressos.

PROGRAME-SE!

Se você é músico, jornalista, produtor ou tem interesse em saber mais sobre o mercado musical, não pode ficar de fora do SIM! Saiba mais:

SIM São Paulo 2017

Local: Centro Cultural São Paulo + 20 casas de shows
Data: 6 a 10 de dezembro
Programação: festa de abertura, showcases diurnos, programação noturna,
conferência, networking, business
PRO-BADGE (credencial): R$ 280,00 (segundo lote)
Credenciados têm acesso livre à programação completa da SIM
Mais informações: www.simsaopaulo.com