Cifra Club

8 principais técnicas de baixo

Neste artigo, você confere as principais técnicas de contrabaixo e aprende como tocá-las!

Apesar de ter uma função harmônica, o baixo também é tocado como instrumento melódico em algumas ocasiões. Isso faz os pretendentes a baixistas se perguntarem: o que estudar para tocar baixo? Por isso, fizemos essa lista com 8 técnicas de baixo essenciais para quem quer se aventurar nesse maravilhoso instrumento musical!

Execução do pizzicato, uma das técnicas de baixo
O baixo é um instrumento fundamental para as músicas (Foto: Reprodução/Pixabay)

Por se tratar de um instrumento de corda, muitas das técnicas de contrabaixo também se aplicam a outros instrumentos, como guitarra, violão e ukulele. Porém, no baixo, elas vão ter suas particularidades, devido à própria estrutura física e sonora do instrumento.

Por outro lado, técnicas de baixo, como o slap, são típicas dele. Portanto, o baixo é um instrumento riquíssimo, e aprender a tocá-lo é desafiador e prazeroso. Afinal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não serve só para marcar o acorde que está sendo tocado.

Então, bora lá aprender a tocar as principais técnicas de baixo?

Quais são as principais técnicas de baixo?

Como fazer para ser um bom baixista? Se essa dúvida permeia na sua cabeça, as técnicas de baixo que listamos aqui vão te fazer alcançar essa meta. Saca só as técnicas que você vai aprender:

  • Pizzicato
  • Palhetada
  • Palm muting
  • Hammer on
  • Pull off
  • Tapping
  • Slide
  • Slap

Tudo pronto para começar a aprender essas 8 técnicas de baixo?

1. Pizzicato

Com toda a certeza, essa é a primeira entre as técnicas de baixo que precisa ser estudada. O pizzicato consiste em alternar os dedos indicador e médio da mão direita (esquerda para os canhotos).

Assim sendo, basta tocar alternadamente esses dois dedos por toda a linha de baixo ou pelas partes dela que demandem ser tocadas desse jeito. Um bom exemplo de pizzicato é a música Billie Jean, do Michael Jackson.

Para quem nunca treinou essa técnica, recomendamos praticá-la em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo. Dessa forma, a musculatura da mão vai se acostumando com esse movimento dos dedos aos poucos. Assim, a sensação de cansaço que o pizzicato causa na mão dos iniciantes é atenuada.

2. Palhetada

Aqui, surge a eterna discussão: tocar baixo com os dedos (pizzicato) ou com palheta? Primeiramente, saiba que não existe certo nem errado. Há grandes baixistas que tocam/tocavam com os dedos e grandes baixistas “palheteiros”.

Assim sendo, é preciso levar em conta dois fatores para decidir qual das técnicas de contrabaixo usar. O primeiro deles é o timbre que se quer tirar do instrumento. Nesse sentido, a palheta deixa o baixo com um som mais metálico, mais agudo, enquanto os dedos proporcionam um timbre mais aveludado, grave.

Em segundo lugar, saiba qual das duas técnicas é mais indicada para tocar uma determinada música. Para isso, devemos considerar a praticidade ao tocar e a sonoridade mais indicada para a música.

Portanto, escolha uma linha de baixo, toque das duas formas e sinta a diferença entre elas. Seja como for, um bom baixista deve dominar essas duas técnicas.

Barbarism Begins At Home, dos Smiths, é uma das linhas de baixo mais funkeadas da história e era tocada com palheta pelo saudoso Andy Rourke. Confira:

3. Palm muting

O palm muting é uma das técnicas de baixo que só podem ser feitas quando se toca com palheta. Assim como na guitarra, o palm muting consiste em encostar a palma da mão esquerda (para os destros) em cima da ponte do baixo. Dessa forma, o som sai abafado.

4. Hammer on

O hammer on consiste em tocar duas ou três notas com apenas um toque da mão direita (no caso dos destros). Em outras palavras, você toca a primeira nota com ambas as mãos e a próxima nota apenas com a mão do braço do instrumento. Dessa forma, é preciso apertar essa nota com força. Daí o nome hammer on, que significa martelar.

5. Pull off

Podemos dizer que o pull off é o hammer on ao contrário. Ou seja, você vai tocar a nota mais aguda com a mão direita (esquerda para os canhotos), com a nota mais grave já pressionada também.

Se o intervalo for de meio tom, a nota aguda é pressionada com o dedo médio. Após tocar essa nota com a mão direita, o dedo médio dá uma puxadinha para baixo na corda, para que a nota grave soe. Essa nota mais grave já está sendo pressionada pelo indicador.

No entanto, se o intervalo for de um tom, use o dedo anelar no lugar do médio.

6. Tapping

O tapping ficou famoso na guitarra. No entanto, ele também é uma técnica que pode ser aplicada ao baixo. Assim como na guitarra, o tapping é uma das técnicas mais difíceis de tocar. Portanto, se você se pergunta como evoluir no contrabaixo, uma boa opção é estudar essa técnica.

Ela é feita com as duas mãos tocando sobre o braço do instrumento. Assim como no hammer on, as notas vão ser “marteladas” pelos dedos de ambas as mãos. Saiba mais assistindo à nossa videoaula:

7. Slide

O slide é uma das técnicas de contrabaixo mais utilizadas e consiste em deslizar o dedo de uma nota até a próxima.

Assim sendo, o slide pode ser feito tanto do grave para o agudo quanto vice-versa. Por exemplo, toque a casa 4 na segunda corda e deslize o dedo até a casa 6, sem tocar com a mão rítmica.

Da mesma forma, a casa 4 na segunda corda pode ser tocada e depois o dedo é deslizado para a casa 2.

8. Slap

Quer saber como evoluir no baixo? Comece a estudar slap, uma das técnicas de contrabaixo mais famosas e muito usada em estilos musicais dançantes, como funk estadunidense, soul e disco music.

Para fazer o slap, é preciso bater na terceira ou na quarta corda com a parte lateral do polegar da mão direita (se você for canhoto, da mão esquerda). Na sequência, o indicador ou o médio vai puxar a primeira ou a segunda corda para cima.

A batida do polegar é conhecida como thumb, e geralmente é feita junto com o bumbo da bateria. A puxada com os outros dedos é chamada de pluck.

Panic Station, do Muse, é um ótimo exemplo de slap. Isso porque todas as frases no baixo dessa música são tocadas com essa técnica.

Agora, você já sabe como tocar as principais técnicas de baixo! No entanto, sempre dá pra aprender mais. Por isso, você precisa conhecer o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

No curso de baixo, você terá excelentes aulas focadas na sua evolução musical. Além disso, como é tudo 100% online, você estuda quando e onde quiser.

E tem mais! Saca os benefícios que você vai ter ao se inscrever na plataforma:

  • Lives para tirar dúvidas;
  • Materiais de apoio;
  • Grupo exclusivo no Telegram;
  • Acesso a outros cursos da plataforma com a mesma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

E o mais legal é que tudo está disponível por um preço acessível! Então, não perca mais tempo e se torne fera no baixo!

Curso de contrabaixo do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK