Cifra Club

Teoria musical pra iniciantes: o que são harmonia, melodia e ritmo?

Fazer um som, compor uma música e até mesmo tocar em uma banda são algumas das muitas aspirações de um músico iniciante. Muitas das vezes, no entanto, quem está começando a tocar pode cometer o erro de ignorar a parte teórica da coisa. Confie em mim: se fosse só tirar o violão da capa e sair tocando por aí, não teria tanta graça assim.

Músico em home studio, tocando violão e com fones de ouvido

A teoria musical deixa o músico mais preparado para os desafios da profissão (Foto/Pexels)

Saber teoria musical é, no mínimo fundamental para que você realmente aprenda a tocar um instrumento. Nesta nossa conversa de hoje, o objetivo é te ajudar a enxergar os fundamentos teóricos com mais suavidade e clareza. Quando terminar a leitura, você terá uma referência que pode te ajudar a nortear um pouco os seus estudos.

Atenção: ninguém se tornará um maestro depois de conferir este post, hein.

De maneira clara e mais direta, este texto te deixa mais familiarizado com três fundamentos fundamentais para a construção de uma peça musical. Sim, meu amigo e minha amiga, estou falando de ritmo, harmonia e melodia!

Bora lá ficar por dentro desse assunto?

Qual é o conceito de ritmo?

O ritmo é um dos componentes mais primordiais da música. Ele pode ser descrito como a sucessão ordenada de sons e pausas dentro da linha do tempo. Ou seja, é o que define a duração das notas dentro de uma música, tanto nos acompanhamentos quanto nas melodias e nos “solinhos”. A pulsação, o compasso, as batidas e as divisões rítmicas são coisas que fazem parte do campo do ritmo.

Para que serve o ritmo da música

O ritmo é responsável — dentre outras coisas — por ajudar a determinar o gênero das músicas. O rock, o pop, o reggae, o country, cada um desses estilos tem uma batida rítmica constante que os caracteriza. 

O baixista Ross Valory e o baterista Steve Smith, durante um show da banda Journey

A ex-cozinha do Journey, Ross Valroy (baixo) e Steve Smith (bateria), uma das mais  entrosadas do rock (Foto/Divulgação)

Além disso, está associado ao andamento da canção, ou seja, à “velocidade de uma música”. O tempo de uma música é medido em BPM (batidas por minuto), sendo que músicas mais rápidas possuem um maior BPM, ao contrário das mais lentas, que possuem um menor BPM — o metrônomo é usado para medir e marcar o BPM de uma música.

Qual é a diferença entre Acorde e Nota Musical?

Basicamente são duas:

  1. Acorde: é a união de três ou mais notas musicais tocadas simultaneamente
  2. Nota musical: é um som único e afinado, formado por uma vibração de ar constante em uma frequência regular.

Cada nota corresponde a uma altura, que é medida a partir da frequência de vibração (hertz). Notas com alta frequência de vibração são agudas e notas com baixa frequência de vibração são graves.

O que é a harmonia na música?

Harmonia é o resultado sonoro da interação entre as notas musicais. Os acordes e as melodias juntos formam a harmonia de uma música.

Jovem sentado no banco de um home studio toca violão. Atrás dele, há um teclado

O violão é um ótimo instrumento para criar harmonias (Foto/Pexels)

Para soar de forma leve, a harmonia de uma canção costuma ser feita por uma sequência de notas musicais que combinam entre si. E para rolar essa afinidade, geralmente são usados acordes que fazem parte de um mesmo tom, ou seja, que são frutos de uma mesma escala musical

Qual é a função da harmonia?

A harmonia é o elemento que organiza as notas musicais em uma música. Por exemplo, quando alguma nota destoa parecendo estar “errada”, em geral, é porque ela está fora da harmonia esperada para aquele contexto, isso é, ela não está presente na escala padrão da tonalidade daquela música

A escolha dos acordes é fundamental para criar os sentimentos de uma música, como a alegria, a melancolia, a serenidade, etc

O que é a melodia de uma música?

É a sequência de notas musicais que carrega a identidade de uma música. De forma resumida, ela é a essência da canção. Quando cantarolamos ou lembramos de uma música, o elemento que vem à nossa cabeça é a melodia.

Homem negro, gordo e mais velho toca saxofone, sentando em um banco de praça

O saxofone é um instrumento completamente melódico (Foto/Pexels)

No campo da teoria musical, podemos perceber que a melodia costuma usar as notas da tonalidade da música. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia terá como base as notas da escala de Sol maior.

Vem aprender teoria musical no Cifra Club

Chegou a hora de dar o primeiro passo mais firme rumo ao aprendizado? Se a sua resposta for “sim”, saiba que o Cifra Club Academy será o seu guia. Afinal, essa é a plataforma de ensino de música mais completa da internet brasileira.

A partir do conteúdo programático do curso de Teoria Musical, conduzido por Lucas Telles, você terá uma das bases para ser um músico completo. Além disso, sua assinatura do Cifra Club Academy também te permite estudar outros instrumentos. Viu que demais? Por isso, não perca mais tempo e venha estudar música de forma didática, correta e sem sair de casa!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK