Cifra Club

Termos musicais: glossário de conceitos rítmicos

Aprenda 10 conceitos de termos musicais relacionados ao ritmo para compor o seu conhecimento teórico da música.

Ilustração de símbolos musicais coloridos em um pentagrama
Conhecer o significado de termos comumente utilizados no meio da música é muito importante (Foto/Freepik)

Certamente, você já entrou em alguma conversa com quem toca algum instrumento e se deparou com certos termos musicais que nunca ouviu falar. Ou passou por esta mesma situação ao ler algum texto sobre música.

Por outro lado, você pode até conhecer tais termos, mas não sabe exatamente o que eles significam na música. Definitivamente, você toca o que alguns desses termos musicais determinam sem ter o conhecimento de que sabe tocá-los. Muito louco, não é mesmo?

Neste artigo, você vai aprender o significado dos termos musicais relacionados a conceitos rítmicos. Desse modo, você não vai precisar passar muito tempo pesquisando por essas definições.

Vamos começar a enriquecer seu vocabulário musical?

A importância dos termos musicais

Quando você entende o que os termos musicais significam, sua evolução, tanto técnica quanto teórica, acontece de forma mais rápida e segura. Além disso, você passa a escutar música de forma mais clínica, ajudando no aprimoramento da sua percepção musical

Bora lá assimilar os termos musicais rítmicos?

Ritmo

O ritmo é um dos elementos essenciais da música. Ele está presente em todos os instrumentos e no canto. Ele é a organização da duração dos sons e silêncios dentro de uma música.

Para entendermos bem o que é ritmo, precisamos assimilar como os sons e as pausas se comportam na linha do tempo de uma música. Primeiramente, vamos focar nos sons.

Existem notas que têm durações longas ou curtas. Ou seja, a duração delas varia. Durante o percurso de uma música, é possível perceber diferentes combinações dessas durações, o que é feito de forma organizada.

Além disso, há notas que são acentuadas e outras que não, e todas essas nuances formam o ritmo. Por exemplo, na introdução da música Pinball Wizard, do The Who, o primeiro toque no acorde é mais forte e dura mais que os toques seguintes. Confira:

Essa variação na duração e na intensidade das notas acontece também em solos, linhas de baixo e melodias vocais. 

Agora, vamos falar das pausas. Em uma melodia ou acompanhamento, é muito comum encontrar espaços vazios entre os sons ou trechos que se separam. Por exemplo, um instrumento pode ficar em silêncio enquanto outros tocam. Ou então, eles podem ficar todos em silêncio simultaneamente.

Assim sendo, as diferentes durações das pausas também são organizadas e definem o ritmo na música. Por exemplo, após o verso de Sociedade Alternativa, de Raul Seixas, há uma pausa de quatro tempos. Em seguida, ele volta a cantar “Faz o que tu queres…”. Veja:

Pulso

O pulso, ou batida, é um elemento de marcação com uma frequência constante em uma música. Nesse sentido, ele pode ser definido como uma sequência de pulsações contínuas, dividindo o tempo em fragmentos uniformes. Ou seja, cada pulso possui a mesma duração.

Um excelente exemplo para ilustrarmos o que é pulsação musical é a canção Parabéns Pra Você. As palmas que as pessoas batem enquanto cantam são justamente a marcação do pulso dessa música.

Além disso, é possível perceber pulsos que são mais preponderantes, ou seja, alguns são mais fortes que os outros. Desse modo, eles possuem uma regularidade, que pode ser organizada.

Andamento

A duração do pulso indica o andamento, ou seja, a velocidade com que uma música deve ser tocada.

Dessa forma, vamos voltar ao exemplo de Parabéns Pra Você para entendermos bem o que é andamento. Em qualquer festa de aniversário, as pessoas começam a cantar e marcar o pulso da música em um determinado andamento.

No entanto, perto do final, tanto as palmas quanto o canto estão bem mais rápidos, não é mesmo? Em outras palavras, as pessoas costumam acelerar o andamento de “Parabéns Pra Você”.

O andamento é medido em comparação com o tempo de um relógio, pela sigla BPMs (batida por minuto). Dessa maneira, quanto menor o BPM, menos batidas são executadas por minuto, o que resulta em um andamento lento.

Da mesma forma, quanto maior o valor, mais batidas, ou seja, o andamento será mais rápido. Existe um aparelho muito famoso que é usado para marcar a pulsação de uma música em diferentes andamentos, o metrônomo.

O andamento também pode ser indicado por palavras de origem italiana. Por exemplo, larghetto para andamento lento, moderato para andamentos médios e allegretto para andamentos rápidos.

Compasso

Compasso é o agrupamento dos pulsos de uma música. Ele é formado, regularmente, por um número determinado de batidas (pulso), que são organizadas a partir de cada pulso forte de uma música. Para entender melhor o que é compasso, é primordial saber o que é a fórmula de compasso e as figuras rítmicas.

Fórmula de compasso na partitura

Ao lado da clave de Sol, temos um número em forma de fração. Eis a fórmula de compasso. No exemplo ao lado, o número de cima, chamado de unidade de tempo, mostra que temos quatro tempos em cada compasso. O número de baixo é a unidade de compasso, e indica a figura rítmica que vale um tempo, neste caso a semínima.

No primeiro compasso, as notas Lá e Si estão escritas com a figura rítmica da mínima. Portanto, cada uma delas dura duas batidas. Isso significa que o Lá é tocado na primeira batida e ressoa durante a segunda. O Si é tocado na terceira batida e ressoa pela quarta. 

No segundo compasso, as notas estão escritas com a figura rítmica da semínima. Assim, o Lá é tocado na primeira batida do compasso e novamente na segunda. Do mesmo modo, o Si vai ser tocado na terceira batida e outra vez na quarta.

Lembrando que existem figuras rítmicas que indicam quantas batidas uma pausa vai durar.

Tempo

O tempo é o elemento que vai manter o ritmo, o pulso e o andamento unidos. É o tempo que guia os músicos para que uma canção flua perfeitamente do começo ao fim.

Nesse sentido, uma ótima maneira de ilustrar o que é tempo na música é quando um instrumentista começa a tocar na hora errada. Das duas uma: ou ele entrou antes ou entrou depois do tempo certo para tocar sua parte na música.

Além disso, é o tempo que determina a duração do pulso. Desse modo, quanto mais longo é o intervalo entre as pulsações, mais lenta é a música. Assim como os intervalos mais curtos entre as pulsações são responsáveis pelas músicas mais rápidas.

Sim, isso resulta no andamento. Percebeu como o tempo é o elemento aglutinador de uma música?

Ostinato

Ostinato é um padrão rítmico que pode aparecer tanto em uma melodia quanto em um acompanhamento. Em outas palavras, o ostinato é uma frase musical que se repete por toda a música ou por boa parte dela.

Para entendermos melhor o que é ostinato, vamos ver primeiro quando ele aparece em uma melodia. Vamos tomar como exemplo a música Take A Chance On Me, do ABBA.

Nela, as vozes masculinas repetem um padrão rítmico melódico criado a partir do título da música, enquanto as vozes femininas cantam a melodia principal. Ouça:

Basso ostinato

Este é um tipo de ostinato onde a linha de baixo se repete constantemente. Logo, a tradução do italiano fica “baixo ostinato”. Portanto, ele é considerado um ostinato melódico. 

Como exemplo, temos a linha de baixo de Money, do Pink Floyd. Repare que a melodia vocal e o acorde da guitarra são tocados junto com o riff que o baixo executa continuamente.

Agora, vamos falar do ostinato com acordes. Vamos pegar como exemplo o riff de Highway To Hell, do AC/DC. Perceba que a guitarra repete o riff por quase toda a música, enquanto a melodia vocal é cantada simultaneamente. Veja:

Síncope

Lembra quando falamos que existem notas que são acentuadas e notas que não são? Isso é essencial para entendermos o que é síncope.

Vamos analisar os tempos de um compasso. A parte forte do tempo é quando a sua marcação é feita. Lembra do Parabéns Pra Você? Nela, essa marcação é feita pelas palmas. O intervalo entre uma batida e outra é a parte fraca do tempo. 

Nesse sentido, síncope trata-se de tocar uma nota na parte fraca do tempo e prolongá-la até a parte forte. Desse modo, temos uma sensação de antecipação do tempo forte. Em outras palavras, a síncope desloca a acentuação rítmica para os tempos fracos.

Nesse sentido, a batida de violão da bossa nova é um excelente exemplo de síncope.

Anacruse

Anacruse é um dos termos musicais que definem um dos três tipos de ritmo inicial de uma música. Assim, anacruse é quando a música começa um pouco antes do primeiro tempo do primeiro compasso.

Para ilustrar bem o que é anacruse, vamos usar Come As You Are, do Nirvana, como exemplo. Confira:

Antes do início da música, comece a contar um, dois, três, quatro. Repare que o riff vai começar entre o terceiro e o quarto tempo.

Acéfalo

Este é outro tipo de ritmo inicial, facilmente confundido com a anacruse. A diferença entre eles é que, no acéfalo, a música começa na parte fraca do pulso (contratempo). É logo após o primeiro tempo do primeiro compasso, ocupando mais da metade dele.

Assim, no compasso quaternário, a música pode começar entre o primeiro e o segundo tempo, ou no segundo, ou entre o segundo e o terceiro.

Portanto, para entender bem o que é acéfalo, basta assimilar que ele ocupa mais da metade do primeiro compasso. Desse modo, esse compasso mostrará figuras rítmicas de pausa em seu início. 

Um exemplo famoso disso é Is This Love, de Bob Marley. Veja:

Tético

É bem fácil entender o que é tético. Ele é o ritmo inicial que começa exatamente na cabeça (parte forte do pulso) no primeiro tempo do primeiro compasso. Como exemplo, temos Seven Nation Army, do White Stripes. Confira abaixo:

Agora que você já assimilou os termos musicais rítmicos, venha aprender demais conceitos da música no Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você estuda teoria musical, canto e vários instrumentos com excelentes professores, por um preço que cabe no seu bolso! Não deixe esta oportunidade passar!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK