Cifra Club

Valvulado ou transistorizado? Conheça as diferenças entre os tipos de amplificadores

Você já comparou os tipos de amplificadores? Hoje vamos te explicar as diferenças entre o ampli valvulado e o transistorizado e você vai saber qual é o que encaixa com o seu som!

Amplificador de guitarra
Saber o melhor tipo de ampli para você é ideal para tirar um bom som na sua guita (Foto/Freepik)

Como tudo na música, a preferência entre amplificadores de guitarra tem um quê de subjetividade. O ampli valvulado construiu um mito ao longo dos tempos, sobretudo no rock, remetendo ao analógico, ao vintage. Mas o amplificador transistorizado abriu as portas para a tecnologia do áudio, trazendo grande possibilidade de timbres e efeitos.

Logo, pela grande variedade, os amps são produzidos em larga escala. E como todo produto com ampla distribuição, existem os bons e os ruins. Então, confira agora os detalhes, prós e contras de cada um dos tipos de amplificadores e escolha o melhor amp para você!

Os tipos de amplificadores

Na construção, estrutura, funcionamento e som, as diferenças entre os dois tipos de amplificadores são decisivas. Se liga só:

Amplificador valvulado

Nesse modelo, o som é amplificado através das válvulas, tubos de vácuo feitos em vidro, preenchidos com pequenos filamentos em metal. Recebendo energia elétrica, as válvulas saturam o sinal de áudio, criando a “crocância” no timbre, tão amado pelos guitarristas.

Existem dois tipos de válvulas nesse amp: as de pré-amplificador e as de power. As válvulas de pré-amp afetam o timbre e o ganho. É o momento em que a equalização do instrumento é feita. Já as válvulas de power são responsáveis pela potência, enviando o volume aos alto-falantes.

Por isso, ele é ligado em duas etapas e tem dois botões diferentes. O primeiro, “liga/desliga” (“on/off”), inicia o aquecimento das válvulas. Em seguida, cerca de meio minuto a 1 minuto depois, é preciso ligar a chave “stand-by liga/desliga” para ativar o restante da estrutura.

Para desligar, primeiro o botão “stand-by” e logo depois a “liga/desliga”, sem esperar entre um e outro.

Amplificadores valvulados têm impedância de saída específica. Portanto, devem ser conectados em caixas com a mesma impedância. Ligar o cabeçote do amplificador a uma caixa de impedância diferente pode impactar a qualidade do som ou até queimar os equipamentos.

O som do amplificador valvulado

O som produzido pelas válvulas destacam os harmônicos pares da série harmônica, mais agradáveis aos nossos ouvidos. Por outro lado, o amplificador transistorizado produz uma mescla de harmônicos pares e ímpares, o que resulta em um timbre considerado mais “frio”.

Pontos positivos do amplificador valvulado

Bom, vamos listar abaixo os principais pontos positivos desse tipo de amp que não podem ser descritos em palavras. Isso porque o principal só a audição pode trazer!

  • Foram feitos para suportar várias horas ligados;
  • São muito mais altos. O volume de um valvulado de 15 watts pode ultrapassar a altura de um transistorizado de 100 watts;
  • São bem mais fáceis de consertar. Uma válvula quebrada ou queimada é resolvida com uma simples troca por um tubo novo;
  • Permitem maior controle de som;
  • O timbre é único.

Pontos negativos do amplificador valvulado

Toda joia demanda cuidado! Até o valvulado tem contras. Portanto, fique de olho, principalmente se for comprar um amplificador usado:

  • Exige um tempinho para esquentar antes de chegar ao som ideal. Claro, se você tocar a guitarra assim que ligar o ampli, ele vai funcionar sem problema. Mas aquele timbre cremoso e singular pede que as válvulas estejam fritando;
  • É preciso esperar que as válvulas esfriem para guardar ou transportá-lo;
  • Consome mais energia elétrica;
  • Válvulas são de vidro, logo, frágeis. Por serem a vácuo, não podem receber ar internamente. Quando estão quentes, não aguentam ambientes muito frios;
  • Válvulas são caras! Então, a troca delas no seu amplificador pode ser fácil, mas não compensa…

Amplificador transistorizado

Passando nossa análise para os amplificadores transistorizados, eles são compostos por transistores, espécies de chips que amplificam o sinal do equipamento, produzindo o som.

Sem válvulas de potência e de amplificação, podem trabalhar com um transformador de entrada de menor tensão, dispensando transformador de saída.

Ao contrário do ampli valvulado, a distorção do transistor não surge da saturação orgânica da válvula. Nele, o drive é criado sinteticamente em um transistor.

O som do amplificador transistorizado

Neste tipo de amplificador, o som limpo é mais “garantido”. Não há o risco do som trazer ruídos enquanto as válvulas esquentam (porque aqui elas não existem). Por isso, alguns guitarristas preferem o ampli de transistor, pela clareza e qualidade do seu timbre clean. Esse som limpo pode funcionar muito bem, de acordo com o estilo que o guitarrista toca.

Pontos positivos do amplificador transistorizado

Desenvolvidos mais recentemente, os amplis transistorizados foram pensados para atender ao mercado de forma mais ampla. Confira tudo o que é bom nesse tipo de amplificador:

  • Não aquecem;
  • Mais resistentes;
  • Mais leves;
  • Facilmente produzidos em escala industrial, permitindo maior diversidade de modelos, formatos e tamanhos;
  • Pelo motivo citado no tópico anterior, amplificadores transistorizados são mais baratos;
  • Necessitam de menos energia elétrica que o valvulado.

Pontos negativos do amplificador transistorizado

Como todo eletrônico, algumas questões do ampli transistorizado pedem atenção. Confira agora seus principais malefícios:

  • Apresentam som menos quente e robusto;
  • O desgaste do transistor, com o passar do tempo, afeta a qualidade do áudio;
  • Tem construção mais complexa, o que torna seu conserto mais complicado.

Válvulas ou transistores: quais escolher?

Você já passou muito tempo usando amps de guitarra para iniciantes e sente que é o momento de adquirir um monstrão? Ao conhecer os tipos de amplificadores e apontar o seu modelo ideal, alguns pontos devem ser levados em conta. São eles:

  • Uso: seu ampli vai entrar em ação em estúdio, em casa para estudos ou no palco? Pensando nisso, considere o peso, a resistência e a potência;
  • Valor: lembre-se: preço nem sempre é sinal de qualidade. O valor do ampli precisa entrar em equilíbrio com os outros tópicos dessa decisão. Assim, é possível adquirir um equipamento de bom custo-benefício;
  • Som: esse quesito é com você e seu ouvido. É fato que as válvulas alcançam timbres peculiares e bem autênticos. No entanto, já faz tempo que a tecnologia dos transistores chegou a sons incríveis, que não deixam a desejar para nenhum amante da música.

Esse artigo ajudou você a decidir se o valvulado ou o transistorizado é melhor para você? Para além das diferenças entre os tipos de amplificadores, existem o seu bom gosto e os seus objetivos na carreira de músico.

Seja qual for a escolha, compartilhe o texto com os amigos guitarristas e divirta-se nesse maravilhoso mundo dos timbres e equipamentos de guitarra!

Com o amplificador escolhido à sua disposição, é hora de mergulhar nos estudos. Nesse sentido, conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy e faça seu ampli soar cada dia mais bonito! Na nossa plataforma de ensino online, você aprende com os melhores professores, por métodos eficientes e por preço acessível!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK