Cifra Club

Afinal, como tocar fingerstyle em outros instrumentos?

Neste artigo, te contaremos tudo a respeito do estilo de tocar fingerstyle aplicado a instrumentos que não o violão.

Se você gosta de ver vídeos de violonistas nas redes sociais, deve ter percebido que vários deles têm se enveredado pelo fingerstyle. Não é para menos, já que esse modo de tocar é muito especial. No entanto, pouca gente sabe que é possível tocar fingerstyle em outros instrumentos, como baixo, guitarra e até ukulele.

Músico tocando ukulele em fingerstyle
A aplicação do estilo fingerstyle no ukulele é uma das que mais chamam atenção (Foto: Reprodução/Pexels)

Nesse sentido, este artigo tem a missão de dar um panorama geral sobre o fingerstyle e explicar os principais macetes para executar essa abordagem em diferentes instrumentos. Além disso, vamos incluir vídeos de apoio e dar dicas sobre as técnicas de fingerstyle mais utilizadas.

Curtiu a ideia? Então, bora descobrir como tocar fingerstyle em outros instrumentos!

Como funciona o fingerstyle?

Primeiramente, não custa nada relembrar o que é fingerstyle, certo? O fingerstyle é um estilo de tocar, de forma dedilhada, executando a harmonia e a melodia ao mesmo tempo, gerando arranjos incríveis.

Além disso, o fingerstyle tem principal foco na música popular. Então, os músicos costumam fazer versões instrumentais para hits originalmente cantados, executando a linha vocal simultaneamente com a montagem dos acordes. Por isso, é um estilo muitas vezes impressionante do ponto de vista técnico.

Não há como negar que o violão é o principal instrumento utilizado para fingerstyle. Por outro lado, cada vez mais é possível notar a aplicação de fingerstyle em outros instrumentos de cordas. Aqui, estamos falando principalmente de guitarra, baixo e ukulele, beleza?

Qual a diferença entre fingerstyle e dedilhado?

Resumidamente, podemos dizer que o fingerstyle transcende a técnica de dedilhado. Ou seja, o fingerstyle tem dedilhados, mas também conta com vários outros elementos importantes.

São eles: harmonia e melodias simultâneas, sons percussivos, afinações alternativas, liberdade experimental e adição de diversas técnicas.

Falando nisso, as mais usadas técnicas de fingerstyle são:


Quer se aventurar no mundo do fingerstyle? Conheça o curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy

Fingerstyle em outros instrumentos

Uma vez que relembramos a definição e as principais técnicas dessa abordagem musical, chegou a hora de esmiuçar a aplicação do fingerstyle em outros instrumentos. Acompanhe!

Fingerstyle na guitarra

Depois do violão, o fingerstyle é diretamente associado à guitarra. Isso ocorre porque ambos os instrumentos têm construções similares, compartilhando o mesmo número de cordas e afinação.

Em outras palavras, o violão e a guitarra são tocadas de forma parecida em muitas situações. No entanto, o fingerstyle na guitarra pode assumir muitas roupagens diferentes.

Por exemplo, a partir da década de 1940,  Chet Atkins já colocava em prática a sua marcante técnica de fingerpicking. Ela consiste em incluir melodia, harmonia e ritmo em uma mesma performance.

Viu só como o seu modo de tocar já era parecido com o fingerstyle da atualidade? Por outro lado, os guitarristas modernos levaram os dedilhados a outro patamar com a adição de técnicas avançadas.

Por exemplo, two hands, harmônicos, palm mute, ligados e elementos percussivos – tudo isso somado a pequenos solos.

Geralmente, os guitarristas preferem usar sons limpos, já que esse tipo de timbre traz mais clareza para as técnicas de fingerstyle.

Ao mesmo tempo, é muito comum a adição de pedais de efeito, como reverb e chorus. Nomes como Mateus Asato e Ichika Nito são referências do fingerstyle na guitarra.

Para fechar o assunto, confira o vídeo abaixo em que o instrutor Leo Eymard mostra cinco músicas de diferentes gêneros tocados em fingerstyle no instrumento:

Fingerstyle no baixo

Os amantes dos graves também podem se aventurar no mundo do fingerstyle! Porém, é importante frisar que esse termo não é muito aplicado para o baixo, pois boa parte dos músicos já utiliza os dedos para tocar as cordas. Mesmo assim, há baixistas cujos trabalhos se encaixam perfeitamente na definição atual do termo fingerstyle.

Acima de tudo, os instrumentistas que tocam fingerstyle no baixo executam melodias junto à harmonia. Às vezes, eles só tocam a tônica dos acordes para gerar a sensação harmônica. No entanto, também há casos em que os acordes são montados de forma completa. Seja como for, as frases melódicas também estão presentes.

Um exemplo de baixista que usa a técnica de fingerstyle é o alemão Tommy Lee Depp. Por exemplo, no vídeo abaixo ele fez um arranjo sensacional para o hit Sweet Child O’ Mine, do Guns N’ Roses. Nesse sentido, note como ele usa os recursos de tapping e ligados em abundância:

Uma dica bacana para fazer fingerstyle no baixo é evitar as notas muito graves, que podem atrapalhar a definição da linha geral.

Ao mesmo tempo, para contar com um campo maior de atuação, muitos baixistas que tocam fingerstyle optam por instrumentos com mais de quatro cordas. Assim, as opções de digitação para os arranjos se tornam mais amplas.

Fingerstyle no ukulele

Pode fazer fingerstyle no ukulele? Claro que sim! Devido às casas mais estreitas, o pequeno instrumento proporciona um ótimo alcance de notas sem precisar abrir demais os dedos. Como resultado disso, fica mais fácil a execução de melodias junto aos acordes.

Assim, as técnicas são parecidas com as do violão fingerstyle, mas é possível afirmar que as mais utilizadas no ukulele são slide e ligados. Vale também pontuar que o som característico do ukulele fica ótimo para arranjos fingerstyle.

Um dos grandes representantes dessa abordagem é sul-coreano Sungha Jung.

Enfim, como você pôde ver, não há limites para o fingerstyle! Assim, para fechar a série de vídeos de hoje com chave de ouro, confira o nosso instrutor Gustavo Fofão tocando a famosa canção How Deep Is Your Love, dos Bee Gees, não só no ukulele, mas também no violão, no violão barítono, na viola e no banjo. Incrível!

Aprimore a sua técnica de fingerstyle!

E aí, você curtiu as nossas dicas sobre como tocar fingerstyle em outros instrumentos? Definitivamente, essa abordagem é capaz de gerar lindos arranjos não só no violão, mas também na guitarra, no baixo e no ukulele. Bom demais!

Então, para que você continue aperfeiçoando suas técnicas de fingerstyle, temos duas sugestões muito bacanas. A primeira é acessar o e-book sobre como criar arranjos em fingerstyle! Neste material gratuito, você vai conhecer informações novas e muito valiosas sobre esse modo de tocar.

E-book

Já se você realmente quer se aprofundar no tema, recomendamos fortemente que se torne um aluno do curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy!

Com as aulas da nossa plataforma, você vai seguir um cronograma de estudo completo e de alta qualidade, guiado por profissionais talentosos.

Ademais, o preço é bem acessível, viu? Aguardamos a sua assinatura!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK