Tocar fingerstyle em outros instrumentos é possível? Descubra a verdade!

Por Marina Costa

O fingerstyle é uma técnica de dedilhado muito utilizada pelos amantes do violão. Mas, você sabia que é possível tocar fingerstyle em outros instrumentos de corda?

Remco Hendrix mostra como tocar fingerstyle no baixo
O músico alemão Remco Hendrix é especialista em tocar fingerstyle no baixo (Foto/Divulgação)

Neste artigo, falaremos sobre a execução dessa incrível técnica, que cria efeitos harmônicos e melódicos de tirar o fôlego, em guitarras, baixo, e até mesmo ukulele. Além disso, também veremos dicas e macetes incríveis para você aprender a fazer seus fingerstyles de arrebentar.

Vamos lá?

Fingerstyle e o violão

De fato, aprender a tocar fingerstyle é um esforço digno pela incontestável beleza da sonoridade obtida. Sem sombra de dúvidas, o violão é o primeiro instrumento que associamos a essa técnica. 

Nesse sentido, os mestres Tommy Emmanuel e Andy McKee são algumas das maiores referências no estilo. Confira o talento magistral dessa dupla em uma versão para a canção Africa, hit da banda Toto.

Tocar fingerstyle no violão é sensacional, concorda? Mas será que é possível aplicar essa técnica em outros instrumentos? Continue por aqui, e confira!

Como tocar fingerstyle em outros instrumentos?

Conforme supracitado, além do violão, outros instrumentos de corda também podem fluir sons incríveis de fingerstyle.

Chester Atkins mostrando como tocar fingerstyle na guitarra
Logo na primeira década do rock, Chet Atkins começou a tocar fingerstyle na guitarra (Foto/Divulgação)

Quando a técnica é tocada na guitarra, por exemplo, temos verdadeiro equipamento polifônico. Em outras palavras, a guitarra vira um instrumento capaz de produzir múltiplas linhas musicais independentes. A “mágica” acontece ao tocarmos diferentes cordas, fazer combinações de cordas, usar a unha ou a ponta do dedo, etc.

Agora, você confere exemplos icônicos de como tocar fingestyle sem utilizar o violão. Dessa forma, você pode conferir como essa sonoridade é majestosa e, claro, se inspirar.

Como tocar fingerstyle na guitarra

Eis um excelente exemplo de como tocar fingerstyle na guitarra elétrica. O lendário Chester Atkins foi um guitarrista americano conhecido por suas célebres execuções de fingerpicking. Em suas performances, ele executava a melodia, o ritmo, e o baixo, tudo ao mesmo tempo.

Mr. Sandman é uma música do Pat Ballard. Lançada em 1954, a faixa foi hit do quarteto feminino The Chordettes. A letra enaltece um pedido: “traga-me um sonho”. Nesse sentido, sonho pode significar vários tipos de desejos, como dormir.

Mateus Asato – Let It Be

Parte da projeção do brasileiro Mateus Asato é por causa de seu pleno domínio sobre o fingerstyle. Nessa brilhante apresentação, Mateus executa a técnica, em uma guitarra elétrica de seis cordas, na música Let It Be, dos Beatles.

Como tocar fingerstyle no baixo

Antes de tudo, precisamos conhecer o trabalho do baixista alemão Tommy Lee Depp. Desde 2012, via YouTube, ele passou a mostrar ao mundo como é possível tocar fingerstyle no baixo. 

Nesta apresentação, Tommy mostra a técnica na canção Sweet Child O’ Mine, hit atemporal da banda Guns N’ Roses. 

Remco Hendrix – Trill Seekers

O holandês Remco Hendrix é conhecido por seus vídeos de alta performance de fingerstyle no baixo. O trabalho dele, conforme você pode imaginar, tem como marca principal a autenticidade, bem como a inovação.

Entre uma grooveria e outra, Remco vem escrevendo seu nome no cenário. Abaixo, temos o sensacional – e autoral – solo de Trill Seekers:

Como tocar fingerstyle no ukulele

Para desbravarmos essa questão, primeiramente, vamos pensar no trabalho de Sungha Jung. Também chamado, Jwcfree, esse cara é um jovem guitarrista da Coreia do Sul.

Sungha Jung começou a tocar guitarra aos 9 anos, por influência do pai. Ele curte tocar fingerstyle na guitarra, bem como no ukulele. Observe a maravilhosa versão dele para I’m Yours, de Jason Mraz:

Feng E – Dynamite

Feng E é um adolescente de 13 anos, nascido em Taiwan, e multi-instrumentista. Dono de habilidade incomum, o jovem toca piano, violão e ukuele.

Fã de música em geral, Feng E tem a manha de tocar fingerstyle no ukulele. Assim sendo, conforme mostra o vídeo abaixo, ele sempre faz versões surpreendentes.

Curso de fingerstyle do Cifra Club

Essa técnica é duma beleza ímpar, conforme ilustram os vídeos acima. Sabia que você também pode aprender a tocar fingerstyle sem ter que sair de casa? 

Como? Bem simples: o Cifra Club está lançando a segunda turma do curso exclusivo de fingerstyle. Confira o vídeo de apresentação:

Não dá para ficar de fora, concorda? Para melhorar tudo, a pré-inscrição no curso garante vantagens exclusivas. Em primeiro lugar, se se você estiver pré-inscrito, o seu desconto na hora da matrícula está garantido

Assim sendo, não perca mais tempo. Venha aprender a tocar fingerstyle com Leo Eymard e Gustavo Fofão!