Cifra Club

Os melhores hits gospel para tocar no violão

Quer tocar músicas gospel no violão? Confira uma seleção especial com dicas fundamentais para aprender a tocá-las!

Hoje é dia de aprender como tocar hits do gospel! O estilo musical surgiu no século passado e vem ganhando cada vez mais força e fiéis. Então, para você que quer se aprofundar neste universo dos louvores, chegou a hora de saber como tocar as melhores músicas gospel no violão!

Theo Rubia cantando e tocando violão em show
Um bom louvor tocado no violão é sempre bom! (Foto: Reprodução/Instagram)

Assim como em outros estilos, a música gospel possui subgêneros e, a cada nova geração, podemos notar novas características e sonoridades. A seguir, veremos músicas dos principais artistas brasileiros gospel da atualidade. Eles estão fazendo muito sucesso no coração de milhares de fiéis!

Aprenda tocar 10 músicas gospel no violão

Para você que toca violão e quer ter as músicas gospel mais ouvidas do momento no seu repertório, a hora é agora! Fique com a gente para saber as melhores dicas e aprender sem sustos ou canseiras. Vamos lá?

Confira os hits que você vai aprender por aqui hoje:

  • Bondade de Deus
  • Ninguém Explica Deus
  • Lugar Secreto
  • Porque Ele Vive
  • Oceanos (Oceans)
  • Ousado Amor
  • Só Tu És Santo
  • Vem Me Buscar
  • Pode Morar Aqui
  • Deserto

E se já podemos adiantar um spoiler, fique sabendo que, no final deste artigo, separamos uma novidade para você. Mas agora, vamos às músicas!

Bondade de Deus – Isaías Saad

Antes de começar a tocar Bondade de Deus, lembre-se de colocar o capotraste na 2ª casa para acertar o tom. Nesta música temos apenas dois acordes com pestana: C9 e F.

Além disso, perceba que o C possui algumas variações: C/E, C4 e C9. Atente-se bem para não confundir os shapes!

Outro ponto importante é que, em diversas passagens, o ritmo será dividido entre dois ou três acordes! Para não confundir as sequências, estude a música em partes (primeiro estrofe, depois refrão, e assim por diante).

Ninguém Explica Deus – Preto No Branco

Para tocar Ninguém Explica Deus, você precisa treinar dedilhados, pois usaremos a técnica a canção toda! Além disso, a música possui 24 acordes! Aqui, a maneira mais indicada para aprender a tocar é dividindo cada estrofe para notar as particularidades de cada uma.

Como a quantidade de acordes é grande e tocaremos dedilhado, é importante saber os bordões (corda mais grave) de cada shape! Devido à complexidade, com certeza você terá evoluído muito nos estudos após tocar esse hit.

Para mais detalhes, confira nossa videoaula abaixo:

Mas se você prefere deixar o dedilhado de lado e executar as batidas, sem problemas! Assista também à aula da versão simplificada de Ninguém Explica Deus:

Lugar Secreto – Gabriela Rocha

Na introdução de Lugar Secreto, há um pequeno solo. Em seguida, na primeira estrofe da primeira parte, toque apenas uma vez para baixo em cada acorde.

No restante da canção, faça o ritmo padrão, mas atente-se às variações em algumas passagens e em determinados acordes. Por exemplo, Am e G4(6) no refrão.

Além do solo da introdução, temos também o solo principal, que é um pouco mais longo. Para tocá-lo, você vai usar somente as cordas Si e Sol. Veja a nossa videoaula para mais dicas:

Porque Ele Vive – Harpa Cristã

Para tocar Porque Ele Vive, você precisa se ligar no ritmo, pois ele será dividido entre dois acordes em alguns momentos e possui variações. A música tem dois solos (na introdução e após o segundo refrão). Ambos exigirão certa habilidade e agilidade.

A canção possui um bom número de shapes sustenidos, o que é ótimo para seu repertório de acordes. Sendo assim, ao tocar esse hit gospel, certamente você vai evoluir no instrumento!

Oceanos (Oceans) – Ana Nóbrega

Em Oceanos (Oceans), comece tocando apenas uma vez para baixo em cada acorde, da introdução até a primeira parte. A partir do refrão, faça a batida padrão. Note que, entre os acordes A/C# e D, o ritmo será dividido.

Aqui, temos apenas duas pestanas: nos shapes de Bm e Bm7. Para se acostumar com o ritmo, treine tocando e ouvindo a música ao mesmo tempo.

Ousado Amor – Isaías Saad

Antes de tocar a cifra de Ousado Amor, coloque o capotraste na 2ª casa. Nesse sucesso gospel, temos apenas 4 acordes: C#m, B4, A9 e E. Nessa música, tocaremos o C#m com a corda Mizona solta!

Na primeira parte, toque uma vez no C#m e no B4 e duas vezes no A9. Além disso, na introdução, no meio e no final, faça os solos, que são bem marcantes na música. Todos são iguais, com as mesmas notas.

Só Tu És Santo – Morada

Em Só Tu És Santo, você também precisará colocar o capotraste na 2ª casa, porém, neste caso, deixe as duas primeiras cordas soltas. Aqui não temos nenhuma pestana, e, para montar alguns acordes, precisaremos de apenas um dedo!

Na introdução e na primeira parte, faça o dedilhado padrão e depois siga com as batidas. Entre o pré-refrão e o refrão, existem variações na levada. Portanto, atente-se a elas. Para saber mais dicas, confira a videoaula abaixo:

Vem Me Buscar – Jefferson & Suellen

Assim como na música anterior, para tocar Vem Me Buscar, o capotraste será necessário, mas aqui ele é posicionado na 4ª casa.

Na primeira parte, faça o dedilhado, de acordo com a tablatura, seguindo o desenho dos shapes. Já na segunda parte, toque uma vez para baixo em cada acorde. Chegando no refrão, faça batidas padrão (mantenha a atenção em cada frase)!

Dê também uma atenção para a passagem, que é cheia de nuances. Na segunda parte, também há diversas variações, então separe cada parte e estude cada uma delas até fixar bem.

Pode Morar Aqui – Theo Rubia 

Para tocar Pode Morar Aqui, o capotraste vai na 3ª casa. Ademais, temos apenas uma pestana (em F)! Na primeira parte, comece com um dedilhado e, em seguida, dê apenas um toque para baixo em cada acorde. Depois disso, siga com a levada principal.

Aqui temos também um solo, que parece longo, mas que se repete bastante. Treine repetições para fixar a sequência das notas e a melodia.

Deserto – Maria Marçal

E, para fechar, Deserto é o último sucesso para o seu repertório de músicas gospel no violão. Primeiramente, não se assuste com a quantidade de acordes sustenidos – lembre-se sempre de fazer a divisão das estrofes para facilitar.

É importante que você exercite a resistência da mão esquerda (para os canhotos, a direita) para conseguir tocar todas as pestanas até o final da música. Vamos tentar?

Pronto, agora você já sabe como tocar as melhores músicas gospel no violão! Mas calma, pois as dicas ainda não acabaram… Isso porque temos uma notícia especial para dar a você: em breve, chegará um curso novinho em folha sobre violão gospel no Cifra Club Academy!

É isso mesmo! Na nossa plataforma de ensino musical online, você terá aulas totalmente dedicadas a esse universo abençoado por Deus tocado no seu instrumento favorito. Ou seja, se você ainda não se matriculou na nossa academia, a hora é agora!

Para complementar os spoilers, saiba que também teremos um curso especial sobre segunda voz! Ou seja, só tem coisa boa vindo por aí na nossa plataforma, que já conta com mais de 10 cursos para você turbinar os estudos musicais.

Cursos do Cifra Club Academy

Ademais, a dica de ouro é para você aproveitar o período da Black Friday Cifra Club 2022! Se liga só nesses benefícios maravilhosos que você garante ao se cadastrar:

  • 50% OFF em todos os produtos do Cifra Club;
  • Promoções relâmpago de até 100% de desconto;
  • Fica sabendo de tudo o que vai rolar de forma antecipada.

Não perca essa oportunidade de desfrutar dos melhores produtos musicais por um preço incomparável!

Black Friday Cifra Club com até 100% de desconto
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK