Cifra Club

O rock morreu? Aprenda a tocar 7 músicas que provam o contrário!

Segundo dizem por aí, “o rock morreu”. Antes de seguirmos com a nossa conversa, meu amigo e minha amiga, me responda com sinceridade:

Quantas vezes você já ouviu falar sobre o sepultamento do rock?

Muitas vezes, né? A galera roqueira, de fato, parece incomodar muita gente!

Membros da banda Greta Van Fleet perfilados

Greta Van Fleet é uma força jovem do rock da atualidade (Foto/Divulgação)

Nem todos entendem que é possível existir sem o apoio das grandes mídias. Na real, os conceitos acerca de “fama”, “sucesso” e “popularidade” são cheios de interpretações. Seja lá qual for a concepção, no entanto, esse estilo que surgiu na primeira metade do século XX continua firme e forte!

Hoje, mais uma vez, vamos exorcizar um fantasma, desses que todo santo dia sai da tumba pra tentar perturbar os nossos bends e palhetadas. Neste texto, você confere videoaulas de 7 hits de várias vertentes do “novo rock”. Como o tempo é uma questão relativa, considerei canções lançadas a partir de 2010. Também preciso informar que não listei material de bandas surgidas nos anos 90, pois, essa década já é “clássica” 😉

Veja só a lista com alguns dos melhores rocks da atualidade:

  • Highway Tune
  • Don’t Wanna Fight
  • Radioactive
  • Surreal
  • Ain’t It Fun
  • Do I Wanna Know?
  • Ritual

A sugestão de repertório acima está bem eclética. Afinal de contas, há espaço para tudo que é tipo de rock. Prepare aí o seu instrumento, aqueça sua voz e bora lá!

1. Highway Tune – Greta Van Fleet

Formada nos Estados Unidos, em 2012, a banda Greta Van Fleet divide opiniões entre os roqueiros. Para muitos, a GVF é cópia descarada do Led Zeppelin. Para outros, o jovem quarteto simboliza simboliza a resistência do hard rock. Fato é que Highway Tune tem todos os elementos de uma excelente música de rock: vocal destacado, distorções, solo de guitarra, bateria pulsante, etc e tal.

Confira a cifra completa de Highway Tune, no Cifra Club.

2. Don’t Wanna Fight – Alabama Shakes

Investindo numa pegada blues, mas sem largar o soul de lado, a banda Alabama Shakes surgiu em 2009. Sob a liderança da excelente vocalista e guitarrista Brittany Howard, o grupo faz um som vigoroso, honesto e cheio de autenticidade. Lançado em 2014, o single Don’t Wanna Fight é um dos grandes momentos dessa carreira tão promissora.

Vem cá tocar com a cifra de Don’t Wanna Fight, hit do novo rock!

3. Radioactive – Imagine Dragons

Você sabia que a ID é a banda mais seguida no Spotify? Com essa popularidade toda, a presença do indie pop do Imagine Dragons é mais do que obrigatória nesta nossa lista.

Confira a cifra completinha da balada Radioactive, hit mundial!

4. Surreal – Scalene

E como é que tá a renovação rock nacional? Vai muito bem, obrigado! Surgida em Brasília, no ano de 2009, a banda Scalene é uma das responsáveis pela boa saúde do estilo por aqui. A seguir, você aprende a tocar a versão completa de Surreal, single de 2013.

Aprenda a tocar a versão simplificada da música Surreal, hit da banda Scalene.

5. Ain’t It Fun – Paramore

Na estrada desde 2004, a banda Paramore é um ícone da cena de rock alternativo. Em 2014, já no formato trio, mas sempre sob a liderança de Hayley Williams, o grupo lançou o mega hit Ain’t it Fun.

Se liga na cifra de Ain’t It Fun, sucesso do Paramore!

6. Do I Wanna Know? – Arctic Monkeys

A Inglaterra exporta bandas de rock, assim como o Brasil exporta jogadores de futebol. Diretamente de Sheffield, cidade que revelou o Def Leppard, surgiu a banda Arctic Monkeys. Na ativa desde 2002, esse quarteto liderado por Alex Turner é uma das forças do chamado “rock de garagem”. Em 2013, o AM lançou a paulada Do I Wanna Know?. Se liga só no poder desses riffs.

A tab e a cifra de Do I Wanna Know?, você encontra no Cifra Club!

7. Ritual – Ghost

Diretamente do frio da Suécia, desde 2010, a banda Ghost “toca fogo” no cenário do metal. Muita gente torce o nariz, mas é inegável que os caras são muito bons de serviço. Registrada no disco de estreia do “rebanho” liderado por Papa Emeritus, a primeira encarnação papal de Tobias Forge, a faixa Ritual ajudou a revelar o som diferenciado dessa turma da camisa preta. Se liga na afinação usada nessa música 😉

Acesse a videoaula e cifra de Ritual, do Ghost!

Viu só como esse papo de “morte do rock” é uma chatice sem tamanho? “O copo pode estar meio cheio ou meio vazio”, isto é, tudo depende do ponto de vista do observador. Pensando de forma positiva, no entanto, qualquer assunto fica mais leve.

Já que você chegou até aqui, que tal dar um help? Basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando os amigos que também curtem e querem tocar rock and roll!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK