Cifra Club

Aprenda as 22 músicas mais tocadas entre os violonistas

Quer aprimorar as habilidades no violão? Confira as músicas mais tocadas para aprender e melhore sua técnica com grandes sucessos!

Não tem jeito: entra ano, sai ano, as tendências musicais mudam, mas sempre tem aquelas canções que todos querem ouvir e tocar. Portanto, onde quer que tenha alguém com um violão, seja em uma roda de amigos ou em um barzinho, essas faixas precisam ser tocadas. Por isso, separamos as músicas mais tocadas para você também aprender no violão e aumentar o seu repertório!

Músico tocando violão ao ar livre
Algumas canções são sucessos absolutos nas rodinhas de violão (Foto: Reprodução/Freepik)

Independentemente do seu gosto musical, existem certas músicas para tocar no violão que você não pode deixar de saber. Isso não só para agradar ou se divertir com as pessoas, como também para aprimorar seus estudos no instrumento.

Dessa forma, listamos cifras que podem ser tiradas facilmente, juntamente com outras que são boas para quem quer avançar de nível no instrumento e busca um desafio. Assim sendo, separamos sucessos do sertanejo, rock, pop, gospel, entre outros estilos.

Então, bora lá aprender as 22 músicas mais tocadas pelos violonistas?

Quais as melhores músicas para tocar no violão?

Um bom repertório de violão consiste nas músicas que você gosta e naquelas que todo mundo que toca esse instrumento deve saber.

Se liga só em algumas dessas canções que separamos aqui:

  • Wish You Were Here
  • Por Onde Andei
  • Wonderwall
  • Boate Azul
  • I’m Yours
  • Lugar Secreto
  • Californication
  • Flor e o Beija-flor
  • Só os Loucos Sabem

Então, pronto para aprender as músicas mais tocadas no violão?

1. Wish You Were Here – Pink Floyd

Uma das músicas para tocar no violão mais famosas de todos os tempos, Wish You Were Here não pode faltar no seu repertório. A cifra tem só 4 acordes, sem nenhuma pestana. A introdução é um bom treino, pois mescla riff, batida e dedilhado. No entanto, com foco e dedicação, não é difícil de tocar. Tanto no verso quanto no refrão, faça a seguinte batida: ↓  ↓  ↓  ↓↑  ↓↑↓ (uma vez por acorde).

2. A Casa É Sua – Casa Worship

Com 9 acordes, entre eles 3 pestanas (Bm7, C9 e G4), A Casa É Sua possui um andamento bem lento. Por isso, é considerada uma das músicas fáceis de tocar no violão gospel. Dessa forma, coloque o capotraste na 1ª casa e comece treinando as mudanças que envolvem as pestanas, tocando com essa batida: ↓↑↓↑↓↑↓↑. Entretanto, em alguns acordes, somente os quatro primeiros toques são feitos. Portanto, acompanhe a cifra enquanto treina até memorizar todas as progressões.

3. Meu Abrigo – Melim

Com toda a certeza, Meu Abrigo é uma das músicas mais tocadas nas rodas de violão. Para tocá-la, é preciso fazer a seguinte variação da batida de reggae: ↑ ↓ ↑. Assim sendo, o toque para baixo é feito com palm muting. Depois da terceira batida, corte totalmente o som do violão pela duração do que seria o quarto toque. Por fim, essa canção tem apenas 5 acordes, sendo que sua única pestana é o B. Portanto, comece treinando as mudanças que envolvem esse shape.

4. Wonderwall – Oasis

Clássico absoluto do Oasis, Wonderwall é uma das músicas para tocar no violão mais pedidas onde quer que tenha alguém tocando. Antes de tudo, coloque o capotraste na 2ª casa. A grande peculiaridade dessa música é que o dedo anelar fica apertando a 3ª casa (a partir do capotraste) da segunda corda a música toda. Assim como o mindinho pressiona a 3ª casa na primeira corda do começo ao fim. Por último, seus 7 acordes são tranquilos, incluindo só uma uma pestana (C9).

5. Por Onde Andei – Nando Reis

Por Onde Andei figura entre as melhores músicas para tocar no violão com amigos. A princípio, treine o dedilhado da introdução em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo. Entre os 7 acordes da música, 2 têm pestana: F e Bb5(9). Recomendamos treinar as mudanças que envolvem esses acordes até você conseguir tocar a música toda.

6. Californication – Red Hot Chili Peppers

Por ser um dos maiores sucessos do Red Hot Chili Peppers, Californication é uma das músicas mais tocadas nos bares da noite. O dedilhado da canção não é complicado, mas exige um pouquinho mais de treino. 3 dos 12 acordes possuem pestanas. Por isso, comece treinando essa música em um andamento mais lento, até você pegar o jeito e se sentir confortável com a cifra por completo.

7. Raridade – Anderson Freire

Apesar de ter 14 acordes, Raridade é considerada uma das músicas fáceis de tocar no violão gospel. Como seu andamento é bem lento, as trocas de acorde se tornam mais tranquilas de fazer, mesmo nas suas 4 pestanas. Por fim, toque usando a seguinte batida: ↓↑. Ademais, siga a cifra para saber quantas vezes fazê-la por acorde.

8. I’m Yours – Jason Mraz

A batida de I’m Yours é uma variação da batida de reggae. Dessa forma, assimile primeiramente essa levada: ↓↑↓↑, acentuando o terceiro toque e fazendo os outros usando palm muting. Com o capotraste na 2ª casa, comece treinando as mudanças que envolvem as pestanas (F#m e D#5-) e o acorde dissonante E/G#.

9. Lugar Secreto – Gabriela Rocha

Também considerada uma das músicas gospel fáceis de tocar, Lugar Secreto tem um solo de introdução fácil. Apesar de ser tocado originalmente na guitarra, também soa ótimo no violão. Com apenas 5 acordes, comece treinando as mudanças que envolvem as dissonâncias de F7M(9) e Dm7(9). Por fim, faça essa batida: ↓ ↓↑ ↓↑.


10. Ousado Amor – Isaías Saad

Para tocar Ousado Amor, coloque o capotraste na 2ª casa. O solo feito no teclado é super legal e fácil de aprender no violão. Por último, dos 4 acordes da música, só um tem pestana: C#m.

11. Trem-bala – Ana Vilela

Além de ser uma das músicas mais tocadas pelos fãs de pop e da nova MPB, Trem-bala é um ótimo estudo de dedilhado. Assim sendo, coloque o capotraste na 2ª casa e execute o dedilhado seguindo a tablatura. Por fim, a faixa só tem 3 acordes (A9, D9 e E), super fáceis de fazer.

Sentindo que já está evoluindo ao aprender as músicas mais tocadas no violão? Para desenvolver ainda mais as suas habilidades no instrumento, conheça o Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

12. Chão de Giz – Zé Ramalho

Com toda a certeza, Chão de Giz é uma das melhores músicas para tocar no violão. Apesar de ter 9 acordes, todos eles são fáceis. O único que pode te demandar mais tempo para montar é o D/F#. Além disso, a introdução exige a técnica de hammer on. Use a batida ↓↑↓↑↓↑↓↑ para tocar a música e siga a cifra para saber quantas vezes executá-la por acorde.

13. Primeiros Erros – Capital Inicial

Primeiros Erros é uma das músicas para tocar no violão que tem de marcar presença na nossa lista. Ela tem 15 acordes, incluindo algumas dissonâncias mais chatinhas de montar. Portanto, divida a música em partes para treinar. Nesse sentido, treine primeiramente a introdução, depois a primeira parte e, por último, a segunda.

14. Flor e o Beija-flor — Henrique & Juliano e Marília Mendonça

Considerada uma das músicas sertanejas mais fáceis de tocar no violão, Flor e o Beija-flor é outro excelente treino de dedilhado. Ela tem 6 acordes, onde a pestana aparece somente no F. Portanto, foque nesse shape e, se achar necessário, comece treinando em um andamento mais lento.

15. Sozinho – Caetano Veloso

Uma das músicas mais tocadas pela galera do formato voz e violão, Sozinho exige um bom domínio dos acordes dissonantes. 5 dos 19 acordes têm formatos mais difíceis de fazer. Além disso, a cifra possui 5 pestanas: B2, B7(4), Bm, Bm7/E e F#m7. Ademais, escute bem a faixa para assimilar a batida dela, que exige um pouco mais de dedicação.

16. Só Hoje – Jota Quest

Uma das faixas obrigatórias em uma lista de músicas para tocar no violão, Só Hoje tem a seguinte batida: ↓  ↓ ↓↑  ↑↓  ↓↑↓. Com exceção das suas 5 pestanasB5(9), B7(4/9), C#m, Cm e F#m –, seus acordes são tranquilos. Contudo, treine em um andamento mais lento para pegar todas as variações da canção.

17. Evidências – Chitãozinho & Xororó

Se você já tem domínio de pestanas e de acordes dissonantes, Evidências não vai te causar tantos problemas. No entanto, divida a música em partes para facilitar a prática. Primeiramente, treine o dedilhado. Depois que você estiver craque nesse fundamento, pratique os acordes usando essa batida: ↓ ↓↑ ↓↑.

18. Boate Azul – Bruno & Marrone

Excelente treino de pestanas, Boate Azul é boa para quem quer evoluir de nível no violão, pois 6 dos 9 acordes da música são feitos assim. Por outro lado, para quem já tira pestana de letra, ela é uma das músicas sertanejas mais fáceis de tocar no violão. Se você ainda sente dificuldade com esse fundamento, comece praticando em um andamento mais lento as mudanças que envolvem esses formatos.

19. Sweet Child O’Mine – Guns N’ Roses

Uma das músicas mais tocadas de todos os tempos, Sweet Child O’Mine também soa legal em formato acústico. Assim sendo, você pode até tocar a introdução da guitarra caso você tenha um violão folk. Mas, se não for o caso, toque a progressão de acordes do verso uma vez como introdução. Por último, os 14 acordes são fáceis de fazer e incluem só uma pestana (F#). Toque fazendo a seguinte batida: ↓ ↓↑ ↓↑.

20. Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.

Só Os loucos Sabem está entre as músicas para tocar no violão que as pessoas mais querem aprender. Para tocá-la, é preciso colocar o capotraste na 3ª casa. Além disso, a cifra inclui power chords oitavados – só a tônica (dedo indicador) e a oitava (mindinho) são pressionadas. O anelar só encosta na corda, sem apertá-la. Por fim, ouça bem a música para entender a marcação rítmica.

21. Borboletas – Victor & Leo

Uma das músicas sertanejas mais fáceis de tocar no violão, Borboletas tem 6 acordes, sendo que 2 têm pestana (F# e Bm). Portanto, comece treinando as mudanças que envolvem esses formatos, com a seguinte batida: ↓↑↓↑↓↑↓↑. Como de praxe, acompanhe a cifra da canção para saber as mudanças de acordes. Depois que você tiver dominado as pestanas e a base toda, estude o solo da introdução, que inclui as técnicas de hammer on, pull off e slide.

22. Tempo Perdido – Legião Urbana

Além de ser um dos maiores sucessos do Legião Urbana, Tempo Perdido é uma das músicas mais tocadas em rodas de violão e na noite. Pratique o dedilhado da introdução separadamente, de preferência em um andamento mais lento. Ao mesmo tempo, tenha cuidado com as progressões de acordes do verso e do refrão, por conta da pestana no Bm. Por fim, toque a música com essa batida: ↓ ↓↑ ↓↑.

Agora que você aprendeu as músicas mais tocadas no violão, deve tá pensando que não tem como evoluir mais no instrumento… Mas você está errado!

Com o Cifra Club Academy, você tem acesso a aulas pensadas totalmente no seu desenvolvimento musical, com materiais de apoio e canais para tirar suas dúvidas!

Ademais, com a nossa plataforma de ensino musical online, você pode assistir às aulas de onde e quando quiser, bastando ter internet! No nosso curso de violão, por exemplo, você vai aprimorar batidas, troca de acordes, pestanas e tudo relacionado ao universo das seis cordas.

Faça aulas de qualidade com ótimos instrutores por um preço que cabe no seu bolso. Não perca essa oportunidade!

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK