Cifra Club

5 feras do ukulele que descobrimos no YouTube; vem buscar inspiração!

Frequentemente associado à cultura havaiana, o ukulele é um instrumento musical de raízes portuguesas. Segundo os entendidos, suas origens datam do século XIX. De alguns anos pra cá, no entanto, esse carinha simpático vem ganhando adeptos ao redor do mudo e tem conquistado seu espaço nos mais variados estilos de música.

Neste post de hoje, você terá contato com ukulelistas [sim, esse é nome dado ao tocador de ukulele] que bombam no YouTube. São artistas talentosos, sem badalões na grande mídia e que desenvolveram suas habilidades musicais e artísticas com bastante empenho e estudos.

taimane gardner toca ukulele, de costas pro mar, de vestido vermelho

Bem popular no Youtube e nas redes, Taimane Gardner tem o ukulele na ponta dos dedos (Foto/Divulgação)

Se seu objetivo é encontrar inspiração para aprender a tocar ukulele, fique sabendo que seus olhos e ouvidos estão no lugar certo. No final da conversa, além de motivado, você sairá com os direcionamentos exatos para começar a fazer um som nesse instrumento tão melódico e emblemático.

Bora conferir esse rolê?

Thomas Zwijsen

O guitarrista belga Thomas Zwijsen é conhecido por fazer arranjos para clássicos do metal no violão clássico. Apesar de ter vários discos e projetos na bagagem, Thomas é bem menos popular do que merece. Desde 2012, o músico colabora com o renomado vocalista Blaze Bayley.

O violão e a guitarra são os principais instrumentos de Thomas, que é especialista em música flamenca. Porém, o ukulele também chora nas mãos desse cara tão versátil! Se liga só no arranjo que ele fez para Aces High, clássico do Iron Maiden.

Taimane Gardner

Criada nas praias do Havaí, Taimane Gardener faz versões distintas para clássicos da música e investe em suas próprias composições. O som promove a conexão do clássico com o rock, dando uma volta com o flamenco e descansando na voracidade do jazz.

Com presença de cena emblemática, ela combina a ferocidade de um roqueiro com a graciosidade de uma bailarina. As performances de Taimane provocam experiências sensoriais que contextualizam as dualidades da alma… elas despertam o yin e o yang, equalizam o sagrado e profano e colocam o deus que há em mim para conversar com o deus que há em você. Dê o play e deixe a vibração te conduzir!

Feng E

Feng E é um adolescente de 13 anos, nascido em Taiwan, e multi-instrumentista. Dono de habilidade incomum, e bastante estudioso, o jovem toca piano, violão e ukuele. Fã de Beatles, Oasis, Led Zeppelin, entre outros, o ukulelista faz versões espetaculares para clássicos do rock em geral.

Com seu talento, Feng foi um dos finalistas do Asia’s Got Talent 2017. Em 2020, em plena quarentena, via chamada de vídeo, o rapaz fez um som com Brian May, guitarrista do Queen. Muitos veteranos por aí moveriam céus e mares para ter a honra de tocar com o mestre Brian, hein? Sem a menor timidez, no entanto, o garoto temperou o hard rock Hammer to Fall com bastante personalidade artística.

Garam JEON

Nem só de K-pop vive a música feita na Coreia do Sul! A instrutora de ukulele Garam JEON é a prova musical que sustenta essa argumentação!

Natural de Seul, a capital sul coreana, JEON usa o YouTube para divulgar seus trabalhos. Além de lições de como tocar ukulele, ela apresenta versões para clássicos dos mais variados estilos musicais. Uma de suas grandes habilidades Garam JEON é o domínio da técnica fingerstyle, conforme você confere no vídeo abaixo 😉

Andrew Molina

Andrew Molina é nascido e criado na cidade de Kihei, localizada no Condado de Maui, no Havaí. Com bastante persistência e amor pelo instrumento, começou a tocar ukulele aos 13 anos e nunca mais parou.

Com dois discos autorais e independentes, Andrew também se destaca quando faz versões. Abaixo, você confere um cover fascinante para Sweet Child O’ Mine, do Guns N’ Roses. O simpático tiozão no baixo é Jay Molina, o pai do jovem ukulelista.

Observou que além do amor pelo ukuele, os 5 talentos acima são exemplos de persistência, domínio técnico, presença de palco, personalidade artística e versatilidade? Esses são alguns dos fundamentos que um músico iniciante precisa desenvolver ao longo dos estudos. Se você curte ukuele e ficou inspirado com esse nosso papo de hoje, continue comigo e responda à perguntinha abaixo:

Quer aprender a tocar ukulele?

Se a sua resposta for “sim”, mas ainda não encontrou a metodologia ideal, seus problemas acabaram! Com muita alegria, cá estou para te informar que Kalani Ukuleles e o Cifra Club estão juntos numa parceria. A dobradinha rendeu no Curso de Ukulele do Cifra Club.

O curso é 100% gratuito, todo online e você pode começar agorinha mesmo! Para acompanhar o conteúdo, você só precisa se ligar na galeria de vídeos abaixo:

Ah! Não se esqueça de acessar o link da playlist, clicar no botão inscrever-se e depois clicar no sininho. Desta forma, você será informado sobre a publicação de novas aulas. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o curso de ukulele, não de conferir esse post esclarecedor.

Agora, o rolê é contigo! Mas, desde já, fique sabendo que a família Cifra Club torce bastante pelo seu sucesso nos estudos. Mãos à obra, meu amigo e minha amiga 😀

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK