Cifra Club

Bituca Universidade de Música Popular abre cursos EAD e gratuitos

Se você quer melhorar suas qualificações na área dos estudos da música, a Bituca Universidade de Música Popular tem ótimas novidades. Afinal, estão abertas as inscrições para o “Bituca: de Casa!”, projeto voltado à formação gratuita e online em canto e instrumentos musicais.

Espaço para aulas de bateria na Universidade Bituca
Instalações da Universidade Bituca oferecem estrutura elegante e funcional (Foto: Universidade Bituca / Divulgação)

Serão oferecidas 60 vagas no total, 6 por curso. A residência ocorrerá de 23 de agosto a 12 de novembro, gratuitamente. Os alunos devem ter um dispositivo de câmera para acompanhar as aulas, que serão sempre nas mesmas datas e horários durante as 12 semanas.

Para cada instrumento haverá 3 tutores e 6 músicos selecionados, que serão divididos em 3 duplas.

Horários das aulas

As aulas serão semanais e terão duração de 2 horas. Abaixo, você confere a programação:

Segunda-feira

  • Percussão: das 14h às 16h
  • Violão: das 16 às 18h

Terça-feira

  • Piano: das 10h às 12h
  • Clarinete: das 14h às 16h
  • Bateria: das 16h às 18h

Quarta-feira

  • Sanfona: das 10h às 12h
  • Baixo: das 14h às 16h

Quinta-feira

  • Canto: das 10h às 12h
  • Sax: das 10h às 12h
  • Flauta: das 16 às 18h

Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cursos. Portanto, é preciso ser bem criterioso na hora de candidatar à vaga!

Atenção: os interessados devem ter experiência em algum dos instrumentos, ter 16 anos ou mais e falar português. Não é exigida residência fixa em Barbacena e região.

Como fazer inscrição?

Primeiramente, você precisa preencher a ficha de inscrição e responder o questionário. Também é preciso enviar dois vídeos, seguindo as diretrizes abaixo:

No campo “link para o vídeo-música”, você deve anexar um vídeo simples, caseiro, tocando uma música que goste, no instrumento para o qual você está se inscrevendo ou cantando (se estiver se inscrevendo para canto). O vídeo deverá ser gravado, especialmente, para essa seleção. Logo, não poderá ser editado e deve ter duração máxima de 2 min.

No campo “link para o vídeo-texto”, você deve anexar um vídeo simples, caseiro, explicando o motivo de você querer participar do projeto Bituca: de Casa. Novamente, a duração não pode ultrapassar os 2 min.

Em respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social, você deve tocar ou cantar sozinho, ou com playback. Se for acompanhado, que seja por um instrumentista que more com você.

Atenção: Os vídeos deverão ser gravados sem edição e publicados nas plataformas YouTube ou Vimeo, sem senha de acesso e não listados.

Seleção e resultado

A seleção será feita por uma comissão formada pelos mestres e pelo grupo Ponto de Partida.

Habitualmente a Bituca faria a seleção em alguns dias, com encontros pessoais. Devido às circunstâncias de isolamento social, os elementos utilizados na avaliação serão a ficha de inscrição e os vídeos. Portanto, seja o mais transparente possível! Faça performances divertidas, leves e sinceras.

Caso a comissão de seleção julgue necessário, haverá uma pré-seleção e uma segunda chamada. Os critérios de seleção serão de inteira responsabilidade do Ponto de Partida.

A lista dos selecionados será divulgada até o dia 20 de agosto de 2021, no site da Bituca, no Instagram e no Facebook.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK