Aprenda a tocar os melhores solos de guitarra

Por Gustavo Morais

Vinícius Dias ensina t ensina a tocar os melhores solos de guitarra
Venha aprender a tocar os melhores solos de guitarra com Vinícius Dias, instrutor do Cifra Club (Imagem/Divulgação)

Saber tocar os melhores solos de guitarra, certamente, é um dos desafios mais legais da jornada diária de aprendizado de um guitarrista. Afinal de contas, sempre há uma técnica ou um fundamento teórico para aprendermos. Portanto, esse tipo de conteúdo é ideal para você buscar o seu desenvolvimento nas seis cordas.

E como aprender a fazer esse som de um jeito didático e correto? Simples, o músico e professor de guitarra Vinícius Dias, o nosso querido Vinny, é o principal instrutor de aulas de rock and roll do Cifra Club. Toca muito esse carinha, hein? Com bastante sagacidade, ele combina habilidades musicais incomuns com uma oratória perfeita para ensinar.

Como o solo de guitarra é o RG do rock, nada mais sensato do que conversamos um pouco sobre as videoaulas que incluem melhores solos de guitarra que o Vinny já gravou.

Vam’bora deixar esse repertório mais completo e encorpado?

Os melhores solos de guitarra

As fontes desta lista com os melhores solos de guitarra não são as “vozes na cabeça desse escriba” ou a infame “fonte do tororó”. Nesse sentido, você já deve ter percebido que não somos adeptos de fake news! Em outras palavras, preciso informar que esta seleção foi elaborada com base em veículos especializados como, por exemplo, Guitar World, Guitarload, Planet Rock e Classic Rock.

Jimi Page e Eric Clatpon: especialistas em fazerem os melhores solos de guitarra
Page e Clapton criaram alguns dos melhores solos de guitarra (Foto/Larry Hulst/Michael Ochs Archives/Getty Images)

Antes de tudo, preciso informar que este post não é um ranking, ou seja, nada aqui pode ser encarado como “esse solo é melhor que aquele”. Portanto, saiba que a nossa ideia é te passar os caminhos para que você possa tocar obras clássicas da história do rock.

Agora, se prepare! Afine sua guitarra, confira as cordas, regule seu amplificador, ligue seus pedais e aproveite as videoaulas a seguir!

1. Back in Black – AC/DC

Bastante cultuada por roqueiros de várias gerações, eis uma das poucas bandas que realmente dispensam qualquer explicação. Com Back in Black, em 1980, o AC/DC saiu do luto para escrever mais um capítulo emblemático na história do rock pesado.

2. All Along The Watchtower – Jimi Hendrix

O mitológico Jimi Hendrix foi um dos definidores dos conceitos da figura do guitar hero. Como não está num nível de dificuldade muito elevado, All Along The Watchtower pode ser a sua porta de entrada para o mundo encantado das seis cordas.

3. Comfortably Numb – Pink Floyd

Mesmo não sendo membro fundador do Pink Floyd, o David Gilmour foi uma dos responsáveis pela importância da banda no cenário mundial. Registrada no disco The Wall, lançado em 1979, Comfortably Numb é um exemplo do apuro técnico e das referências blueseiras de Gilmour.

4. While My Guitar Gently Weeps – Beatles

Se uma música é capaz de unir os Beatles, sobretudo de George Harrison, com Eric Clapton, não há como mensurar sua relevância. Segundo George, na faixa While My Guitar Gently Weeps, Eric fez o solo da guitarra que chora”. De fato, poucas obras são tão lengendárias assim.

5. Stairway To Heaven – Led Zeppelin 

A introdução de Stairway To Heaven está no Top 3 na lista das mais famosas do rock. Trata-se de um arpejo que abre caminho para uma das harmonias mais arrebatadoras já surgidas. Logo, ter esse solo na ponta dos dedos é um dos 10 mandamentos de todo guitarrista competente.

6. One – Metallica

O Metallica achou a fórmula certa para ser uma banda técnica e, ao mesmo tempo, pesada. Nesse sentido, One é uma das músicas que ilustra como fazer um som barulhento, ruidoso, raivoso e magistralmente tocado.

7. LaylaDerek & The Dominos

Apesar da curta duração, a banda Derek & The Dominos é um dos recortes mais importantes da carreira Eric Clapton. Na música Layla, maior sucesso do grupo, o guitarrista Duane Allman dá show de técnica, feeling e criatividade.

Dicas para tocar os melhores solos de guitarra

Antes que nossa conversa chegue ao fim, preciso te passar mais umas dicas de conteúdo. São conteúdos que você precisa dominar para aprender a tocar os melhores solos de guitarra. Dessa forma, o estudo ficará bem mais leve e intuitivo:

Por fim, já que chegou até aqui, que tal ajudar a galera das cordas? Basta compartilhar o link deste post nas suas redes sociais, sempre marcando a galera que curte fazer um som.