Cifra Club

7 erros que o músico iniciante não pode mais cometer

Quando iniciamos os processos de aprendizado, inevitavelmente, cometemos uma sucessão de vacilos. Nessa nossa jornada de músico iniciante, como você deve imaginar, a situação não é diferente. A bem da verdade, por mais que muitos façam vistas grossas, é que colecionamos mancadas.

Mulher negra sentada no sofá e tocando violão com postura errada
Má postura e dispersão: dois erros que impedem qualquer avanço no aprendizado (Foto/Pexels)

O texto de hoje é pra você, amiga e amigo, que está dando seus primeiros passos no admirável mundo da música. Ao longo das próximas linhas, quero trocar um papo reto acerca dos erros mais comuns que todo músico iniciante comete.

Ah! Saiba que não quero fazer juízo de valor. A intenção é somente, e não mais do que isso, te dar umas dicas para que seu aprendizado possa fluir de maneira proveitosa, eficiente e coerente.

Erros que travam a evolução do músico iniciante

Confira a checklist abaixo e risque, de uma vez por todas, esses errinhos de sua vida. Vai por mim: depois desta nossa conversa, sua jornada de músico iniciante estará bem mais iluminada.

1. Evitar acordes com pestana

Geralmente, a pestana é o primeiro obstáculo na trajetória do músico iniciante e quem está começando a tocar violão ou guitarra. O som fica esquisito e a posição do dedo indicador não é confortável, correto? A boa notícia, confie em mim, é que esse sofrimento não é eterno.

Na medida em que você fortalecer os músculos de sua mão, as pestanas deixarão de ser um pesadelo. Vai doer um pouco, de fato, mas não é nada que não possa ser superado. Para conseguir exorcizar o “fantasma pestaneiro”, recomendo duas atitudes:

  • dedique 5 minutinhos de seu treino aos os acordes com pestana.
  • tente parar de tocar somente as músicas que não tenham pestanas [é impossível montar o repertório bacana só com canções que não tenham pestana]

Estamos lidando com um ponto crucial no aprendizado, ou seja, não tem escapatória! Afinal de contas, as pestaninhas são charmosas e fundamentais para abrir o seu leque sonoro na hora de compor.

2. Deixar técnica e teoria em segundo plano

Tocar ou cantar as canções que curtimos, sem a menor sombra de dúvidas, faz bem pros ouvidos, pra mente e pro coração. Na real, o músico iniciante não começa a estudar por que sente amor pelos exercícios. Acontece, porém, que não adianta aprender uma música sem saber o que está sendo executado.

A pessoa quem mantém o foco só repertório e deixa bases teóricas e fundamentos técnicos em 2.º plano, você não será um músico. Pra falar a verdade, me desculpe pela franqueza, quem age assim, não passa de um repetidor de músicas.

“E o que há de errado nisso?”, sabiamente você indaga. A resposta é bem simples: o repetidor de música não será um bom compositor, não terá versatilidade e não vai nem mesmo conseguir improvisar durante uma jam session. Dê o play e descubra os benefícios de aprender teoria musical:

3. Queimar etapas

Segundo a sabedoria popular, “não se começa uma casa pelo teto”. Trazendo esse ensinamento para as aulas de música, é possível entender que não adianta queimar etapas. É totalmente compreensível que, ao menos no início do rolê, você queira tocar ou cantar com a mesma desenvoltura de seus ídolos.

Quando o assunto é guitarra ou violão, sem sombra de dúvidas, a velocidade é um dos fundamentos que queremos dominar. Porém, sem treino e dedicação, torna-se impossível fazer solos elaborados. Comece tocando lentamente, mas de maneira correta.

Aprender o posicionamento ideal das mãos, conhecer o som de cada nota, compreender os dinamismos de um campo harmônico, por exemplo, são apenas algumas das etapas de aprendizado que precisamos passar antes de pensarmos em tocar rápido. Lembre-se que a velocidade vem, naturalmente, com a prática, isto é, aprenda a controlar seus dedos e, consequentemente, realizará movimentos precisos.

Não se canse de treinar Digitação Psicotécnica e, principalmente, adquira o hábito de usar o metrônomo. Isso tudo vai orientar seu caminho rumo ao desenvolvimento da velocidade.

4. Não tocar na frente de outras pessoas

Há pessoas que são, naturalmente, tímidas ou acanhadas. Essas características, no entanto, podem impedir o desenvolvimento de um músico. Se fazer um som em público é seu pesadelo, está na hora de rever seus conceitos. Vai por mim: tocar na frente de outras pessoas é essencial para o aprendizado. Além de injetar doses de adrenalina, essa prática melhora o senso crítico.

Comece mostrando seu talento para sua família. Quando pegar confiança, toque umas músicas na frente de seus amigos. Conforme for a sua intenção com a música, naturalmente, você perceberá a chegada do momento de se apresentar para desconhecidos.

Conselho de amigo: será gratificante receber elogios das pessoas que te verem/ouvirem tocar. Em contrapartida, saiba que as críticas podem acontecer. Seja lá qual for o feedback, encare como motivação para continuar desenvolvendo os seus estudos e aprendizados.

5. Aprender por várias fontes ao mesmo tempo

Uma rápida pesquisa no Google ou no YouTube é suficiente para encontramos um infinito de videoaulas, tutoriais e cursos. Tamanha quantidade de informação, no entanto, nem sempre ajuda.

Motivados pela falta de paciência, ou pela dificuldade de desenvolvimento, só pra citar dois exemplos, o músico iniciante tende a pular de um vídeo para outro… ou a abrir vários materiais ao mesmo tempo.

Há quem possa encarar o procedimento descrito acima como “fome de aprendizado”. No entanto, essa busca incessante por conteúdo pode causar conflitos de didática e, consequentemente, quebrar a sequência lógica do seu estudo. Observes as afirmações abaixo:

  • segundo muitos, 4 é igual a 2 + 2
  • para tantas outras pessoas, 4 é igual ao dobro de 2

E as possibilidades não param por aí! Sempre há vários caminhos para o mesmo lugar, inclusive quando esse “lugar” é o aprendizado musical. Se tentar aprender por várias fontes simultaneamente, além de perder muito tempo caçando conteúdo, você vai ganhar um baita nó aí na sua mente. Consequentemente, virão bloqueios, dispersões e desistência.

Dito isso, que tal pensar na possibilidade de fazer um curso completo de música? Nesse sentido, a melhor opção é o Cifra Club Academy, a plataforma de ensino de música online mais completa e que cabe no seu bolso.

6. Não estabelecer metas

Isso é fundamental para todos os pontos da vida, concorda? Só consegue “chegar lá” quem sabe para onde está indo. Já que nosso papo é sobre aprendizado musical, que tal você tentar estabelecer metas de curto prazo em seus estudos? Para dar uma clareada aí nos seus horizontes, observe o exemplo abaixo:

Dentro de um mês:

  • desenvolver a independência dos dedos;
  • estudar uma determinada escala;
  • praticar diariamente;
  • aprender a tocar uma música completa, incluindo o solo.

As metas acima são apenas um exemplo. Lembre-se que seus objetivos devem caminhar em concordância com seu nível de aprendizado. Se você ainda é um músico iniciante, não adianta, por exemplo, tentar tirar músicas complexas como Hotel California ou Neon. Do mesmo modo, se você está começando a estudar canto, pode se frustrar tentado cantar músicas do Queen ou da Elis Regina.

7. Não ter uma rotina de estudos

O comodismo é um erro muito comum. O cara já toca razoavelmente bem, tem um repertório interessante, domina uma boa quantidade de acordes e se vira com algumas escalas. Esse filme só pode ter um final: o indivíduo larga os estudos, pois já “toca pra caramba”.

E é nessa cena dantesca acima que mora o perigo! Quando abandona a rotina de estudos, o músico entra em um doloroso e triste processo de estagnação. Afinal de contas, somente o aprendizado de coisas novas possibilita o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Estude música no Cifra Cub Academy

Se você é músico iniciante, mas deseja aprofundar seus estudos, tenho uma ótima novidade. O Cifra Club Academy abraçou a Black Friday! Dessa forma, o sonho de estudar música de forma correta está mais perto de você!

Black Friday Cifra Club com até 100% de desconto
Você está a um clique de garantir seu desconto especial para acessar o curso de música mais completo do Brasil (Divulgação)

Que tal aprender música com ensinamentos pautados no alto padrão de qualidade? E as vantagens, não param por aí! Olha só: além da praticidade de estudar quando e na hora que você quiser, a assinatura garante acesso a todos os cursos do Cifra Club Academy. Em outras palavras, você será um músico completo!

Bora aproveitar os benefícios da maior plataforma de EAD de música do Brasil? Você pode começar garantindo o seu desconto super especial de Black Friday. Na sequência, é só esperar o dia de confirmar a assinatura e partir pro aprendizado!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK