Cifra Club

Violão para iniciantes: 7 habilidades que você precisa saber

É normal que o violão para os iniciantes gere um monte de incógnitas. Tudo é novidade, o campo de informações é infinito e as informações encontradas nem sempre são verdadeiras. Como eu não quero que você tenha sustos ao longo desta fase inicial de seu aprendizado, selecionei umas videoaulas de teor técnico que não podem ficar de fora dos seus estudos.

O objetivo é te entregar um conteúdo que vai te deixar mais íntimo do seu instrumento. Além disso, certamente, o material responde a uma série de questionamentos que todos fazemos no começo dos nossos estudos.

Rapaz e moça tocam violão juntos

Violão para iniciantes é uma surpresa a cada aula(Foto/Pexels)

A nossa conversa de hoje é uma coletânea de materiais importantíssimos para quem é iniciante no violão.

Fique tranquilo, pois, os vídeos aqui reunidos têm curta duração. Sendo assim, você vai aprender um monte de coisa boa em poucos minutos. A ideia é exatamente essa: falar pouco e deixar a maior parte do tempo para o estudo dos fundamentos 😉 Dá só uma olhadinha nos assuntos que preparei pra este post:

  • Como evitar que a corda quebre
  • Como saber se as cordas do violão estão altas?
  • Preciso aprender violão antes de tocar guitarra?
  • Tensor: o que é como funciona
  • Pode usar pedais no violão?!
  • Diferenças entre o som do violão de aço e o de nylon
  • Como tocar com dois violões

Agora é contigo, hein? Afine aí o seu violão, se aqueça, procure um lugar confortável e mergulhe no aprendizado! Boas aulas.

1. Como evitar que a corda quebre

Uma hora ou outra, alguma das cordas do seu violão irá quebrar. O que pouca gente sabe, no entanto, é que tem como adotar algumas medidas para aumentar a vida útil de uma corda. No vídeo abaixo, Gustavo Fofão te dá umas dicas preciosas sobre esse assunto.

2. Como saber se as cordas do violão estão altas?

Se as cordas do seu violão estiveram altas demais, você não conseguirá tocar quase nada. Afinal de contas, se os seus dedos não pressionarem as cordas direitinho, você sentirá dores e as notas não serão feitas.

Muitos iniciantes, inclusive, não conseguem evoluir no instrumento justamente por causa da altura das cordas. Mas como saber se regulagem está ok? Dê o play e confira 😉

3. Preciso aprender violão antes de tocar guitarra?

Eis um das questões que mais mexem com o imaginário de quem quer seguir a trilha das seis cordas. Será que tem como ser guitarrista sem antes tocar violão? A resposta para esta pergunta que nunca quer calar, eu deixo nas palavras do mestre Marcos de Ros.

4. Tensor: o que é e como funciona

Conhecer a anatomia do violão é fundamental! Pouca gente sabe, de fato, o que é o tensor e como ele funciona. Essa peça interna é, no mínimo, determinante para que um músico consiga tocar.

5. Pode usar pedais no violão?!

Já que em um vídeo anterior rolou uma conexão entre violão e guitarra, não posso deixar de indicar mais um assunto que envolve os dois instrumentos: o uso de pedais. Será que é possível usar uma distorção ou um reverb no violão? Descubra essa resposta no vídeo a seguir.

6. Diferenças entre o som do violão de aço e o de nylon

A sonoridade que você tira em um violão de nylon é bem diferente da de um instrumento que tenha cordas de aço. Outro fator que influencia bastante é o mecanismo usado para fazer a batida, isto é, a palheta, a unha e a dedeira entregam sons diferentes.

7. Como tocar com dois violões

Fazer um som com um amigo é o que há de melhor! Além de dar uma encorpada na música, a diversão e a troca de aprendizado são aspectos garantidos. Agora, como tocar uma música junto de outro violão sem um ofuscar o outro? É só dar o play no vídeo abaixo e conferir a resposta 😉

Mais aulas de violão para iniciantes

Se você está realmente determinado a aprender tocar violão, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos posts abaixo e, certamente, não se arrependerá.

E não pense que acabou, hein? A jogada certeira para o iniciante no violão está nas próximas linhas :)

Aprenda a tocar violão com o Cifra Club

E se você quer dar o primeiro passo para ser músico, o Cifra Club será o seu guia. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

O curso  é voltado para quem está no nível iniciante. Desta forma, você vai conferir videoaulas que dão dicas sobre “qual violão comprar”, que ensinam “como afinar o instrumento”, entre outros temas básicos. No final das contas, você completará um ciclo de aprendizado sendo o Rei da rodinha de violão, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.

Não perca mais tempo, meu amigo e minha amiga! Vem aprender a tocar violão com os instrutores mais talentosos, carismáticos e didáticos da internet 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK