Cifra Club

Xô, preguiça! 5 motivos para aprender a tocar violão em 2022

Aprender a tocar violão é uma das resoluções mais populares de ano novo. Com tudo que vem acontecendo no mundo, 2022 acaba sendo o cenário mais do que perfeito para se jogar no mundo mágico das cordas e palhetas. Além disso, uma nova década começou a pintar no horizonte e já é o cenário perfeito para cumprirmos metas!

Rapaz toca violão de aço, com uma paisagem natural ao fundo

Tocar violão faz bem para o corpo, para a mente e para a alma (Foto/Pexels)

Então, o texto de hoje lista 5 dos infinitos motivos para você finalmente tirar seu violão do limbo em 2022. Sendo assim, continue comigo e entenda que não há mais desculpas para deixar as cordas enferrujando e o instrumento acumulando poeira.

Por que aprender a tocar violão neste ano?

O ano de 2021 foi complexo, em todos os sentidos e direções. A música, no entanto, proporciona alento e une o que muita coisa por aí insiste em separar. Há canções, inclusive, que nos ajudam a superar esse passado bem recente e complexo.

Além disso, a ciência explica que tocar um instrumento é uma das atividades que estimulam o cérebro e fazem bem para a saúde em geral. A seguir, você confere uma listinha com 5 motivos para aprender a tocar violão em 2022.

1. Tocar violão ajuda na concentração e na memória

Tocar violão já é o máximo por si só, já que é uma atividade gostosa e relaxante. Mas, além disso, você sabia que tocar um instrumento ajuda nas suas capacidades cognitivas? A prática contínua estimula o cérebro a desenvolver novas conexões entre os neurônios, melhorando algumas funções cerebrais, como a memória e a própria coordenação motora.

Então, já sabe, né? Se 2022 será seu ano de vestibular ou se você vai tentar algum concurso, tenha a prática de violão como aliada! Ah! E toda vez que ouvir algum comentário sobre estar tocando violão ao invés de estudar, você já tem uma resposta na ponta dos dedos – e comprovada cientificamente!

2. Relaxe tocando violão

Se a previsão é que o ano seja cheio de trabalho, separe um tempinho pra relaxar com seu hobby favorito! Segundo um estudo neurocientífico da Universidade McGill (Canadá), tocar violão libera hormônios do “bem-estar”, como a dopamina, conhecida como “o hormônio da felicidade“.

Homem deitado, relaxando, e dedilhando um violão

Fazer um som na hora de relaxar é o que há de melhor (Foto/Pexels)

Outro estudo, desenvolvido pela Universidade de Loma Linda dos EUA provou que o estresse é reduzido de maneira significativa ao tocar qualquer instrumento, como o violão.

3. A música te ensina a ser paciente

Não vou te iludir: tocar violão não é fácil, mas também não é impossível. É fundamental ter paciência, já que tirar um som agradável do instrumento pode demorar um pouco (imagine, então, uma música inteira? Isso, sem contar as pestanas…)

Além disso, quem pratica violão tende a ser mais criativo, segundo um estudo da renomada Universidade de Cambridge. Não tem por quê não começar a treinar, né?

4. Tocar um instrumento ajuda a interpretar textos

Uma #dica pra quem quer ampliar o leque de leituras em 2020, não poderia ficar de fora desta nossa conversa. O livro Psychology of Music anunciou um estudo com crianças que foram expostas a um programa de vários anos de ensino musical, envolvendo a formação mais complexa de habilidades rítmicas, tonal e, claro, a prática de instrumentos musicais.

Estudante encara uma montanha de livros

Tocar violão pode te ajudar a tirar melhor proveito dos livros (Foto/Pexels)

Resultado: essas crianças mostraram um desempenho cognitivo superior em habilidades de leitura e compreensão de textos, em comparação com outras não treinadas musicalmente.

Mesmo tendo sido feito com crianças, esse estudo já indica que uma prática disciplinada de violão, a longo prazo, pode te ajudar a interpretar melhor aquele livro que você custou a sacar!

5. Aprimore suas habilidades sociais tocando violão

Já ouviu falar de ídolos da música que apesar da timidez, conseguem arrasar no palco? Muitos deles falam que o violão (ou qualquer outro instrumento) serve como “escudo”. É como se o instrumento ficasse em primeiro plano (e consequentemente, a música), sem que o foco fique completamente na pessoa.

Mas já que ainda não temos uma plateia gigantesca de fãs para encarar, o rolê fica mais fácil. Na real, a confiança no aprendizado desenvolvido caminha de mãos dadas com o interesse/vontade de mostrar a evolução para os mais chegados.

Moça toca violão e rapaz toca instrumento percussivo em um parque

O casal que faz um som junto, certamente tem boas chances de ser mais feliz (Foto/Pexels)

Ainda na temática de “habilidades sociais”, tocar um instrumento pode te inserir em um contexto social de outras pessoas que também tocam, ou que compartilhem das mesmas preferências musicais. Se você entrar para uma escola de música ou para uma banda, essa socialização é ainda mais fácil!

Pode parecer clichê, mas quem toca um instrumento acaba chamando a atenção de muita gente. Afinal de contas, poucas são as pessoas que não ficam hipnotizadas ao verem alguém tocando violão. Tô mentindo? Claro que não, já que estudos de universidades renomadas já provaram os músicos possuem uma espécie de ímã que atrai crushs.

Para dar aquela forcinha, a Universidade de Cambrige também comprovou que tocar um instrumento – assim como ouvir a música de quem toca- desperta no cérebro uma sensação de prazer, quase semelhante à de uma relação sexual.

Conclusão: se você tocar ou enviar as músicas certas para o love, seu coração vai ter alguém para “chamar de meu”.

Como aprender a tocar violão com o Cifra Club

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que não faltam incentivos para tirar a poeira do seu violão. E se quer dar o primeiro passo rumo ao aprendizado, o Cifra Club Academy está pronto para te guiar.

Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música online
Cifra Club Academy: a plataforma de ensino de música que forma músicos completos (Imagem/Cifra Club)

O curso é voltado para quem vai, literalmente, começar a tocar do zero. Dessa forma, as aulas abordam desde conteúdos sobre afinação e posicionamento das mãos, bem como leitura de cifras e estudo de outras técnicas. Em tese, você vai dominar as pestanas, ter vários ritmos na ponta dos dedos, brilhar nos dedilhados e montar um repertório espetacular!

A assinatura te dá direito a todos os outros cursos disponíveis na plataforma. Em outras palavras, além de aprender a tocar violão, você estudará outros instrumentos. E já que o conteúdo é 100% online, é possível estudar quando e onde quiser! Se você realmente quer aprender a tocar violão, a hora é agora!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK