Cifra Club

Quais as melhores bandas de grunge?

Descubra as principais bandas do movimento grunge e seus trabalhos de sucesso!

O movimento grunge nasceu nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Seattle. Com letras bastante densas, que têm a liberdade como tema central, e uma sonoridade “suja”, as bandas de grunge construíram um grande legado. Conheça as melhores neste artigo!

Integrantes do Nirvana
O Nirvana é um dos expoentes mais importantes do grunge (Foto: Divulgação)

A sonoridade do grunge foi influenciada por heavy metal, hardcore e punk. Isso resultou em um som com presença marcante de guitarras com distorção e efeitos.

Além disso, as vestimentas das bandas de grunge ficaram marcadas pelas típicas camisas de flanela e corriam na contramão da estética chamativa dos anos 1980.


10 bandas de grunge para você ouvir

Listamos as principais bandas de grunge para você conhecer e/ou relembrar, que fizeram história nos anos 80 e 90. Já veio alguma na cabeça aí? Confira:

1. Soundgarden

O Soundgarden é uma das bandas de grunge dos anos 80 mais influentes do gênero. Considerada uma das pioneiras do movimento, foi a primeira a assinar com uma grande gravadora (A&M Records) e conquistou grande sucesso comercial no começo dos anos 90. Isso abriu portas para que selos procurassem outras bandas de Seattle.

O grupo ficou em atividade de 1984 até 1997 e, após um hiato, de 2010 a 2017. Foram mais de 30 milhões de cópias vendidas, sendo que o álbum “Superunknown” (1994) é um dos mais conhecidos e aclamados.

2. L7

L7 é uma das bandas de grunge femininas que fizeram muito sucesso, principalmente com a música Pretend We’re Dead. Sua formação foi em 1985, durando até 2000, mas em 2014 elas se juntaram novamente e seguem em atividade.

Ao longo da carreira, foram lançados 7 álbuns de estúdio, com destaque para “Bricks Are Heavy” (1992). Além disso, foram uma das precursoras do movimento riot grrrl, impulsionando a representatividades das mulheres no grunge, ambiente majoritariamente masculino.

3. Temple of the Dog

A banda Temple of the Dog foi um supergrupo formado por grandes nomes do grunge: Chris Cornell (Soundgarden e Audioslave), Stone Gossard (Pearl Jam), Jeff Ament (Pearl Jam), Matt Cameron (Soundgarden e Pearl Jam) e, ocasionalmente, Eddie Vedder (Pearl Jam).

O grupo, que lançou apenas um álbum, buscava homenagear o cantor Andrew Wood, que integrou bandas pioneiras do gênero (Mother Love Bone e Malfunkshun) e faleceu em decorrência de overdose.

O projeto temporário ganhou maior reconhecimento após os integrantes que também faziam parte do Pearl Jam ganharem reconhecimento mundial. A faixa Hunger Strike foi um dos sucessos da banda.

4. Screaming Trees

Screaming Trees foi uma banda bastante inspirada pelo movimento da psicodelia. Apesar de não alcançar a grande mídia, teve bastante importância para o movimento grunge.

Inclusive, o disco Sweet Oblivion (1992) está na lista dos 50 melhores álbuns de grunge da revista Rolling Stone, tendo como destaque o hit Nearly Lost You. O grupo estadunidense se formou em 1985 e chegou ao fim em 2000, após lançar 7 álbuns.

5. Pearl Jam

O Pearl Jam não é só uma das grandes bandas de grunge dos anos 90, mas também um dos maiores nomes da história do rock, fazendo sucesso até os dias atuais.

Em seu primeiro álbum, “Ten” (1991), a banda já conseguiu atingir o grande público. Porém, durante toda sua trajetória, os integrantes demonstravam resistência com a indústria musical.

Uma das recusas era em produzir videoclipes. Ainda assim, o Pearl Jam já vendeu cerca de 60 milhões discos no mundo todo!

6. Alice in Chains

Alice in Chains é uma das bandas mais influentes do grunge e foi muito importante para a popularização do estilo. Prova disso é que ela alcançou a primeira posição na Billboard 200 duas vezes, com os álbuns “Jar of Flies” (1994) e “Alice in Chains” (1995).

Após a morte do vocalista Layne Staley, em 2002, a banda fez uma pausa e retornou em 2005 com William DuVall como vocalista. A música Man in the Box é considerada um clássico, tanto da banda quanto do movimento grunge como um todo.

7. Bikini Kill

A banda Bikini Kill ficou bastante conhecida por levantar a bandeira do movimento riot grrrl e do feminismo no cenário musical.

Além disso, tinha como marca performances incendiárias e letras incisivas, com o intuito de passar sua mensagem de oposição ao cenário daquele momento.

A banda, que tem a faixa Rebel Girl como um hino, anunciou recentemente a volta aos palcos, inclusive com passagem pelo Brasil!

8. Mudhoney

Surgida em 1988, a Mudhoney é uma das primeiras bandas de grunge e está em atividade até hoje! O grupo se formou com o fim da banda Green River, que era formada por Mark Arm, Steve Turner, Jeff Ament e Stone Gossard (esses dois últimos do Pearl Jam).

Embora não tenha tanta atenção comercial, também por escolher manter-se distante do mainstream, é evidente sua influência no movimento.

9. Babes in Toyland

Dentre as bandas de grunge femininas, temos também a Babes in Toyland, formada em 1987. Sua discografia é composta por 3 álbuns, lançados entre 1989 e 1995, e que alcançaram bons números.

A banda era formada por Kat Bjelland (vocal e guitarra), Lori Barbero (bateria) e Michelle Leon (baixo), que depois foi substituída por Maureen Herman, em 1992. Uma curiosidade é que o lendário vocalista do Nirvana, Kurt Cobain era fã declarado da banda.

10. Nirvana

Falando neles, o Nirvana é, certamente, o maior nome do movimento grunge! A banda acabou em 1994, com a morte de Kurt, mas com apenas 3 álbuns de estúdio tornaram-se inesquecíveis em todo o mundo.

O disco “Nevermind” (1991), por exemplo, emplacou três faixas na lista de 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da revista Rolling Stone.


Entre os clássicos da banda, não podemos deixar de citar Come As You Are e Smells Like a Teen Spirit, verdadeiros hinos do grunge.

Então, curtiu conhecer e saber mais sobre as principais bandas de grunge? Esse é um movimento que chama atenção tanto pela sonoridade quanto pela estética, assim como a mensagem das músicas.

Agora, que tal compartilhar este artigo com aquela pessoa que também se amarra no mundo da música e precisa conhecer mais sobre um dos estilos mais influentes do rock?

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK