Cifra Club

Conheça as melhores bandas de rock atuais

Listamos 10 bandas de rock atuais que você precisa conhecer e adicionar à sua playlist!

Integrantes da banda Greta Van Fleet em sessão de fotos em pé
Greta Van Fleet é dos grandes nomes do rock moderno (Foto/Reprodução/Internet)

Certamente, você já deve ter escutado aquele papo de que não existem bandas de rock atualmente. Aquela choradeira de que o rock sobrevive graças aos grandes nomes do passado ou, até mesmo, a clássica “o rock morreu”.

Nesse sentido, se olharmos superficialmente para o mainstream, é até compreensível que se chegue a essa conclusão. Mas, se observarmos atentamente, veremos que há, sim, bandas de rock atuais mandando um som de respeito no mercado musical.

Por isso, para celebrar o Dia Mundial do Rock, preparamos este artigo com 10 bandas de rock atuais que merecem sua atenção. Portanto, prepare os ouvidos e venha conosco descobrir novos grupos que vão incrementar a trilha sonora do seu dia a dia!

Quais as melhores bandas de rock atualmente?

Podemos encontrar bandas de rock atuais fazendo hard rock, britpop e até revisitando vertentes desse estilo dos anos 60. Ou seja, temos um amplo leque de bandas que fazem som para todos os gostos.

Apesar disso, estas bandas têm em comum o fato de passearem livremente dentro do tipo de rock que as inspiram. Logo, o céu é o limite! Afinal, os Rolling Stones começaram sua carreira se moldando no blues, por exemplo.

Portanto, listamos 10 bandas de rock atuais, 5 nacionais e 5 internacionais, para você se tornar fã de todas (ou, pelo menos, algumas delas). Bora lá?

Bandas de rock brasileiras atuais

Primeiramente, vamos falar sobre as bandas de rock atuais brasileiras que mais estão se sobressaindo na cena roqueira tupiniquim. Vamos nessa?

Aminoácido

A banda paranaense Aminoácido é um quinteto com forte influência de Frank Zappa. Nesse sentido, a banda faz um som experimental, com um instrumental que mostra o quanto seus músicos são virtuosos.

Além disso, eles misturam momentos de psicodelia, hard rock e rock progressivo com funk e até ritmos brasileiros, como o samba. Ademais, a irreverência nas letras é um dos diferenciais dessa banda autoral praticamente única em solo brasileiro.

O álbum Sem Açúcar, lançado em 2018, chamou a atenção da imprensa especializada. Ademais, sua discografia inclui também os discos Meticuloso (2017), O Desastre do Azeite (2020) e Banda Morre (2021).

Deafkids

Outra banda de rock com abordagem experimental, Deafkids é um trio de Volta Redonda (RJ) com influências de dub, noise, psych e hardcore. Além disso, eles misturam elementos de música industrial, psicodelia e música brasileira no seu caldeirão sonoro. Portanto, a banda entrega uma sonoridade provocadora ao seu público.

Assim sendo, o trio já foi tema de publicação na revista inglesa The Wire, uma das revistas sobre música experimental do mundo. Vale destacar que o Deafkids já excursionou pela Europa e lançou um álbum em parceria com o duo Petbrick, do baterista Iggor Cavalera.

Terno Rei

Banda paulistana de rock alternativo, o Terno Rei faz um som calcado na new wave e no indie dos anos 80. Suas letras introspectivas e sonoridade sombria e nostálgica remetem às bandas britânicas de shoegaze como My Bloody Valentine, com uma pitada a mais de pop.

No entanto, o Terno Rei não é uma das bandas nacionais mais novas do momento. Eles iniciaram sua carreira em 2010. Logo, eles já possuem uma discografia que consiste em dois EPs e quatro álbuns. O disco Violeta (2019) foi um grande sucesso tanto de público quanto de crítica.

Ademais, a banda acumula notável participação no Lollapalooza de 2022.

Raça

Segundo o vocalista da banda, Popoto, “a maior virtude do Raça é o compromisso com o inesperado”. Nesse sentido, fica fácil entender porque os álbuns da banda têm sonoridades diferentes.

Por exemplo, o disco Saúde (2019) entrega um som que preza mais pelas guitarras do que o álbum Saboroso (2016), onde a predominância fica por conta dos sintetizadores.

Além disso, o Raça tem como principal característica fazer um rock agressivo, mas fácil de digerir. As letras da banda são simples e cruas, totalmente sintonizadas com a autenticidade do punk.

Certamente, o Raça é uma das bandas de rock atuais brasileiras que se preocupam mais em serem honestas do que em seguirem modismos.

Black Pantera

A banda mineira Black Pantera faz um crossover de punk, hardcore e heavy metal. O trio é formado totalmente por negros, o que resulta em letras que tratam de críticas sociais, racismo e discriminação em geral.

Seu terceiro álbum, Ascensão, lançado em 2022, é considerado um dos melhores álbuns de rock nacional do ano. Além das influências já citadas, o disco passeia pelo grunge e nu metal. Ademais, o Black Pantera é uma das atrações line-up do Rock in Rio de 2022.

Bandas de rock atuais internacionais

Agora vamos conhecer 5 bandas de rock atuais internacionais que estão se destacando no cenário. Vamos lá?

The Jacks

Quarteto formado na Califórnia, o The Jacks investe em uma sonoridade de guitarras cruas. Dessa forma, eles passeiam pela típica pegada do rock americano dos anos 2000, ao mesmo tempo que injetam um toque contemporâneo ao seu estilo.

Em 2019, eles se apresentaram no Super Bowl e em um show com Ringo Starr. No mesmo ano, o clipe do single Walk Away estreou na Billboard. Além disso, o guitarrista Tom Hunter foi destaque na revista Guitar World, onde ensina a tocar a música Threw It All Away.

Wallows

Grupo de Los Angeles, Wallows faz um som com forte influência do rock alternativo dos anos 80. Apesar disso, eles conseguem criar uma sonoridade bem atual. Em 2017, seu single de estreia, Pleaser, lançado de forma independente, alcançou o segundo lugar no Spotify Global Viral 50. Ademais, a faixa ficou em primeiro na parada local da conceituada rádio KROQ.

Ainda em 2017, o Wallows lotou duas das maiores casas de show da Califórnia: The Roxy e Troubadour. No ano seguinte, a banda assinou com a Atlantic Records e já lançou dois álbuns: Nothing Happens e Tell Me That It’s Over.

Måneskin

Uma das bandas de rock atuais mais badaladas do momento, o Måneskin foi formado em Roma e é classificado como uma banda de glam rock. No entanto, é nítida a influência de hard rock e rock alternativo no som deles.

Assim, o vocalista Damiano David define o som da banda como “uma tradução da música do passado para a modernidade”.

Após participarem do The X Factor italiano e vencerem o tradicional festival Eurovision em 2017, eles passaram a frequentar as paradas europeias.

Além disso, a versão deles para a música Beggin’, dos Four Seasons, trouxe para a banda o sucesso no concorrido e cobiçado mercado estadunidense.

FUR

O quarteto britânico FUR é uma das bandas mais comentadas na Inglaterra. Nesse sentido, um dos radialistas mais famosos do Reino Unido, Steve Lamacq, colocou vários singles da banda na programação da BBC Radio 6 Music.

Entre as influências da banda, se destacam os Beatles do começo da carreira e o produtor e compositor americano Phil Spector. Seu álbum de estreia, When You Walk Away, lançado em 2021, mostra como a banda consegue atualizar o rock do começo dos anos 60.

Greta Van Fleet

Com toda a certeza, o Greta Van Fleet é uma das bandas de rock atuais mais polêmicas. Afinal, a fortíssima influência de Led Zeppelin que eles carregam têm gerado ou interesse ou indiferença ao som deles.

Do mesmo modo, eles investem na estética hippie flower power. Apesar disso, seu primeiro álbum, Anthem of The Peaceful Army, liderou a parada de álbuns de rock da Billboard na semana do seu lançamento.

Em 2018, eles participaram de um show do Elton John, a pedido do próprio astro britânico. Além disso, eles já foram indicados ao Grammy de Melhor Performance de Rock e Melhor Canção de Rock, com Highway Tune.

Agora que você já conhece 10 bandas de rock atuais, que tal compartilhar este artigo com seus amigos e amigas? Desse modo, mais pessoas vão celebrar o Dia Mundial do Rock se deliciando ao som das novas descobertas musicais que elas vão fazer!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK