Cifra Club

Biografia do cantor Daniel: a trajetória de um ícone sertanejo

Descubra como Daniel vem construindo uma das carreiras artísticas mais inspiradoras da música sertaneja

Seja pelas músicas românticas, seja como jurado na televisão, você certamente já ouviu falar sobre quem é o cantor Daniel. Neste artigo, vamos mais a fundo em sua história!

Cantor Daniel cantando em show com luzes rosas ao fundo
Já são mais de 40 anos de carreira (Foto/Divulgação)

Além de indicado ao Grammy Latino, o artista é considerado um dos maiores cantores da música sertaneja, com shows históricos e álbuns de sucesso.

Mas, se você não viveu o boom dos anos 90, provavelmente não conhece a trajetória do artista, que inclui dificuldades e recomeço.

Apelidado de Príncipe, o cantor e compositor é o aniversariante do mês e celebra, antes de tudo, uma carreira sólida. Bateu a curiosidade para saber mais sobre a história do cantor Daniel? Então, vem com a gente!

Afinal, quem é o cantor Daniel?

José Daniel Camillo é de Brotas, interior de São Paulo, e o terceiro de quatro filhos. Desde pequeno demonstrava sua paixão pela música e cantava para alegrar seus irmãos.

Além disso, logo aos cinco anos ele já arriscava seus primeiros acordes e passava o dia gravando sua voz em um gravador portátil. Estava ou não estava predestinado a ser cantor?

Nesse sentido, foi com o seu pai que ele aprendeu a tirar a segunda voz das canções para treinar a sua como primeira. Foi também seu pai que lhe deu um violão e um livro de cifras (quem lembra disso aqui?) aos 8 anos. Depois disso, passou a cantar nas praças e rádios com o pai, sob o pseudônimo de Teodoro.

Após ter uma de suas canções executada na rádio da cidade, Daniel decidiu participar de festivais na região durante o fim de semana. Foi aí que conheceu José Henrique dos Reis (João Paulo), sua futura dupla. 

Depois de um tempo, João Paulo se uniu a Daniel, e juntos começaram a fazer shows em circos e festivais, sob o nome de José Nery e Daniel.

Além de serem novatos, o início da carreira não foi só marcado pela inexperiência. Isso porque racismo com João Paulo era evidente, já que produtores cancelaram vários de seus shows após ver a dupla pessoalmente. 

Aqui, começa a trajetória de uma das maiores duplas do país, parte indispensável importante da biografia do cantor Daniel. 

João Paulo e Daniel: uma dupla que conquistou o Brasil

Primeiramente, a dupla se lançou no mercado sem nem mesmo ter uma gravadora. Em 1985, eles gravaram seu primeiro disco, Amor Sempre Amor, financiado pelo pai de Daniel. Dentre os sucessos, estavam as canções Brincar de Esconder e Ninguém Prende Ninguém

Assim, eles seguiram divulgando o trabalho e encontraram Hamilton, que logo se tornou empresário da dupla. Ele seguiu acompanhando a carreira de Daniel até 2009.

Em seguida, em 87, eles lançaram seu segundo álbum, Planeta Coração, com destaque para Paloma, versão em português de La Paloma, de Julio Iglesias.

Mas foi com o disco João Paulo e Daniel que eles conquistaram o país, embalados pela canção Desejo de Amar, originalmente de Eliana de Lima. 

Os trabalhos seguintes renderam os hits Eu Me Amarrei e Que Dure Para Sempre, parte do sexto álbum e ganhador de disco de platina duplo. 

Mas foi com o seu sétimo álbum que a dupla se consagrou. A canção Estou Apaixonado, versão de Estoy Enamorado, estourou não só nas rádios, mas também na TV como tema da novela Explode Coração

Assim, a faixa se tornou o maior sucesso da dupla e contribuiu para que o álbum vendesse 500 mil cópias antes mesmo do lançamento. Em seguida, Minha Estrela Perdida se tornou um grande sucesso, consolidando os dois cantores.

Nesse sentido, a carreira da dupla se manteve no auge até 98, quando um acidente de carro fatal tirou a vida de João Paulo. Em sua homenagem, o álbum póstumo Ao Vivo – Amigo é Coisa Pra se Guardar foi lançado, com registros da dupla em 95. 

Um novo capítulo na vida de Daniel

Apesar de abalado, Daniel resolveu seguir a carreira sozinho, com apoio de familiares, amigos e fãs. Assim, foi apenas no ano seguinte que seu primeiro trabalho solo chegou à mídia, lhe rendendo diversos hits e premiações.

Nesse sentido, o álbum Daniel é indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Sertaneja, e apresentou sucessos como Adoro Amar Você

Mas os talentos que compõem a vida do cantor Daniel não se resumem apenas à música. 

O artista também apresentou o extinto Planeta Xuxa e fez ponta na novela Estrela de Fogo. Além disso, participou da minissérie Chiquinha Gonzaga, foi par romântico no filme Xuxa Requebra e gravou o remake de O Menino da Porteira, entre outros. 

É missão difícil resumir o legado musical presente na biografia de Daniel, que mescla a profundidade do sertanejo raiz e também se aventura pelo novo.

Dessa forma, destaca-se o projeto Meu Reino Encantado, com repertório raiz e participações de Milionário & José Rico e Chitãozinho e Xororó, além de seu pai. 

Mais do que isso, o projeto rendeu três volumes, uma coleção e, recentemente, o especial Meu Reino Encantado – de Pai pra Filho.

Se qual for a fase da carreira, o violão sertanejo sempre foi presente na musicalidade de Daniel. Inclusive, você já reparou como o repertório dele vai dos “modões” ao sertanejo romântico? Se você é da música e quer dominar essas batidas, o Cifra Club Academy é o teu lugar.

Batida sertaneja, com foco no repertório, é o norte do curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

São mais de 20 estilos de pegada sertaneja. As aulas são focadas na questão do repertório e seguem o alto padrão de qualidade do Cifra Club. Para melhorar, você pode ver e rever as aulas quando e onde quiser, desde que tenha conexão com a internet!

Daniel no The Voice

Fora dos palcos, Daniel foi jurado do The Voice Brasil por mais de três temporadas e também integrou a versão 60+ do programa.

Além do lado artístico, Daniel investiu em projetos sociais como o Daniel Futebol Clube, que cruzou o Brasil realizando partidas amistosas. Assim, a renda era revertida a entidades de cada município, levando assistência a pessoas necessitadas. Ao total, foram 164 partidas de futebol realizadas.

Agora que você já conhece um pouco mais quem é o cantor Daniel, que tal mandar sua biografia para os amigos? Compartilhe este post e conheça mais a carreira de um dos grandes nomes do sertanejo.

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK