Cifra Club

20 cifras gospel simplificadas para tocar no violão

Neste artigo, você aprende a tocar os melhores louvores no violão de uma forma muito fácil, com cifras simplificadas!

Por vezes, a dificuldade em relação às cifras é grande. Com isso, ficamos desmotivados na hora de aprender a tocar. No entanto, existem diferentes formas de se tocar a mesma música sem que o caráter principal da canção se perca. Nesse sentido, separamos 20 cifras gospel simplificadas para você tocar!

Estudante de violão tocando cifras gospel simplificadas
Com as versões simplificadas, até iniciantes poderão tocar louvores de sucesso (Foto: Reprodução/Freepik)

No meio da música gospel, há canções de variados níveis de dificuldade. Hoje, o nosso foco é em que está começando nos estudos de violão e quer ampliar o seu repertório de louvores.

Quais são os louvores mais fáceis de tocar no violão?

Antes de tudo, saiba que paciência e prática são dois fatores fundamentais para superar qualquer desafio musical. Nesse sentido, as cifras simplificadas gospel que separamos aqui são, em sua grande maioria, super fáceis de tocar.

No entanto, caso haja alguma dificuldade, não deixe de lado esses dois pontos importantes. Desse modo, o aprendizado se torna mais prazeroso.

Enfim, vamos à lista de cifras gospel simplificadas? Confira algumas músicas que você vai aprender hoje:

  • Só Tu És Santo
  • Aquieta Minh’alma
  • Todavia Me Alegrarei
  • Ousado Amor
  • Lugar Secreto

1. Deserto — Maria Marçal

Para tocar Deserto, da Maria Marçal, fique ligado aos acordes com pestana (F9 e Bb2). O primeiro deles vai exigir bastante elasticidade dos seus dedos, pois ele vai da 1ª até a 5ª casa. Tirando isso, atente-se somente em algumas rápidas trocas de acordes.

2. A Ele a Glória — Diante do Trono

A Ele a Glória é uma das melhores cifras simplificadas gospel, pois não tem nenhum shape com pestana e possui uma batida bem tranquila de pegar (↓↓ ↑↑↓ ↓↑↓↑). No total, são 4 acordes fáceis de tocar: Em, C, D e G. É só praticar bastante e sair tocando por aí!

3. Oceanos (Oceans) — Ana Nóbrega

Posicionando o capotraste na 2ª casa, você vai conseguir tocar Oceanos com facilidade. Atenção para o ritmo da introdução, cujas palhetadas devem seguir essa sequência: ↓↓ ↑↑↓↓ ↓↑. O andamento mais lento da música facilita a execução do ritmo e as trocas entre os 5 acordes.

4. Eu Escolho Deus — Thalles Roberto

Em Eu Escolho Deus, há apenas uma batida básica na música toda: ↓↓↑↑↓ ↓↑↓↑. Sendo assim, quando você conseguir pegar direitinho esse ritmo, não terá mais nenhum problema pra tocar. Lembrando que as trocas de acordes acontecem ao final de cada sequência dessa batida. Dos 5 acordes da música, somente o C9 tem pestana.

5. Nada Além do Sangue — Fernandinho

Nada Além do Sangue exige o uso de um capotraste na 1ª casa do braço do violão. Dos 5 acordes da música, somente o D9 é um pouco menos usual, mas é tão fácil quanto os demais shapes. Para montá-lo, basta colocar o dedo indicador na casa 3 (corda Sol) e o dedo médio na casa 4 (corda Si).

6. Pai Nosso — Pedras Vivas

Com 4 dos 5 acordes precisando de pestana, Pai Nosso é para quem já tem um pouco mais de intimidade com o violão. No entanto, a cifra inclui também o super básico E. Por fim, ouça bem a música antes de tentar tocar, para se familiarizar com o ritmo da canção.

7. Só Tu És Santo – Morada

Só Tu És Santo  é um excelente exercício de dedilhado. Além disso, os acordes da música da banda Morada são básicos: Am, C, D, Em e G. Nada de pestana ou mudanças difíceis!

8. Alívio — Jessé Aguiar

Alívio, de Jessé Aguiar, é bem tranquila de tocar e tem um dedilhado simples e muito bonito. Na segunda vez que esse dedilhado aparece na música, lembre-se de repeti-lo por quatro vezes em cada acorde, sempre de cima para baixo. Ademais, os acordes são super fáceis: Am, C, G, D e Em.

9. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe

Aquieta Minh’alma é uma das cifras simplificadas gospel mais fáceis de tocar! Isso porque ela conta com somente 4 acordes básicos, uma pestana (F#m) e a mesma batida constante do início ao fim.

10. Sonda-me, Usa-me — Aline Barros

Para tocar Sonda-me, Usa-me, da Aline Barros, é importante se atentar ao dedilhado na introdução da música. É um dedilhado bem padrão, com o polegar na corda mais grave e os demais dedos nas cordas primas (mais agudas), sempre de cima para baixo. Pratique bastante, até que o som saia bem nítido, para depois partir para a cifra completa.

Se você busca por cada vez mais conhecimento musical, aqui vai uma dica de ouro: no curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online, você aprende tudo do universo das seis cordas!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. – Midian Lima

Na versão original de , é o piano que executa a introdução. Apesar disso, você pode tocá-la no violão com um dedilhado. Ao todo, são 8 acordes e 2 pestanas (B7 e Bm, que aparecem no mesmo lugar).

12. Maranata — Ministério Avivah

Você vai precisar de um capotraste na 8ª casa do braço do violão para tocar a versão simplificada de Maranata. No mais, tanto a batida quanto os acordes (Am, F, C e G) são bem tranquilos de executar.

13. Todavia Me Alegrarei – Leandro Soares

Quase todos os 6 acordes de Todavia Me Alegrarei são fáceis de montar. O único que merece uma olhadinha especial é o F7M. Na versão completa da canção, há um solo de guitarra que exige as técnicas de slide, hammer on e pull off. Se você quiser um desafio, é possível tocá-lo também no violão!

14. A Casa É Sua — Casa Worship

A Casa É Sua é uma ótima oportunidade para quem está iniciando no instrumento. Isso porque essa música tem somente uma pestana entre os 10 acordes. A dica principal para essa canção é, na introdução, tocar com palhetadas para baixo. Simples, não é?

15. Porque Ele Vive — Harpa Cristã

Para tocar Porque Ele Vive, é preciso saber fazer pestanas, já que os acordes Bm e F#m possuem o fundamento. Além disso, a batida da música é a mesma do início ao fim da canção e deve ser feita da seguinte maneira: ↓↓ ↑↑↓ ↓↑↓↑.

16. Santo Espírito — Laura Souguellis

Quem olha a cifra de Santo Espírito pode pensar que o acorde F#m7(11) é complicado, porém ele é bem simples de ser montado. Ademais, tirando esse shape, essa cifra simplificada gospel só tem os básicos E e A9.


17. Ousado Amor – Isaías Saad

Na versão original, o solinho da introdução de Ousado Amor é feito no piano. No entanto, você pode facilmente executar essa melodia no violão. A música é bem tranquila de tocar e possui 4 acordes: C#m, B4, A9 e E.

18. Lugar Secreto – Gabriela Rocha

É preciso prestar atenção nas mudanças de acordes quando for tocar Lugar Secreto. Algumas trocas são feitas no meio dos compassos, enquanto outros shapes duram um compasso completo. Para facilitar, o andamento da canção é lento.


19. Raridade — Anderson Freire

Uma das melhores cifras gospel simplificadas para começar é Raridade. Essa música começa com um dedilhado super simples e depois passa para a batida (↓ ↓↓↑). As mudanças de acordes acontecem sempre ao final dessa sequência rítmica. Ademais, 3 dos 8 acordes têm pestana.

20. Ninguém Explica Deus — Preto No Branco

Ninguém Explica Deus tem shapes que vão exigir um pouco mais de iniciantes, como G/B e B7. No total, essa música tem 9 acordes e pode te demandar mais tempo para pegar as trocas de um para outro. Nesse sentido, algumas mudanças são feitas no meio do compasso. Mas, com um pouco de treino e dedicação, você aprenderá rápido!

Depois dessa seleção de cifras gospel simplificadas, é hora de ampliar ainda mais o seu conhecimento musical. Para isso, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino online, você vai aprender muito mais sobre o universo musical.

Aproveite as vantagens de estudar com a gente:

  • Estudar de onde e quando quiser – só precisa ter acesso à internet;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Materiais de apoio;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino musical;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK