Cifra Club

As 7 melhores cifras de músicas gospel para crianças

As melhores cifras de músicas gospel para crianças contribuem para iniciação dos pequenos na música, pois, além da técnica, inspiram com mensagens positivas. Assim, elas estão presentes não só na hora do louvor, mas no cotidiano da família, o que facilita a fixação da letra e melodia.

3 Palavrinhas, grupo responsável por ótimas cifras de música gospel para crianças
3 Palavrinhas é um expoente da música gospel orientada ao público infantil (Imagem/Divulgação)

Além de saber como escolher o melhor violão ou a metodologia mais adequada, é preciso uma lista com diferentes artistas, para aumentar o repertório. Pensando nisso, selecionamos 7 canções para despertar o interesse e deixar o aprendizado mais divertido. Desse modo, o Dia das

Crianças fica ainda mais especial. Vamos lá?

7 melhores cifras de músicas gospel para crianças aprenderem a tocar

Mais do que ritmos alegres que cativam a atenção das crianças, as letras dos corinhos gospel buscam levar os ensinamentos da igreja de maneira descontraída. Dessa forma, as crianças aprendem não só a ter uma relação mais próxima com a música, mas a encontrar nela as lições necessárias para uma vida repleta de amor. 

1 – Se o Espírito de Deus 

Em primeiro lugar, Se o Espírito de Deus é uma canção festiva, que retrata a chegada da Arca da Aliança de volta para Jerusalém. Em comemoração, Davi dançou e celebrou o momento – felicidade essa expressa na sonoridade da faixa, gravada por outras artistas gospel, dentre elas, Ana Paula Valadão

Primeiramente, a música possui tom de Fá e apenas quatro acordes em sua composição, incluindo duas pestanas. Nesse sentido, o momento mais desafiador é a hora dos pequenos tocarem a batida ao longo da canção. Isso porque ela pode ser feita em ritmo de batida baião, presente na maneira de tocar em músicas mais nordestinas, por exemplo. Do mesmo modo, a versão do Ministério Toque de Glória pode ajudar na aprendizagem, por possuir apenas três acordes para execução.

2 – O Sabão – a mais fácil entre as cifras de música gospel para criança

Na versão da Família Alegria, a canção O Sabão possui quatro acordes simples e de fácil execução, ditados pelo tom de Ré. Em outras palavras, a canção é ideal para iniciantes, uma vez que as batidas são simples e não possuem dedilhado.

Além disso, a sonoridade é acompanhada por um teclado, que traz a sonoridade mais eletrônica à faixa, intercalado ao coro do grupo. 

3 – O Nome de Jesus é Doce

Apesar de ter o nível de dificuldade considerado fácil, O Nome de Jesus É Doce pode exigir mais da criança, devido aos seus oito acordes. À princípio, a primeira parte é mais elaborada, com transições pontuais entre as palavras “Jesus”, repetida três vezes no segundo verso.

Apesar de não ser simples, as duas pestanas presentes no refrão não tornam a música complicada de tocar. Mas, se as pestanas são um pouco assustadoras, é hora de estudar mais sobre elas antes de tocar sua música favorita, okay?

4 – A Escolha Certa

A voz que entoa Escolha Certa é doce e alegre, antecedendo um coro infantil igualmente feliz, tornando a canção bem animada. O vídeo já conta com mais de 14 mil visualizações no YouTube e compõe a nossa lista de louvores infantis

Definitivamente, os solos presentes no início e após o refrão são os destaques. Portanto, é preciso maior apuro técnico na hora de fazê-lo. Apesar de aparecer no início e antes dos vocais, podendo intimidar um pouco os iniciantes, a música não sofre grandes alterações no seu decorrer. Praticar outros solos fáceis também ajudam a deixar sua a execução mais fluida ao longo do tempo, seja na guitarra ou no violão.

Mais gêneros dentro da música gospel infantil 

Além de apostar em conteúdo cheio de cores e letras educativas, algumas das melhores cifras de músicas gospel para crianças exploram outros gêneros. Desse modo, estão presentes em algumas canções o som do rock, do reggae e também melodias mais lentas e pop. 

5 – 3 Palavrinhas

Antes de tudo, 3 Palavrinhas apresenta uma introdução mais melódica dos que as demais da lista, embalada por acordes simples. Mas, o grande destaque mesmo vai para a quebra de ritmos sinalizada por um teclado marcante, presente após o primeiro refrão. Logo depois, a música passa então a ter sonoridade mais infantil, com coro de vozes de crianças e ritmo mais acelerado.

Assim como as três palavrinhas significam muito na canção, três acordes também já são suficientes para tocar a faixa. Nesse sentido, apenas com o Ré, Lá e o Sol já é possível fazer a melodia soar no seu violão. Nossa versão também conta com Mi bemol, deixando a cifra mais elaborada e completa para quem quer aprender diferentes maneiras de tocar. 

6 – Homenzinho Torto

Não dá para ouvir essa música e não remeter à nossa infância também, não é mesmo? Bem como a primeira música de nossa lista, a canção Homenzinho Torto passou de geração para geração, interpretada também por Aline Barros

Já o grupo 3 Palavrinhas adicionou uma pegada mais rock and roll, com guitarra e bateria bem presentes, que merecem o devido destaque. Além disso, aparece entre as transições da canção o swing de um xilofone, muito usado na musicalização infantil, de maneira leve e descontraída. Com apenas cinco acordes, é uma opção divertida para as crianças, que devem assumir um ritmo mais pop para executar as batidas.

7 – Pedro, Tiago, João No Barquinho

Pedro, Tiago, João no Barquinho é para quem precisa de um nível bem fácil para começar, pois, na música toda, serão apenas três acordes. Assim, a faixa é ideal para aqueles que precisam treinar para tocar diferentes notas, como o Dó, Ré menor e Sol.

Na versão 3 Palavrinhas, o ritmo tem uma leve dose de reggae, com percussão e metais mais expressivos. Já as versões da Aline Barros ou da Yasmin Veríssimo apresentam uma pegada mais infantil, com melodias um pouco mais pop.

Aproveite para ensinar para mais crianças!

As canções gospel já oferecem conforto e inspiração, mas as infantis são ainda mais legais, não é? Pois, são alegres e cheias de ensinamentos. 

Estabelecer o contato com a música desde cedo é importante não só para a aprender a tocar, mas para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Portanto, aproveite o mês de outubro para compartilhar este post e ajudar mais crianças a aprenderem as melhores cifras de músicas gospel para crianças! Bora começar?

Mais posts sobre música gospel

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK