Cifra Club

15 cifras do Foo Fighters para tocar hoje na guitarra e no violão

Aumente seu repertório na guitarra com grandes sucessos do Foo Fighters e evolua no instrumento!

Embora o rock já tenha vivido tempos melhores, não há como negar que o gênero musical ainda faz um belo barulho no Brasil e no mundo. Por isso, a fim de enriquecer o repertório, nada melhor do que aprender as melhores cifras do Foo Fighters, essa banda que vem mostrando um trabalho consistente e repleto de hits há décadas!

Dave Grohl tocando guitarra em show do Foo Fighters
O Foo Fighters é uma das principais bandas de rock contemporâneas (Foto: Divulgação)

Nesse contexto, separamos 15 músicas do Foo Fighters de muito sucesso para você aprender na guitarra e/ou no violão. Vamos dar dicas objetivas que vão facilitar bastante a sua execução. Além disso, disponibilizamos os links diretos para as cifras e tablaturas, com direito a vídeos de referência também.

E aí, quer aprender como tocar Everlong, Times Like These e outros clássicos de Dave Grohl e companhia? Então, acompanhe este artigo!

As melhores cifras do Foo Fighters

A princípio, as cifras do Foo Fighters não são complexas. Certos riffs e passagens escondem pequenos macetes, mas nada de outro mundo.

A seguir, confira as músicas do Foo Fighters presentes no artigo de hoje:

  • Everlong
  • Times Like These
  • My Hero
  • Best of You
  • Learn to Fly
  • Walk
  • The Pretender
  • These Days
  • All My Life
  • Aurora
  • Big Me
  • Wheels
  • Monkey Wrench
  • Walking After You
  • Breakout

Tudo pronto para tocar as melhores do Foo Fighters? Vamos lá! 

1. Breakout

Breakout começa com uma levada distorcida com efeito de modulação, emendando formações acrescidas de cordas soltas. Já os riffs pontuais, são realizados com os bons e velhos power chords. Acima de tudo, o truque dessa música é tocar a base cravada com a bateria e o baixo, que dão o aspecto pulsante à faixa.

2. Walking After You

Logo na intro de Walking After You, é possível perceber que os dedilhados são muito importantes no arranjo. Note que há linhas diferentes e complementares em cada lado do panorama da mixagem — você pode escolher qualquer uma das duas, ok? Porém, mais à frente, é preciso executar uma levada para gerar a pressão sonora necessária.

3. Monkey Wrench

Em afinação Drop D, Monkey Wrench tem um riff melódico feito com notas individuais em movimento descendente, o que gera um efeito sonoro muito bacana. Quando entra a voz, toque os power chords com a técnica de palm muting. Em seguida, você pode dispensar os toques abafados. Ademais, preste atenção nas pausas e nas convenções que permeiam toda a canção!

4. Wheels

O tema de guitarra de Wheels é simples, mas muito bonito. Assim, alguns ligados são incorporados no trecho inicial e na base que segue até o refrão. Quando a dinâmica está mais alta, é a hora de soltar os acordes em uma levada distorcida. Por fim, o solo é fácil e apresenta técnicas como vibratos e ligados.

5. Big Me

Seja na guitarra ou no violão, você vai tocar Big Me da mesma forma: com uma batida animada e constante. Nesse contexto, a música está na tonalidade de Dó maior e apresenta apenas 5 acordes, todos básicos. Definitivamente, uma das melhores cifras do Foo Fighters para iniciantes!

6. Aurora

O efeito de delay e um leve overdrive são os seus maiores aliados para tocar o riff introdutório de Aurora. No refrão, as palhetadas para baixo se tornam mais fortes e evidentes, incluindo passagens bem interessantes em complemento à linha vocal. Por sua vez, a parte final tem acentuações de tempo que merecem atenção.

7. All My Life

All My Life começa com uma base de power chords bem marcada com palm muting. Tenha cuidado para que as cordas sejam abafadas com precisão. Por outro lado, o riff posterior e a base do refrão são tocados de modo mais livre. O arranjo ainda inclui trechos com bends em uníssono. Assista à videoaula abaixo para mais detalhes:

Dê os primeiros passos em riffs, solos e técnicas específicas no curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

8. These Days

Um dedilhado nas cordas graves com a inclusão de cordas soltas é o que faz a introdução de These Days ser tão especial. Cuidado para não esbarrar em cordas que não devem ser tocadas, combinado? Já o refrão, exige palhetadas vigorosas para dar o impacto sonoro necessário. Ou seja, pode soltar a mão sem dó!

9. The Pretender

A linha inicial de The Pretender apresenta acordes arpejados com baixos em constante movimento. Repare que há até um bend na corda Lá. Depois, o riff se concentra nas cordas agudas, podendo ser feito com downpicking, ou seja, só palhetadas para baixo. Por fim, os acordes da intro se repetem no refrão, mas com distorção. Confira mais dicas na videoaula abaixo:

10. Walk

A cifra de Walk mostra a tablatura do tema agudo de guitarra. Ao mesmo tempo, a base é tocada com power chords e palm muting. Mais à frente, a harmonia é tocada de forma pausada —  use a mão, que segura a palheta, para abafar rapidamente as cordas sempre que necessário. Finalmente, passagens oitavadas abrilhantam o refrão. Veja em detalhes na videoaula a seguir:

11. Learn to Fly

Learn to Fly é uma das cifras do Foo Fighters mais indicadas para quem está começando a tocar. O riff marcante é feito com notas oitavadas, enquanto a base dos primeiros versos deve ser realizada com acordes arpejados. Por fim, no refrão, é só tocar os acordes cheios. Não deixe de assistir à nossa videoaula para complementar os estudos:

12. Best of You

Para tocar a cifra de Best of You, comece com palhetadas apenas para baixo, aumentando aos poucos a intensidade dos movimentos. Quando entra a bateria, use mais força. O pequeno solo também é feito com ataques intensos às cordas. Dessa forma, seu pulso pode cansar antes do fim da canção. O jeito é praticar com frequência até você se acostumar. Por fim, você pode contar com a ajuda de mais uma videoaula:

13. My Hero

Embora apresente poucas partes, My Hero tem várias linhas diferentes de guitarra. A mais marcante foca as cordas agudas, que oferece uma espécie de contraponto melódico à voz. Por sua vez, o refrão apresenta os bons e velhos arranjos oitavados. Além disso, bends tensos marcam presença no trecho em que a guitarra toca praticamente sozinha. Confira os detalhes de como tocar My Hero na videoaula a seguir:

14. Times Like These

Quer saber como tocar Times Like These? Primeiramente, note que o riff mescla cordas soltas e notas apertadas. Da mesma forma, o tema melódico é tocado repetidamente com palhetada alternada. Arpeje os acordes nas primeiras estrofes, ok? Porém, o refrão exige mais atitude na execução. Confira a videoaula a seguir:

15. Everlong

Por fim, talvez a música mais famosa do Foo Fighters! A cifra de Everlong exige a afinação Drop D para montar os 12 acordes. O riff inicial é executado nos bordões, com a técnica de downpicking. No pré-refrão, a linha fica oitavada. Já no refrão em si, você pode executar uma levada mais tradicional. Confira os detalhes em nossa videoaula:

As cifras do Foo Fighters te ajudaram a evoluir em certos aspectos na guitarra e/ou no violão? Esperamos que sim!

Se você pensa em investir em um aprendizado de qualidade, não fique de fora do Cifra Club Academy! A nossa plataforma conta com um curso de guitarra focado no seu desenvolvimento musical, com um método de ensino baseado em muito repertório.

Portanto, não perca mais tempo e venha estudar música com quem entende do assunto!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK