Cifra Club

As 20 melhores músicas do cantor Daniel para tocar no violão

Trouxemos dicas especiais para você aprender a tocar no violão os maiores sucessos de Daniel, referência na música sertaneja!

Com 40 anos de carreira, ele é considerado um dos maiores cantores da música sertaneja, sendo coroado como “Príncipe” desse estilo musical. Hoje, vamos falar sobre as cifras das músicas de Daniel para você aprender!

Cantor Daniel sentado tocando violão olhando para o braço do instrumento
Tocar as músicas de Daniel te ajudará a ganhar um ótimo repertório sertanejo (Foto: Reprodução/Instagram)

Durante todos esses anos, Daniel colecionou inúmeras faixas de sucesso, sendo muito conhecido por suas canções românticas, que tocam corações desde os anos 90.

Então, que tal aprender a tocar várias delas e evoluir no violão sertanejo?  

Cifras de Daniel

Com faixas para todos os níveis de dificuldade, listamos abaixo algumas das 20 melhores músicas de Daniel para você tocar no violão:

  • Estou Apaixonado
  • Tocando Em Frente
  • O Menino da Porteira
  • Só Dá Você na Minha Vida
  • Declaração de Amor
  • Pra Ser Feliz
  • Disparada

Acompanhe todas as dicas para facilitar o seu aprendizado, e bora pro som!

1. Disparada

A cifra de Disparada conta com 15 acordes. Entre eles, 8 têm formas com pestana. Alguns shapes, como Bsus4, e G#, podem ser mais complicados, caso ainda esteja iniciando os estudos no violão. Mas não desista: vá treinando as transições com calma até adquirir mais prática. Na introdução e na primeira parte, o ritmo é tocado com um dedilhado. A partir de “… Aprendi a dizer não…”, entra a batida. Não esqueça de se atentar às variações!

2. Prato do Dia

A maioria dos 6 acordes de Prato do Dia são sustenidos. Nesse sentido, apenas 1 não possui pestana. A levada é a mesma durante toda a canção, variando apenas o tempo tocado em cada acorde. Então, acompanhe a cifra para saber o momento exato de fazer as trocas de shapes. Além disso, tente tocar enquanto ouve a versão original, para ficar bem alinhado e não perder o tempo.

3. Hoje Eu Sei

Hoje Eu Sei é uma boa pedida para iniciantes que precisam praticar pestanas. Nessa música, há somente um shape com o fundamento (G7), entre os 4 acordes da cifra. O ritmo segue um padrão do começo ao fim, mas tem algumas variações com toques apenas para baixo. Atente-se também às passagens em que o ritmo é dividido entre dois acordes.

4. Os Amantes

A música Os Amantes é de dificuldade intermediária, o que significa que exigirá maior atenção aos detalhes. Ao todo, são 28 acordes, sendo que 11 possuem pestana. Além disso, há outros, como Bb/D e Gm7/9, que também são mais complicados. O ritmo pode ser tocado com um dedilhado na parte inicial e depois com batidas. É importante prestar bastante atenção nas variações e, se necessário, praticar verso por verso.

5. A Loira do Carro Branco

Para tocar A Loira do Carro Branco, você precisa saber 6 acordes, e apenas 1 deles tem pestana (o F#, na segunda casa). Na maior parte da música, os shapes de D e A7 são os que mais aparecem, o que facilita bastante. O ritmo é padrão, do começo ao fim, mas dê atenção para as passagens e as pausas. Tente praticar ouvindo a canção original ao mesmo tempo.

6. Evidências

Essa versão de Evidências é um desafio e tanto! Isso porque ela conta com diversas variações, mas te ajudará a ampliar seu repertório de acordes. Prepare-se para encarar 34 shapes, alguns mais simples e outros mais complexos. O ritmo segue uma base, mas é tocado dividido entre mais de um acorde em vários momentos. Além disso, repare que, na segunda parte da canção, há uma mudança de tom (modulação).

7. Só Dá Você Na Minha Vida

Antes de tocar Só Dá Você Na Minha Vida, lembre-se de posicionar o capotraste na primeira casa, para subir meio tom. A cifra tem 6 acordes no total, sendo 2 com pestana, ambas na segunda casa (Bm e F#m). Para tocar o ritmo, é preciso prestar atenção nas transições e também nas pausas, principalmente nos finais das frases. Toque acompanhando a cifra e ouvindo a música.

8. Poeira da Estrada

Entre as melhores músicas de Daniel, está Poeira da Estrada, que conta com um solo marcante logo na introdução. Para executá-lo, é preciso saber a técnica de slide e tocar sempre duas notas ao mesmo tempo, conforme a tablatura. A levada segue a mesma base do começo ao fim, com variação apenas na quantidade de vezes que é tocada em cada acorde.


9. Proposta

Para tocar Proposta, você precisa saber somente 3 acordes, sem nenhuma pestana. São eles: C, D7 e G. Do começo ao fim da canção, o ritmo segue o mesmo, sem variações. Então, aproveite para treinar bastante o padrão da batida. Isso facilitará bastante na hora de fazer as transições de acordes, principalmente no refrão, onde elas são mais dinâmicas. Caso haja necessidade, separe a música por estrofes e treine uma por vez.

10. O Menino da Porteira

Assim como a canção anterior, O Menino da Porteira tem apenas 3 acordes. Na introdução e entre algumas estrofes, há um solo. Para tocá-lo, você precisa saber as técnicas de hammer on e slide. Treine quantas repetições precisar até conseguir tocar com desenvoltura. O ritmo segue um padrão, porém, nas passagens entre os shapes de D, E e A, toque uma vez para baixo em cada um.

Se você quer se tornar mestre na abordagem sertaneja no violão, confira nosso e-book gratuito com a história do gênero, dicas para tocar e muito repertório!

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Tocando Em Frente

Para aprender Tocando Em Frente, é necessário que você saiba 4 acordes (C, Dm, F e G), com 1 pestana entre eles (F), na primeira casa. A parte inicial da música é acompanhada por um dedilhado, e, em seguida, entram as batidas. Um ponto importante é notar que, em determinados trechos, o ritmo é tocado duas vezes em cada acorde e, em outros, apenas uma vez. Atente-se a isso e siga a cifra para saber o tempo de cada troca corretamente.

12. Desatino

A introdução e a primeira parte de Desatino são acompanhadas por um dedilhado. A partir de “Conversando com a solidão”, entram as batidas, que seguem até o final da canção. Repare que os shapes de F e C aparecem bem próximos. Isso significa que, nessas passagens, o ritmo será tocado dividido entre eles. Em outras partes, principalmente nos finais dos versos, isso também ocorrerá com outros shapes. Ao todo, a música tem 10 acordes, e 5 são feitos com pestana.

13. Pra Ser Feliz

A cifra de Pra Ser Feliz conta com 14 acordes, sendo que 3 estão em formas com pestana. Para tocar a música toda, você precisa saber apenas um ritmo, porém é necessário se atentar às passagens em que ele é tocado dividido entre mais de um acorde. Essas variações ocorrem, principalmente, nos finais das frases. Então, preste atenção nesses trechos e tente praticar acompanhando a cifra e ouvindo a versão original ao mesmo tempo.

14. Mercedita

Na cifra de Mercedita, há apenas 2 pestanas, na primeira e na terceira casa (F e G7), dentre os 11 acordes. A levada segue o mesmo padrão, do começo ao fim. Pratique bastante, pois conseguir tocá-la com desenvoltura ajudará na hora das transições de acordes, que são mais dinâmicas. Dê atenção às passagens, como em “o que é sofrer por que lhe dei meu”. Nesses trechos, toque uma vez para baixo em cada acorde.

15. Nossa Senhora

A cifra de Nossa Senhora é acompanhada por um piano, mas é possível adaptar para um dedilhado no violão. A canção conta com diversas variações e passagens. Então, separe-a em partes e pratique uma por vez. Os 23 acordes da cifra incluem alguns mais simples, como Em, e outros mais complicados, como E/G#. Dentre eles, há 8 pestanas, nas casas 2 e 4.

16. Mala Amarela

Os solos de Mala Amarela aparecem na introdução e também no meio da canção. Para executá-los, você precisará da técnica de slide e de agilidade. Treine quantas vezes precisar para fixar bem a melodia. Dos 7 acordes, 4 são feitos com pestana. O ritmo segue a mesma base do começo ao fim, mas preste atenção em quanto tempo ele é tocado em cada acorde.

17. Meu Reino Encantado

3 acordes são o que você precisa saber para tocar Meu Reino Encantado. Dentre eles, 2 têm pestana: B e F#. Um ponto importante da canção são os solos, que aparecem na introdução e entre as estrofes. Estude cada parte separadamente e treine quantas repetições precisar. A levada segue um padrão. Porém, nas passagens, toque uma vez para baixo em cada acorde, como em “Com papai, mamãe e os irmãos”.

18. Adoro Amar Você

Adoro Amar Você é uma das melhores músicas antigas românticas de Daniel. Para tocá-la, você precisa saber 17 acordes. Alguns mais simples, como C/D, e outros que exigem maior dificuldade, como B7/9+. O ritmo é o mesmo durante toda a canção, mas atente-se às passagens e às transições. Para facilitar, estude uma estrofe por vez, para ir notando as diferenças e semelhanças entre elas.

19. Declaração de Amor

Mais uma entre as músicas antigas de Daniel, A cifra de Declaração de Amor é composta por 11 acordes, e apenas 2 estão em formas com pestana (Bm e F#m, ambos na segunda casa). Os shapes de A/C# e Abm7(5-) também podem ser mais complicados, dependendo da sua experiência no violão. A primeira parte é acompanhada por um dedilhado, e, a partir da segunda parte, entram as batidas. Dê atenção para os finais das frases, onde estão as passagens em que o ritmo será tocado dividido entre mais de um acorde.

20. Estou Apaixonado

Antes de tocar Estou Apaixonado, lembre-se de posicionar o capotraste na quarta casa, para subir dois tons. Assim como a canção anterior, essa música tem 11 acordes, sendo que 2 têm pestana. O ritmo segue uma base, mas conta com algumas variações. Além disso, pratique as passagens entre os shapes de G, B7/F# e Em, que aparecem nos finais dos versos.

Conseguiu tocar todas as cifras de Daniel? Com certeza, deu para tirar diversos aprendizados através das músicas desse grande artista.

Para continuar evoluindo seus estudos, aproveite mais um e-book gratuito sobre violão sertanejo, que destaca as principais habilidades necessárias para arrasar tocando o estilo!

Dessa forma, você aprofunda seus conhecimentos nesse gênero musical e aprende além do básico!

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK