Cifra Club

25 cifras simplificadas de Aline Barros para você tocar hoje

Turbine seu repertório gospel no violão com as melhores músicas de Aline Barros de uma forma muito mais fácil!

Seja nas igrejas, nos lares ou nos corações dos fiéis, a obra de Aline Barros tem um papel essencial na conexão espiritual de inúmeras pessoas. Pensando nos entusiastas do violão gospel, apresentamos neste artigo uma seleção das melhores cifras simplificadas de Aline Barros, para você tocar suas canções com facilidade!

Aline Barros cantando em show
Aline Barros é autora de grandes louvores do gospel nacional (Foto: Divulgação)

Emprestando sua voz angelical a composições inspiradoras, ela é uma das mais renomadas cantoras gospel da atualidade. Sua mensagem de fé a levou a conquistar prêmios, incluindo oito Grammy Latino, recordes de vendas e uma base de fãs apaixonados.

Melhores louvores de Aline Barros

Com as cifras simplificadas de Aline Barros ao alcance de todos, é possível trazer a magia dessas canções para mais perto do coração de cada ouvinte! Confira as canções que selecionamos para este artigo:

  • Jeová Jireh
  • Consagração
  • Sonda-me, Usa-me
  • Vitória no Deserto
  • Ressuscita-me
  • Ao Único
  • Primeira Essência
  • Autor da Vida
  • Poder Pra Salvar
  • Digno é o Senhor
  • Santidade
  • Vou Te Alegrar
  • Casa do Pai
  • Primeiro Amor
  • Renova-me
  • Diante da Cruz
  • Lugar Seguro
  • Bem Aventurado
  • Tudo É Teu
  • Bem Mais Que Tudo
  • Ao Erguermos as Mãos
  • Imensurável
  • Fico Feliz
  • Soube Que Me Amava
  • Esperança

Aprender essas músicas certamente te ajudará a enriquecer seu repertório no violão e, por consequência, evoluir na jornada musical. Vamos às dicas:

1. Esperança

A principal característica de Esperança é o contraste entre os versos mais calmos e o refrão grandioso.

Você pode realizar um dedilhado simples durante os versos e, para o refrão, uma batida com todos os ataques para baixo (↓ ↓ ↓ ↓).

A cifra simplificada demanda apenas 5 acordes e não tem pestanas, enquanto a versão completa exige 17 acordes e vários com fôrmas mais complexas.

Além disso, você precisará usar um capotraste na terceira casa.

2. Soube Que Me Amava

A versão simplificada de Soube Que Me Amava reduz os 25 acordes da versão completa para apenas 6 e sem pestanas, tornando a música mais acessível.

Isso acontece pois a cifra original possui muitas fôrmas de acordes invertidos, com várias tétrades e notas adicionadas. Além disso, a tonalidade muda de Si maior para Sol maior.

Uma dica para realizar a levada nos versos é fazer um dedilhado simples, intercalando o polegar nos baixos com o corpo do acorde tocado pelos dedos indicador, médio e anelar (I – A – M).

3. Fico Feliz

Fico Feliz é um louvor animado, portanto, o seguinte padrão encaixa bem e dá clima de alegria da música: ↓ ↓↑ ↑↓↑.

A versão simplificada possui 8 acordes, um a menos que a original, mas diminui consideravelmente o número de pestanas, de 6 para apenas 3.

Entretanto, há uma transição entre duas pestanas (B e F#). Logo, a música ainda apresenta alguns desafios e é boa para desenvolver sua mão esquerda.

4. Imensurável

Para essa versão de Imensurável, a tonalidade original de Dó menor foi transposta para Si menor. Assim, eliminou acordes com inversão (como Eb/G).

Portanto, a primeira dica é que, para tocar no tom original, basta você colocar um capotraste na primeira casa. São apenas 5 acordes e 1 pestana.

A música é cheia de climas diferentes, possibilitando que você explore diferentes levadas e dedilhados, variando a dinâmica da canção.

5. Ao Erguermos as Mãos

Ao Erguermos as Mãos possui 5 acordes e apenas 1 pestana e está no mesmo tom da versão completa (Dó maior).

No geral, os acordes são bem simples, tornando uma versão bem acessível para iniciantes.


Você pode se beneficiar da tablatura presente na cifra original para tocar a pequena melodia que há na canção e que dá um toque legal na hora da performance.

6. Bem Mais Que Tudo

O que torna a versão simplificada de Bem Mais Que Tudo mais acessível que a original são os acordes que são mantidos em sua posição fundamental, sem inversões, mesmo contendo uma pestana a mais que a original.

No total, são 7 acordes e 2 pestanas. Você pode usar uma levada simples, com o padrão ↓ ↓↑ ↓ ↓↑ para executar a música com sucesso.

7. Tudo É Teu

As duas versões de Tudo É Teu são basicamente iguais. Na simplificada, entretanto, você não encontrará as tablaturas para riffs e solos de guitarra que a original possui.

Os 5 acordes presentes na música servem para ambas as versões, e nenhum deles demanda o uso de pestana.

Esse louvor é basicamente um rock. Portanto, uma levada clássica desse gênero vai encaixar perfeitamente.

8. Bem Aventurado

Apesar da versão simplificada, Bem Aventurado continua sendo uma música de nível intermediário, devido à grande quantidade de acordes com pestana.

São 7 pestanas no total de 10 acordes. Detalhe para os shapes de C9 e Bb9, que possuem a mesma forma, mas são montados em casas diferentes.

9. Lugar Seguro

A versão simplificada de Lugar Seguro possui 4 acordes e 2 pestanas. Note que ela é muito similar à versão completa, que possui só um acorde a mais. Sendo assim, as duas versões se equivalem em nível de dificuldade.

Contudo, a completa oferece uma tablatura para o riff de abertura da música.

Você pode utilizar a mesma levada para toda a canção, que vai funcionar muito bem: ↓ ↓ ↓ ↓ ↓↑↓↑.

10. Diante da Cruz

Diante da Cruz possui contraste grande entre os versos e o refrão.

Você pode realizar um dedilhado simples nos versos, com a sequência P –  I – AM, arpejando as notas do acorde. No refrão, faça a seguinte levada: ↓ ↓↑.

Repare que a versão simplificada reduz o número de acordes para menos da metade. Nesse sentido, são 8 acordes e 3 pestanas.

11. Renova-me

Renova-me é uma música com uma boa variedade de acordes acessíveis. São 7 acordes e apenas 2 pestanas.

A música é suave e tranquila, perfeita para você treinar um padrão de dedilhado simples enquanto canta.


12. Primeiro Amor

Primeiro Amor é um louvor de dificuldade intermediária, já que exige conhecimento de 11 acordes e domínio de pestanas, com 4 acordes com esse fundamento.

Detalhe que o Bm e o C#m possuem a mesma forma. Além disso, acordes B7 e C#7 podem exigir um pouco mais de independência dos dedos na hora das mudanças.

A versão completa oferece a tablatura para os solos, que exploram as técnicas de vibrato, bend e slide, mas são bem acessíveis.

Aprimore os principais fundamentos do gospel no violão com o Cifra Club Academy! No curso de violão gospel da nossa plataforma, você aprenderá tudo sobre o estilo nas seis cordas e sairá tocando diversos louvores por aí!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

13. Casa do Pai

A versão simplificada de Casa do Pai é bem acessível, com apenas 6 acordes e 2 pestanas. O único shape pouco usual é o E9, mas nada que seja um desafio.

A versão completa possui a tablatura para o dedilhado tocado na introdução e nos interlúdios, que possui uma dificuldade baixa. É só aprender e sair tocando!

14. Vou Te Alegrar

Vou Te Alegrar se torna uma música muito mais acessível quando se simplifica a harmonia e a música é transposta para um tom abaixo.

Sem acordes invertidos, que são bastante presentes na versão original, a cifra simplificada conta com apenas 5 acordes e 1 pestana.

Além disso, uma clássica batida de rock vai te ajudar a incorporar esse louvor ao seu repertório.

15. Santidade

A cifra simplificada de Santidade é daquelas que continuam exigindo um pouco mais, mesmo sendo uma versão simplificada.

8 pestanas entre seus 10 acordes, e shapes como Bb4 e F9 combinam pestana com uma abertura maior de dedos. Portanto, pratique com calma até conseguir realizar essas mudanças de acordes com facilidade.

Por outro lado, o solo, com tablatura disponível na versão completa, é bem acessível e funciona bem tanto no violão quanto na guitarra. O trecho demanda apenas as técnicas de slide e vibrato.

16. Digno é o Senhor

A principal diferença entre as versões da música Digno é o Senhor é a retirada de acordes mais complexos, o que torna a música um pouco mais acessível.

Assim, essa versão conta com 7 acordes (são 10 na versão completa). É uma boa música para iniciantes treinarem mudanças de acordes entre shapes simples e expandirem o repertório, principalmente devido à ausência de pestanas.

17. Poder Pra Salvar

Poder Pra Salvar, além de ser uma das melhores músicas de Aline Barros, também é das cifras mais acessíveis.

São 6 acordes, e apenas o F#m exige pestana. Os acordes com nona (E9, A9 e D9) são simples de executar.

A mudança de tonalidade, de Mi maior na versão completa para Lá maior, ajuda. Isso porque permite o uso de mais cordas soltas nos acordes.

18. Jesus Cristo Mudou Meu Viver

Das cifras simplificadas de Aline Barros, Jesus Cristo Mudou Meu Viver é uma das mais acessíveis. São 8 acordes, com apenas 2 pestanas (Bm e Cm).

Alguns acordes presentes na cifra original, como C#º, C9/D e G#, foram substituídos, e a tonalidade da música foi alterada (de Dó maior para Sol maior).

Atente-se ao ritmo das trocas dos acordes. Para isso, ouça a música com atenção e toque junto para se acostumar com as dinâmicas da canção.

19. Primeira Essência

Em Primeira Essência, perceba que o verso que se repete possui uma mudança no ritmo das trocas de acordes.

A música começa com dois acordes por compasso, alterna para um acorde por compasso e retorna a ter dois acordes por compasso.

Dos 9 acordes presentes na música, apenas o Am/G vai exigir um pouco mais de prática.

20. Ao Único

Ao Único é uma música que permite uma grande variação de dinâmica. A maioria dos 9 acordes é simples, e há apenas 2 pestanas (F e G7).

Portanto, aproveite para explorar as possibilidades, comece com uma levada suave nos versos iniciais e crie uma atmosfera mais grandiosa e majestosa à medida que a música cresce.

21. Ressuscita-me

A versão simplificada de Ressuscita-me exige o conhecimento de uma grande variedade de acordes, pois são 19 no total. A maioria dos shapes é bem conhecida para a maioria dos violonistas e há até acordes com todas as cordas soltas (E/D).

A versão completa oferece as tablaturas para a introdução e opções de acompanhamento, mas você também pode fazer diferentes batidas acompanhando o ritmo.

Aproveite uma videoaula especial para aprender a canção:

22. Vitória no Deserto

Vitória no Deserto é uma das cifras simplificadas de Aline Barros mais acessíveis.

Você só precisa de 4 acordes (C, G, Em e D) e pode usar uma batida simples e animada (↓ ↓↑ ↑↓↑) para tocar a base da música.

Na versão completa, você encontra a tablatura para o solo, que exige as técnicas de slide e hammer on.

23. Sonda-me, Usa-me

A cifra simplificada de Sonda-me, Usa-me reduz o número de acordes de 14 para apenas 6 shapes. Assim, este louvor se torna muito acessível.

A versão completa oferece uma tablatura com o padrão de dedilhado que você pode explorar e adaptar para a versão com acordes mais simples.

Ademais, assista à videoaula abaixo para complementar os estudos:

24. Consagração

A versão simplificada de Consagração exige apenas 9 acordes, sendo que somente o F# e o F#m possuem pestana.

A versão original possui várias tétrades e inversões, que, ao mesmo tempo que embelezam a harmonia, também tornam a música um pouco mais difícil.

Ainda assim, você pode aproveitar os dedilhados da tablatura para aprimorar sua técnica de mão direita.

25. Jeová Jireh

Jeová Jireh é uma das melhores de Aline Barros, e você só precisará de 6 acordes para tocá-la.

Além disso, aproveite as tablaturas dos solos e interlúdios da versão completa, que também são bastante acessíveis. Neles, você precisará da técnica de vibrato, podendo funcionar bem tanto no violão quanto na guitarra.

Por fim, acompanhe a videoaula da canção:

Chegamos ao fim da nossa lista de 25 cifras simplificadas da Aline Barros! Curtiu? Então, já compartilha este artigo com a galera da igreja!

Agora, que tal dar o próximo passo na sua jornada musical e aprender as cifras completas de Aline Barros?

Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK