Cifra Club

10 cifras simplificadas de pagode anos 90 para tocar

Acrescente seu repertório no violão com as melhores músicas do pagode dos anos 90 tocadas de uma maneira facilitada!

O pagode é um estilo que tomou conta da década de 1990 e permanece na memória afetiva de quem viveu a época. Além disso, se tornou clássico para quem é mais jovem, encantando as novas gerações. Se você quer divertir sua turma com esses sucessos, fique neste artigo para aprender as melhores cifras simplificadas de pagode anos 90!

Integrantes do grupo Só Pra Contrariar na capa do disco de 1997
Capa do álbum homônimo do Só Pra Contrariar de 1997 (Foto: Reprodução/Spotify)

Em uma era pré-internet, o pagode dos anos 90 dominou os programas de TV e se tornou um dos símbolos da música nacional. Se o seu objetivo é aprender como tocar pagode no violão, este é o lugar ideal para você!

Apesar do groove das batidas e o shape dos acordes serem, originalmente, baseados no cavaquinho, é totalmente possível transpor os arranjos de pagode para o violão. Nesse sentido, recomendamos que você toque com um violão com cordas de nylon.

As melhores cifras de pagode para tocar no violão

Selecionamos músicas de grande sucesso do pagode anos 90 para você poder tocar de uma maneira facilitada. Além disso, te daremos dicas primordiais para cada canção, a fim de deixar seu aprendizado ainda mais tranquilo.

Confira a lista de cifras simplificadas de pagode anos 90 que preparamos para você:

  • Cheia de Manias
  • Que Se Chama Amor
  • Recado à Minha Amada
  • Mina de Fé
  • Telegrama
  • Essa Tal Liberdade
  • Tudo Fica Blue
  • Brilho de Cristal
  • Seja Mais Você
  • Meu Casamento

1. Cheia de Manias — Raça Negra

Coloque o capotraste na 3ª casa para tocar Cheia de Manias. Apenas 2 acordes são tocados na maior parte do tempo: Em e D. No entanto, algumas partes trazem também os shapes de C, Am, A7 e B – todos básicos, com só uma pestana. A levada é a clássica batida do pagode, bem inspirada no cavaquinho, rítmica e com toques alternados.

2. Que Se Chama Amor — Só pra Contrariar

Primeiro sucesso do Só Pra Contrariar, Que Se Chama Amor apresenta somente 4 acordes: G, Bm, C, D. Lembre-se de variar a dinâmica de acordo com cada parte da canção. Para facilitar a vida dos iniciantes, é possível tocar na batida padrão de violão: ↓↓ ↑↑↓↓.

3. Recado à Minha Amada — Katinguelê

No tradicional ritmo de pagode, Recado à Minha Amada é baseada em uma sequência de 4 acordes, com algumas variações. São eles: D7, Gm, C7 e Gm. Em determinados momentos, são acrescentados também os shapes de F, Am e Dm. Mas, caso você esteja tocando junto com alguém no cavaquinho, dá pra pular os acordes de passagem. Assim, a cifra fica ainda mais fácil!

4. Mina de Fé — Os Morenos

Agora, você vai precisar de força no dedo indicador, pois Mina de Fé traz 5 acordes com pestana. O mais importante é ficar ligado nas rápidas trocas de acorde. Além disso, tenha atenção também para o shape de Eb, que tem uma montagem um pouco mais complexa que o comum.

5. Telegrama — Exaltasamba

Telegrama conta com 7 dos 11 acordes com pestana. Mas, no geral, são shapes fáceis – os que vão exigir mais atenção são B7 e E7. Mantenha a clássica batida de pagode durante a música toda e tome cuidado para não ralentar a levada.

6. Essa Tal Liberdade — Só Pra Contrariar

Tradicional balada em um bom pagode lento, Essa Tal Liberdade necessita do capotraste na 4ª casa. A música começa com um dedilhado suave, e passa para toques mais cheios no refrão. Quanto à harmonia, temos os fáceis acordes C, Em, F e G. Não tem segredo pra tocar esse clássico do pagode! 

7. Tudo Fica Blue — Soweto

Na tonalidade de E, Tudo Fica Blue tem um andamento lento, o que facilita as trocas de acordes. No total, a cifra simplificada da música possui 13 acordes, sendo que 7 têm pestana. De uma forma geral, os shapes são fáceis de montar. Porém, a grande quantidade de pestanas e o acorde D#7 podem fazer com que você leve mais tempo para aprender a tocar. Mas nada que treino e dedicação não resolvam!

8. Brilho de Cristal — Pixote

A partir do pré-refrão, Brilho de Cristal tem trocas de acordes bem rápidas. Por outro lado, os acordes não são dos mais difíceis e incluem 5 pestanas. Essa música exige uma mão direita (no caso dos destros) bem cravada, para manter o balanço do ritmo.

9. Seja Mais Você — Grupo Raça

Seja Mais Você tem uma quantidade de acordes maior que a maioria da nossa lista de cifras simplificadas de pagode anos 90. São 19 shapes ao todo. Nesse sentido, é importante decorar todas as formas antes de tentar tocar a música inteira. Ademais, o clássico ritmo 2/4 indica trocas de acordes mais rápidas.

10. Meu Casamento — Kiloucura

Com quase todos os 18 acordes com pestana, mesmo a cifra simplificada de Meu Casamento possui shapes que podem dificultar para os iniciantes. Por exemplo, D#, G#, D#°, Eb, Ab e Ebm. Entretanto, note que vários acordes têm a mesma forma, mas são montados em casas diferentes. Por fim, a música possui troca de acordes rápidas – o andamento lento pode te facilitar um pouco.

Aprender a tocar essas cifras simplificadas de pagode anos 90 certamente te ajudou a se apaixonar ainda mais pelo violão. A profusão de ritmos e novos shapes te instigaram a aprofundar os seus conhecimentos musicais?

Se você tem vontade de continuar evoluindo no instrumento, recomendamos que conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Dessa forma, você mergulha de cabeça nas variadas técnicas, levadas, acordes e repertório para as seis cordas.

Dá só uma olhada no que você ganha fazendo parte da nossa plataforma de ensino online:

  • Acesso a todos os cursos com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino musical;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não dá pra perder essa chance de se desenvolver no violão, não é mesmo? Estude no Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK