Dedilhado no violão: saiba como aperfeiçoar

Por Rafael Iamonti

O dedilhado no violão é uma técnica muito importante. Ele serve para tocar músicas com melodias complexas, solos e pode exigir exercícios constantes. O segredo para desenvolver o dedilhado, inevitavelmente, é a prática. Somente treinando bastante você vai colher os frutos. 

Músico jovem tocando dedilhado no violão
Além da beleza sonora, o dedilhado proporciona outras perspectivas acerca de uma composição (Foto/Freepik)

Procure manter rotinas diárias de exercícios, assim, o avanço será cada vez maior. Lembre-se, o mais importante é que as notas tenham um som limpo e claro. Para ganhar velocidade, o ideal é estudar com o metrônomo, ou seja, comece devagar e vá acelerando gradualmente. Nós temos algumas dicas de música que vão te ajudar a evoluir ainda mais nessa técnica.

10 músicas para treinar dedilhado no violão

Aprender novas músicas é muito importante para aplicar os exercícios. Nós montamos uma lista com 10 videoaulas que vão te ajudar a desenvolver ainda mais o seu dedilhado no violão. Elas ensinam versões completas de grandes sucessos nacionais e internacionais. 

1. Dust In The Wind – Kansas

Lançada em 1977, Dust In The Wind se tornou um grande sucesso do Kansas. O álbum Point Of Know Return, que conta com essa faixa, vendeu mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos. Além disso, a canção já foi regravada por outros grandes artistas.

A música é quase toda tocada com um dedilhado no violão, que segue uma forma de padrão. Ela também conta com um solo, logo após o refrão. Você pode até convidar um amigo para fazerem esse som juntos. Enquanto um faz o solo, o outro toca a base.

2. Nothing Else Matters – Metallica

Clássico do heavy metal, Nothing Else Matters está no quinto álbum do Metallica. É uma das músicas mais populares do grupo e esteve nas paradas de sucessos em diversos países.

Essa música tem um violão e até três guitarras tocando simultaneamente. É importante prestar atenção na divisão das partes dela, para conseguir aprender cada uma delas. Você vai executar os acordes em diferentes formas. Isso é importante para adquirir um conhecimento ainda maior sobre como os acordes são construídos. Ademais, você vai desenvolver o seu dedilhado no violão.

3. A Thousand Years – Christina Perri

Acumulando mais de 1,8 bilhão de visualizações no YouTube, A Thousand Years, de Christina Perri, foi lançada na trilha sonora do último filme da saga Crepúsculo. Para tocar essa música, você vai precisar de um capotraste na terceira casa.

Logo no início, você vai tocar um dedilhado no violão. Ele pode ser um bom treino para evoluir a independência dos dedos da mão direita. Em seguida, temos um ritmo para executar a primeira parte e o refrão. Na segunda parte, ela é tocada da mesma forma e com os mesmos acordes. Depois, é só tocar o refrão e finalizar a música.

4. Hotel California – Eagles

Hotel California é o som mais famoso da banda Eagles. Com a nossa videoaula, você vai conseguir aprender os diferentes violões que compõem a música. Se quiser, a videoaula abaixo te ensina todos os violões que são tocados na versão acústica.

Para isso, busque compreender e fixar todas as partes, e juntá-las conforme vai progredindo. O aprendizado pode ser um desafio, mas vai te auxiliar a evoluir ainda mais o seu dedilhado no violão.

5. Love of my life – Queen

Escrita por Freddie Mercury, Love of My Life está no quarto álbum do Queen, lançado em 1975. Nessa videoaula, você pode aprender uma versão adaptada desta música. Ela é tocada com 14 acordes, em Si Menor. 

No total, ela possui quatro partes. Todas elas são tocadas com diferentes dedilhados no violão. Após a introdução, são duas partes que você vai cantar enquanto dedilha as notas, finalizando a música com cinco acordes.

6. Anunciação – Alceu Valença

Anunciação é uma música excelente para treinar a mão direita, pois ela possui um dedilhado muito legal. Além disso, é um grande sucesso de Alceu Valença e compõe muito bem o seu repertório. 

Para te ajudar, temos uma videoaula com a versão completa. Nela, você vai aprender como realizar os arpejos com a mão direita, tocando os cinco acordes da melodia. 

7. Onde Anda Você – Tiago Nacarato

Onde Anda Você é um clássico da Bossa Nova. Gravada pela primeira vez por Vinicius de Moraes, ela também foi regravada por Tiago Nacarato, que a apresentou no palco do The Voice Portugal.

Ela é uma música complexa, com 19 acordes, que variam em dedilhados. Porém, pode ajudar a desenvolver a independência dos dedos da mão direita. Dessa maneira, a nossa videoaula pode te auxiliar a compreender os arpejos. Você vai precisar de um capotraste na segunda casa.

8. Let Her Go – Passenger

Gravada pela primeira vez para o terceiro álbum do cantor Passenger, Let Her Go foi lançada em 2012. Para tocar a versão completa, é preciso um capotraste na sétima casa. 

Essa música tem uma introdução com um dedilhado no violão. Para poder tocá-lo, da forma que realmente é reproduzido na canção original, você vai precisar utilizar o polegar da mão esquerda. Se está buscando se desenvolver ainda mais, esse pode ser um bom desafio. Confere a nossa videoaula para aprender.

9. Despacito – Luis Fonsi

Tocada com apenas quatro acordes, Despacito possui diferentes ritmos e arpejos. A introdução tem um dedilhado muito desafiador, e os ritmos variam com a letra. Antes do refrão ainda há uma variação.

Nessa videoaula você pode entender como tocar a versão completa deste grande sucesso do cantor Luis Fonsi, em parceria com o rapper Daddy Yankee.

10. Tears in Heaven – Eric Clapton

Uma das canções de maior sucesso de Eric Clapton, Tears in Heaven fala sobre a dor da perda de seu filho, de quatro anos. Possui uma melodia muito bonita, tocada com diferentes arpejos e dedilhados no violão.

No final, você ainda pode aprender o solo que é tocado após a terceira parte. Para compreender melhor como a música é executada, você pode seguir a nossa videoaula. Nela, você vai aprender diferentes técnicas para a mão esquerda e direita.

Bom, vimos aqui várias músicas que vão te ajudar a aperfeiçoar ainda mais o dedilhado no violão. Se você quiser continuar avançando no aprendizado do violão, o Cifra Club Academy pode ser uma boa opção. Lá você tem acesso às aulas de todos os níveis, que te ajudarão a desenvolver o processo de aprendizagem.