Cifra Club

5 dicas para você saber como cantar afinado

Separamos aqui as melhores dicas de como cantar afinado para você que está em busca de aperfeiçoamento técnico!

Cantor praticando em estúdio
Uma boa afinação é um grande passo para o desenvolvimento do canto (Foto/Pexels)

De tudo que você precisa saber para aprender a cantar do zero, a afinação é uma das coisas mais difíceis. Então, antes de começar, vamos entender bem o que significa afinação e como saber se você canta afinado ou não.

Preparado?

O que é afinação?

Afinação é a capacidade de produzir um som equivalente a outro. Em música, significa fazer com que dois instrumentos (ou um instrumento e a voz, ou duas vozes) produzam exatamente a mesma nota ou notas diferentes em intervalos harmônicos.

É possível perceber isso ainda que você não seja um grande conhecedor de música. Afinal, quando algo está desafinado em uma canção, percebemos logo que ela “está errada”.

Como saber se você é afinado?

O jeito mais fácil de fazer isso é perguntando para alguém que você saiba que vai ser absolutamente sincero na resposta.

Mas também há algumas formas de descobrir sozinho. Por exemplo, você pode gravar-se cantando uma música conhecida junto com o cantor e depois se ouvir.

Outra maneira é cantar junto com um instrumento. É um pouco mais difícil perceber a afinação ou a desafinação enquanto canta, especialmente se você não tem o ouvido muito treinado. Porém, você também pode gravar-se fazendo isso.

Por fim, é possível usar um afinador eletrônico, desses usados para afinar instrumentos, mesmo. Eles dirão a nota que você está cantando, ou se reproduziu corretamente o som da nota que foi emitida.

Aproveite e baixe o aplicativo do afinador do Cifra Club no seu celular agora mesmo!

5 dicas para não desafinar quando cantar

A primeira coisa a fazer para saber como cantar afinado é: acredite que você pode! Mesmo que agora isso pareça impossível ou muita gente diga que você desafina, com tempo, prática e tranquilidade, tudo isso pode mudar!

Sim, a tranquilidade também é um dos requisitos básicos para você não desafinar. Afinal, muita gente desafina por puro nervosismo. Então, procure relaxar!

1. Prepare a sua base técnica

Sim, algumas pessoas nascem com a voz perfeita e um dom para cantar afinado, mas o restante de nós tem que batalhar, mesmo. E isso inclui até ter que estudar um pouco de teoria musical!

A percepção musical lhe dará uma boa base intuitiva para acertar as notas, como veremos em seguida. Porém, o conhecimento teórico vai lhe dar cada vez mais segurança e muito mais recursos na hora de cantar.

Assim, procure se informar sobre o significado de conceitos como ritmo, harmonia e melodia, por exemplo. Procure entender sobre teoria musical e, na medida do possível e do seu interesse, aprofunde até mesmo o seu domínio sobre algum instrumento!

Além disso, é muito importante que você conheça bem o seu corpo e o funcionamento das suas cordas vocais, mantendo, inclusive, uma série de cuidados com a voz. É bem comum ter facilidade para acertar notas e, mesmo assim, desafinar por falta de domínio sobre a respiração ou da musculatura envolvida no processo!

Portanto, além de se aprofundar em autoconhecimentos desse tipo, é preciso também estabelecer uma rotina de exercícios vocais.

2. Treine sua percepção musical

Você até pode chegar a cantar afinado sem se aprofundar demais em conhecimentos teóricos, mas não será capaz disso sem uma boa percepção musical. Portanto, acima de tudo, você precisa desenvolver o hábito de escutar músicas com a atenção voltada para o reconhecimento dos seus sons, notas e tons.

Isso irá se desenvolver de forma intuitiva com o tempo e a prática. Ou seja, aos poucos, você naturalmente vai entendendo melhor como as músicas funcionam. E essa percepção mais aguçada vai se refletir também no seu canto. Você vai aumentar sua segurança e perceber uma facilidade maior em acertar as notas.

Mas, além de usar músicas para treinar sua percepção musical, você ainda pode treiná-la a partir de um instrumento. Será mais fácil se você tiver acesso ao instrumento, mas você também pode fazer isso acompanhado de um amigo paciente que esteja disposto a ajudar.

Para esse tipo de treino, não é necessário saber os nomes das notas, nem mesmo saber tocar o instrumento. Basicamente, você só precisa tocar uma nota e procurar reproduzi-la com a voz. Assim, você vai treinando o seu ouvido ao mesmo tempo em que pratica a vocalização.

Para entender melhor como a percepção musical pode ser aplicada a técnicas de canto, confira o vídeo abaixo:

3. Identifique sua extensão vocal e acerte o tom

Muitas vezes, a pessoa desafina porque a música que está tentando cantar é em um tom desconfortável para ela.

Para garantir que as suas canções estejam em um tom favorável, antes de tudo, é bom saber exatamente qual é a sua extensão vocal.

Esses limites de extensão ficam bem claros, por exemplo, quando um homem tenta cantar uma música gravada por uma mulher, ou vice-versa. Em casos assim, algumas pessoas até conseguem naturalmente adaptar a música e cantar sem desafinar em seu próprio tom de voz. Mas isso é bem difícil de fazer, e não é nenhuma vergonha não conseguir.

Para fazer adaptações de tom, o melhor é dominar um instrumento ou conhecer alguém que toque e esteja disposto a ajudar. 

Mas, de novo, não perca a paciência com essas questões de tom, especialmente se estiver começando agora. Há músicas em que você pode encontrar dificuldades até mesmo para se manter no tom original.

Aliás, há casos conhecidos de cantores profissionais que às vezes perdem o tom em apresentações de suas próprias músicas! Portanto, relaxe e não perca o foco em continuar aprendendo.

Veja algumas dicas de como não perder o tom quando estiver cantando:

4. Pratique bastante e se escute

Talvez você já tenha ouvido bastante falar que a prática leva à perfeição. Bom, no caso da afinação, mesmo que a perfeição não exista, a única forma de nos aproximarmos dela é realmente através da prática.

E não estamos falando apenas em cantar com frequência, mas também em praticar o maior número possível de exercícios relacionados àquilo que você quer desenvolver. Então, procure exercícios de afinação e mantenha uma rotina de prática! 

Por exemplo, você pode usar instrumentos para tocar uma série de notas, ou até mesmo melodias completas, enquanto tenta acompanhá-las com a voz.

Se você não toca um instrumento e não conhece ninguém que possa ajudar, procure os instrumentais das músicas que quer cantar. Até mesmo versões de karaokê podem servir como base para esse tipo de prática.

Além disso, crie o hábito de gravar o que você está fazendo para ouvir mais tarde. Como dissemos antes, é mais difícil perceber a afinação ou desafinação enquanto se está cantando.

Com o tempo, você pode ir incrementando os exercícios e buscando novas técnicas para desenvolver, por exemplo, ornamentos vocais, como vibratos ou melismas.

E não se esqueça de que existe um tempo para cada coisa e até mesmo uma progressão para os desenvolvimentos técnicos. É só aos poucos que você irá aprofundar e ampliar suas capacidades.

Veja mais dicas de como cantar afinado no vídeo a seguir:

5. Busque orientação

Somente um professor saberá estabelecer uma progressão ideal, traçando o caminho mais adequado à sua aprendizagem.

Na internet, você encontra bastante material útil, como este artigo ou os vídeos do Cifra Club no YouTube. Nada disso, porém, tem o mesmo efeito de um curso apropriado. Mas à parte disso, qualquer ajuda externa que você consiga vai acelerar o seu aprendizado e lhe dar mais confiança.

Então, se você conhece algum instrumentista, lembre-se do que dizemos bastante neste artigo e peça ajuda para desenvolver algumas práticas e exercícios. Provavelmente, ele também terá algo a contribuir com seu aprendizado, sugerindo novas fontes de estudo, exercícios e práticas.

O mínimo que você precisa é de alguém que ouça o que você está fazendo e seja capaz de opinar sinceramente quanto a isso.

O exercício solitário pode gerar alguns vícios e ampliar limitações, e ainda, muitas vezes, podemos ficar desatentos a questões que só alguém “de fora” identificará. Portanto, compartilhe suas gravações, cante acompanhado de pessoas em quem você confia e peça opiniões sobre os seus avanços!

Tudo que você precisa para saber como cantar afinado

Até aqui, você reuniu um bom conhecimento e dicas de como cantar afinado que realmente podem te fazer evoluir.

Porém, como vimos na última dica, poder contar com suporte e orientação também é fundamental. Até porque a busca por novos conhecimentos não termina nunca.

Portanto, se você ainda não conhece o curso de canto do Cifra Club Academy, a hora é agora!

Aulas completas e abrangentea para aprender a cantar sem sair de casa? Sim, é isso mesmo! Ideal para quem já tem alguma base e também para quem está começando do zero!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK