Cifra Club

O guia definitivo de como tocar baixo com palheta

Uma das dúvidas mais frequentes no mundo dos graves é sobre qual a melhor forma de tocar baixo: com ou sem palheta. Esse debate sempre vai longe, e, por isso, preparamos este artigo especial com dicas matadoras para você tocar baixo com palheta!

Homem tocando baixo com palheta
O uso da palheta no baixo ainda é tabu para alguns, mas saiba que é um ótimo artifício para encontrar nossos timbres (Foto/Pexels)

É sempre importante lembrar que esse pequeno acessório funciona muito mais como uma ferramenta do que qualquer outra coisa. Isso significa que, se você pretende tocar de várias maneiras e obter diferentes timbres, o uso da palheta é muito bem-vindo.

Como tocar baixo com palheta?

A partir de agora, você acompanha conosco um guia completo para você saber como, de fato, tocar baixo, só que com o uso de palheta.

Da escolha do tipo de palheta a técnicas de baixo interessantes de explorar com o acessório, confira nosso passo a passo:

Escolha a palheta certa

A primeira coisa a ser feita é escolher uma boa palheta. Há quem prefira palhetas mais espessas, com milimetragem entre 1.5mm e 2mm, e outros que preferem palhetas mais leves, com espessura próxima às de palhetas de guitarra. Existe uma infinidade de materiais no mercado (acrílico, madeira e metal, por exemplo), e todos eles produzem timbres diferentes.

Portanto, descubra qual tipo de palheta combina mais com o seu estilo como contrabaixista e a sonoridade desejada para tirar no instrumento.

Procure conforto

À medida que você for estudando tocar baixo com a palheta, procure a melhor maneira de segurá-la (as formas mais comuns são com o polegar e o indicador ou com o polegar e o dedo médio. Além disso, você precisa regular a força com que segura a ferramenta.

Atacar a corda com ela é muito diferente de atacar a corda com os dedos. Logo, é um processo de análise e teste, para você encontrar o o jeito ideal para você de tocar com palheta!

Treine palm mute

Legal, você escolheu a palheta que vai usar. No entanto, o que manda mesmo é a forma como você vai usar essa ferramenta. Uma boa pedida é utilizá-la para criar grooves junto à técnica de palm mute.

Assim, fica bem mais fácil construir uma linha de baixo dançante, com um timbre diferenciado e próprio, com a sua assinatura.

Pratique sweep picking

Outra dica é você invocar o guitarrista que existe dentro de você. Isso significa que você deve estudar a técnica de sweep picking! Ela consiste em utilizar a palheta como uma vassoura e é feita para ajudar nos solos de guitarra.

Estude de forma bem lenta, até que todas as notas saiam limpas. Pode apostar que executar essa técnica com a palheta é bem mais simples do que com os dedos. Ademais, te dará um bom incremento na hora de tocar seu baixo.

Melhores estilos musicais para tocar com palheta

Como tudo na vida, existem algumas coisas que funcionam melhor do que outras. Dentre elas, estão alguns gêneros musicais onde a palheta no baixo é mais apropriada. Em geral, os estilos com sonoridade rápida e mais pesada são os que funcionam melhor para tocar contrabaixo com palheta.

Por outro lado, muitos sucessos de bandas de funk e R&B dos anos 70 e 80 foram gravados usando a palheta no baixo. O que não diminui em nada o balanço das músicas. Veja só!

A seguir, veja os gêneros onde tocar baixo com palheta funciona melhor:

  • Thrash metal
  • Hard rock
  • Punk
  • Heavy metal 
  • Hardcore
  • Death metal
  • Rock progressivo

Baixistas que tocam com palheta

Por fim, para te inspirar quando for tocar seu baixo com palheta, confira alguns dos baixistas mais notáveis que também utilizam e/ou utilizaram o acessório. Se liga só!

Paul McCartney

O responsável pelos grooves da maior banda de rock de todos os tempos usa palheta em todos os discos e shows até hoje. A escolha de Paul não é por acaso. Imagine o som do clássico Höfner 500/1 violin bass tocado com os dedos? As frequências médias iriam se perder e o timbre ficaria abaixo do que conhecemos.

Lemmy Kilmister

O lendário líder do Motorhead trabalhou por muitos anos como roadie de ninguém menos que Jimi Hendrix. Certamente o som do guitarrista fez a cabeça dele. Talvez por isso ele toque baixo como se fosse uma guitarra, fazendo power chords nas últimas cordas do instrumento.

Dee Dee Ramone

Representando o punk, o baixista dos Ramones executava com muita precisão suas linhas de baixo. Apenas o recurso da palheta consegue dar o timbre necessário àquele som. Tocar somente em uma direção, isto é, para baixo, também contribui muito para o som da banda.

Carol Kaye

A baixista Carol Kaye é conhecida por ter gravado mais de dez mil faixas. E todas elas com palheta! A versatilidade dela está muito mais na maneira como cada nota é pensada. Todo detalhe é executado com bastante precisão por Carol.

Bobby Vega

Outro músico de sessão que usa única e exclusivamente a palheta é Bobby Vega. Tendo participado de centenas de gravações, ele prova definitivamente que um groove extremamente dançante usando a palheta é incrível!

Agora que você conferiu as melhores dicas de como tocar baixo usando palheta, chegou a hora de aprimorá-las. No Cifra Club Academy você aprende isso e muito mais! Não perca tempo e torne-se um aluno de baixo em nossa plataforma de ensino online! É mais conhecimento no seu tempo e sem sair de casa.

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK