Cifra Club

Como tocar e cantar ao mesmo tempo? 7 dicas para você aprender

Quer saber como tocar e cantar ao mesmo tempo? Confira as melhores dicas para desenvolver essa habilidade!

Você já travou na hora de tocar e cantar ao mesmo tempo? Caso a sua resposta seja “sim”, não se preocupe. Trata-se de de uma dificuldade mais comum do que você imagina!

Músico tocando violão e cantando ao mesmo tempo
Conseguir tocar e cantar ao mesmo tempo não pode ser tabu na vida dos músicos (Foto: Reprodução/Pexels)

Nem sempre é fácil e natural assumir essas duas tarefas de forma simultânea. Afinal de contas, é preciso lidar com a troca de acordes e a batida (ou dedilhado) no padrão correto e ainda cantar afinado e no ritmo.

Mas não se desespere, pois é possível ficar ótimo nisso! Com este conteúdo definitivo que nós preparamos, você vai detonar nas rodinhas de violão, bem como nos ensaios e gigs com sua banda! Se liga:

Como treinar tocar e cantar ao mesmo tempo?

Grande parte da galera que está aprendendo a tocar um instrumento sente vontade de cantar suas músicas favoritas. Além disso, o canto costuma ser nossa primeira manifestação musical: quem nunca desafinou horrores no chuveiro que atire a primeira pedra!

No entanto, desenvolver a coordenação necessária para tocar e cantar simultaneamente acaba sendo um desafio para alguns. Quando ainda não se tem tanta prática, pode haver grande dificuldade em sincronizar o que se canta com o que se toca.

Sem mais delongas, abaixo elencamos 7 dicas definitivas para você tirar de letra este desafio. Vamos lá:

1. Segmente seu estudo de instrumento e de voz

É preciso dividir as tarefas para não se sobrecarregar e, consequentemente, se frustrar com seus resultados. Por isso, ao estudar uma música, certifique-se de aprender separadamente as partes instrumental e vocal.

Foque primeiro em ter fluência na batida (ou no dedilhado) da música, bem como na troca de acordes. Com alguma prática, você fará tudo com naturalidade.

Graças à memória muscular, nós conseguimos aprender a realizar atividades motoras com o mecanismo da repetição. É como aprender a dirigir ou andar de bicicleta: nas primeiras vezes é difícil, mas depois fica automático.

Ou seja, depois que você estiver tocando de forma mais espontânea, ficará mais fácil se dedicar ao aprendizado vocal simultâneo. Daí, você precisa ver a melhor técnica de respiração, impostação de voz, afinação e outros aspectos particulares do canto que a música pede.


Indo assim, por partes, você verá que fica muito mais fácil tocar e cantar ao mesmo tempo!

2. Não comece com músicas muito difíceis

Lembre-se que estamos realizando duas tarefas ao mesmo tempo, hein? Por isso, vale a pena escolher um repertório de estudo mais fácil.

Sabe aquela música com fingerstyle elaborado, ritmos quebrados, compassos ímpares e cheia de acordes difíceis? Então… é melhor deixar esse projeto engavetado, por enquanto.

Ao contrário, dê preferência para canções de compasso 4/4 e com poucos acordes. Nesse caso de tocar e cantar ao mesmo tempo, menos é mais!

3. Divida a música por partes

Para facilitar um pouquinho mais, uma boa dica é também desmembrar a música e aprender parte por parte. Sempre tem aquele refrão que sobe demais o tom e vira um desafio para cantar, não é verdade?

Então, aproveite para se concentrar nessas partes mais difíceis e repita até conseguir a melhor desenvoltura. Lembre-se que a prática leva à perfeição!

4. Use o metrônomo

Treinar com o metrônomo deveria ser um hábito mais comum entre os estudantes de música desde o nível iniciante. Saber por quê? Ele é a ferramenta que nos ajuda a ter consistência rítmica.

Fazer voz e violão demanda exatamente isso. Sabe quando você ouve alguém tocar e cantar e percebe que o músico se empolgou e acelerou a execução no meio da música? Então… o metrônomo te auxilia a não cometer esse erro.

Além disso, com a ajuda do metrônomo, você pode diminuir o BPM (batidas por minuto) da música que estiver aprendendo. Esse é um recurso muito útil para aprender com cuidado as partes mais complicadas da execução.

Em outras palavras, fica mais fácil de entender a música. Com o andamento mais lento, parece que cada nota no compasso torna-se mais audível.


5. Cantarole a melodia da música

Talvez a letra da música que você esteja aprendendo seja em inglês ou talvez seja um Faroeste Caboclo da vida. Em ambos os casos tem um desafio a mais aí!

De qualquer forma, mesmo que não tenha assimilado ainda o texto ou a pronúncia, você pode se concentrar em aprender a melodia vocal da canção.

E como fazer isso? É simples: cantarolando na base do “lá lá lá” mesmo. Dessa forma, você pode verificar se as notas da melodia estão na sua extensão vocal, além de checar se cada sílaba cantada está sendo emitida no ritmo da batida do violão. Não é fantástico?

6. Toque a música enquanto pensa ou fala

Pode parecer coisa de maluco, mas isso ajuda a consolidar o desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro. Isso é algo que naturalmente acontece com o estudo da música, por usarmos as duas mãos (e os pés também, no caso dos bateras) de forma independente.

Com o tempo, você verá que consegue manter a batida ao mesmo tempo em que pensa na lista de compras do supermercado, por exemplo.

A partir daí, é fácil perceber que você já assimilou a parte instrumental, de fato. Com isso, perceberá também que o canto pode ser introduzido de forma fluida e natural.

7. Estude versões simplificadas das músicas

Aqui no Cifra Club temos várias videoaulas de violão com versões simplificadas de músicas. Como você terá o trabalho extra de cantar, de repente é mais fácil escolher essa abordagem mais tranquila para o instrumental.

Espero que essas dicas te ajudem a se tornar um grande performer, detonando no instrumento e soltando a voz pra galera!

Por fim, para aprimorar tanto o seu canto quanto a prática do seu instrumento, acesse o Cifra Club Academy! A nossa plataforma de ensino online conta com vários cursos de excelente qualidade, tudo por um preço acessível!

Cursos do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK