Cifra Club

História dos Titãs: a banda que marcou o rock nacional

Conheça músicas de sucesso, discos premiamos e tudo sobre a história da banda Titãs!

A história dos Titãs é marcada pela coragem de misturar gêneros como rock, new wave, punk, grunge, MPB e até eletrônico a letras ácidas. Mais do que isso, a ousadia resultou em 6,3 milhões de álbuns vendidos, parcerias renomadas e um Grammy Latino.

Integrantes da formação atual dos Titãs
Os Titãs estão para sempre nas memórias dos fãs de rock dos anos 80 (Foto: Divulgação)

Assim, os numerosos integrantes fizeram sucesso juntos e também individualmente, consolidando suas carreiras por quase quatro décadas. Considerada uma das bandas mais bem-sucedidas do país, eles construíram seu legado ao lado de outros grupos históricos do rock nacional dos anos 1980, como Legião Urbana e Barão Vermelho.

De volta aos palcos recentemente para a turnê comemorativa de 40 anos da formação clássica, os Titãs têm revivido as memórias dos fãs. Se você quer relembrar a trajetória ou saber porque a banda é aclamada em todo o país, mergulhe com a gente na biografia dos Titãs!

Qual a origem dos Titãs?

A história dos Titãs teve início na cidade de São Paulo, em 1982. Nesse sentido, os integrantes se conheceram no Colégio Equipe, no final dos anos 70, e resolveram montar seu próprio conjunto musical.

Entre suas maiores influências, estavam nomes como Novos Baianos, Gilberto Gil e Alceu Valença. Na época, a formação ainda não era definitiva e contava com Nuno Ramos como integrante e até Nando Reis assumindo a batera.

Ao fazerem sua primeira apresentação, na Biblioteca Mário de Andrade, passaram a se apresentar pela cidade, assumindo o nome de Titãs do Iê-iê.

O nome foi escolhido nos primeiros ensaios, na casa dos pais de Tony Bellotto, pois havia obras intituladas “Titãs da Ciência” ou “Titãs do Esporte”. Logo, os músicos adotaram o Titãs do Iê-Iê como nome da banda até o primeiro álbum.

Com visual colorido, gravatas de bolinhas e maquiagens, a banda subiu aos palcos para seu primeiro show oficial ainda em 82, no Sesc Pompeia.

Apesar de alguns já terem ido a programas de TV e sido calouros do Chacrinha, foi na junção de nove integrantes que a banda vingou.

Assim, iniciava-se a história dos Titãs, rumo à trajetória para ser uma das maiores bandas do rock nacional!

Qual a formação original da banda Titãs?

A formação original do Titãs, considerada clássica pelos fãs, é composta por nove integrantes. São eles:

  • André Jung
  • Arnaldo Antunes
  • Branco Mello
  • Ciro Pessoa
  • Marcelo Fromer
  • Nando Reis
  • Paulo Miklos
  • Sérgio Britto
  • Tony Bellotto

Foi durante o processo de gravação do primeiro álbum que essa formação iniciou. Porém, em 84, Ciro deixou a banda por não querer trocar os palcos de SP pela TV.

Além disso, o grupo assinou com a gravadora WEA para lançar seu primeiro trabalho, removendo o “Iê-iê” do nome para facilitar a pronúncia. O nome do álbum, homônimo à banda, continha sucessos como Sonífera Ilha e Toda Cor.

Após o lançamento e a realização de um show no Rio, a banda optou por substituir o baterista André Jung por Charles Gavin, que tocava com o RPM. Como resultado, Jung foi para o Ira!, gravando os discos da primeira fase da banda, como o clássico Psicoacústica, de 1988.

Mas foi na segunda metade dos anos 80 que o estrelato veio. Assim, o segundo disco da banda, intitulado como Televisão e produzido por Lulu Santos, apresentou hits como Insensível e Massacre.

Porém, no final do mesmo ano, Tony Bellotto e Arnaldo Antunes foram presos por envolvimento com drogas. Contudo, foram liberados logo depois, iniciando a primeira crise no grupo.

Qual o disco mais famoso dos Titãs?

Um dos discos mais icônicos dos Titãs é Cabeça Dinossauro (1986), o terceiro lançado pelo grupo. Ele marca a mudança após Liminha assumir a produção da banda, tornando a sonoridade mais receptiva para o público.

Logo, o disco não só abriu portas para novos fãs, como também aumentou o número de shows e cachês de maneira significativa.

Em seguida, o quarto disco, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987), ganhou vida, novamente produzido por Liminha, considerado o 9º Titã.

Após apresentações internacionais, os Titãs lançaram o quinto álbum de estúdio e o primeiro ao vivo, Õ Blésq Blom e Go Back, consolidando o enorme sucesso nos anos 80.

Qual integrante dos Titãs morreu?

O Titã que morreu foi o guitarrista Marcelo Fromer, em 2001, atropelado por uma moto em São Paulo. Apesar da morte do integrante, a banda deu continuidade aos seus trabalhos, mesmo sem a configuração original.

Antes da perda do integrante, o vocalista Arnaldo Antunes havia saído do grupo, insatisfeito com a musicalidade e os rumos futuros. Embora dedicado à carreira solo, continuou a compor para os amigos.

Nesse período, o álbum Titanomaquia (1993) contou com Jack Endino, produtor de nomes como Nirvana, Soundgarden e Bruce Dickinson.

Apesar do lançamento, a banda entrou em férias. Assim, mais projetos solo surgiram, como os de Paulo Miklos e Nando Reis. Bem como os colegas, Tony Bellotto lançou um livro, enquanto Branco Mello e Sérgio Britto formaram a banda de punk rock Kleiderman.

O fim do descanso é marcado pelo sucesso do Acústico MTV (1997) e do seu sucessor, Volume Dois (1998), chegando a 1 milhão de cópias vendidas.

O álbum seguinte, As Dez Mais (1999), foi recheado de regravações. Já o disco após a morte de Fromer, A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001), ganhou rankings com os singles. Dentre eles, Epitáfio, Isso e O Mundo é Bão, Sebastião.

O sucesso não foi o suficiente para manter Nando Reis na banda. Assim, em setembro de 2002, o baixista e vocalista anunciou sua saída do grupo.

Quantos integrantes os Titãs já tiveram?

Os Titãs já tiveram formação com oito integrantes, mas durante muito tempo seguiu como quinteto. Nessa época, Branco como vocalista e baixista, Sérgio nos vocais e no teclado, Tony na guitarra, Charles na bateria e Paulo também na guitarra e nos vocais.

Nessa formação, eles lançaram diversos álbuns famosos, marcados por hits como Enquanto Houver Sol e Provas de Amor.

Da mesma forma, a história dos Titãs ficou marcada pela abertura do show dos Stones em Copacabana, com público de 1,5 milhão de pessoas!

Além disso, eles lançaram o filme Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa (2009). Esse também foi o título de uma biografia da banda, lançada em 2002.

Ao longo da carreira, a banda ainda enfrentou as saídas de Charles Gavin e de Paulo Miklos, e o diagnóstico de tumor na laringe que afastou Branco Mello dos palcos. O trio restante manteve o legado da banda viva com lançamentos de EPs e regravações.

Como estão os Titãs hoje?

A formação atual da banda Titãs é a mesma que a original, em celebração aos 40 anos de carreira da banda. Assim, eles estão percorrendo as capitais do país com o show Titãs Encontro – Todos Ao Mesmo Tempo Agora, homenagem ao último álbum gravado com todos.

Para celebrar também o integrante Marcelo Fromer, a banda convidou sua filha, Alice Fromer, para subir ao palco com eles durante algumas músicas. A turnê marca a história dos Titãs com fãs saudosos, performance de sucessos e shows esgotados.

Você também pode celebrar a história dos Titãs conosco! Que tal aprender a tocar as músicas da banda e celebrar seus grandes hits? Além de ampliar seu repertório no violão, você pode compartilhar este texto com sua galera para conhecer ainda mais a trajetória dessa banda histórica!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK