A melhor lista de músicas dos anos 70 para tocar no violão

Por Marina Costa

De Pink Floyd a The Police, de ex-membros dos Beatles ao Queen, preparamos esta lista de músicas dos anos 70 para você tocar no violão. Aquela década foi o cenário para o surgimento de várias vertentes do rock, bem como foi um dos momentos mais frutíferos da história da música.

Freedie Mercury e Brian May tocando Love Of My Life, uma música essencial em qualquer lista de músicas dos anos 70
Banquinhos, violão, Mercury, Brian e Love Of My Life: os anos 70 realmente foram lendários (Foto/Internet)

Nesse sentido, houve a expansão de vários estilos musicais, incluindo punk, reggae, folk, pop, entre outros. Logo, surgiu uma série de artistas comprometidos em ultrapassar barreiras artísticas e sociais.

Que tal relembrarmos algumas canções emblemáticas de um dos momentos mais revolucionários da história da música? Prepare aí o seu violão, aqueça a sua voz e aumente o seu repertório. 

Foco no violão: uma lista de músicas dos anos 70 para tocar

Nesta lista de músicas dos anos 70 que preparamos, o destaque fica por conta da variedade musical que marcou a década. Nosso recorte está focado nos hits internacionais, pois contemplam bastante todos os gêneros que surgiram na ocasião.

Logo, pode ter certeza que você vai curtir tocar essas canções no violão. Então, vamos lá!

Love of My Life – Queen

Lançada no ano 1979, essa é uma das mais belas canções de amor da história. Num momento de muita inspiração e sensibilidade, Freedie Mercury colocou toda sua veia poética e romântica na canção. 

Para tocar Love of My Life, você usará 13 acordes, incluindo D#º e G6(9), que são os mais complexos. Os dedilhados podem acabar sendo o grande ponto de dificuldade. Nesse sentido, aproveite para destravar a mão direita.

Wish You Were Here – Pink Floyd

Wish You Were Here foi lançada em 12 de setembro de 1975, e composta pelo integrante da banda, Roger Waters. O tema da letra reflete a ausência, sobretudo a falta que Syd Barrett fazia na banda.

Capa do disco Wish You Were Here, do Pink Floyd, presença constante e qualquer lista de músicas dos anos 70
Imagem emblemática do disco e Wish You Were Here, verdadeiro hino do rock feito nos anos 70 (Foto/Divulgação)

Com um das introduções mais famosas da história da música, Wish You Were Here inspira beleza, arte, filosofia, complexidade e perfeição. Não é preciso nem dizer que soa incrível no violão. 

E para tocar a canção, você precisa de apenas 6 acordes em tom de G. Praticamente, são acordes simples, mas o brilho da música fica por conta no arranjo trabalhado no violão. 

Message in a bottle – The Police

Message in a Bottle faz parte do segundo disco do Police, Reggatta de Blanc. A canção ficou em 65º lugar no Rolling Stone na parada de ‘100 Melhores Músicas de Guitarra de Todos os Tempos’.

A música fala de um náufrago em uma ilha, um pedido de ajuda em uma garrafa, e a esperança de ser encontrado. Para tocar Message in a Bottle no violão, você usará 12 acordes simples. Para deixar a canção incrível, as pausas com dedilhados são perfeitas. Treine com essa aula:

Dust In The Wind – Kansas

Escrita por Kerry Livgren, a música Dust In The Wind faz parte do álbum Point of Know Return, lançado em janeiro de 1978. É considerado o maior hit da banda Kansas.

Kansas: uma banda lendária da música dos anos 70
Rock do Kansas ajudou a construir a música popular feita na década de 1970 (Foto/Divulgação)

A canção é repleta de progressões harmônicas, mudanças constantes no andamento e padrões rítmicos, uma verdadeira obra de arte. 
Para tocar Dust In The Wind, você precisa de 14 acordes, com uma atenção especial para o F7M(11+), que é um pouco mais complexo. 

O dedilhado na introdução soa incrivelmente, conforme você confere na videoaula abaixo:

Have You Ever Seen The Rain- Creedence Clearwater Revival

Have You Ever Seen The Rain foi escrita pelo vocalista da banda, John Fogerty, e lançada em 1970 no álbum Pendulum. 

A linguagem da banda é única, com raízes no blues da Louisiana e na música Cajun. Nesse sentido, o Creedence soube combinar os ritmos dos “pântanos” com as melodias do folk, com o fervor da música religiosa e com a rebeldia do rock.

Por fim, encare Have You Ever Seen The Rain como uma música bem fácil. Nesse sentido saiba que, são apenas 6 acordes simples e afinação padrão no violão. 

Imagine – John Lennon

Imagine foi lançada como single em 11 de outubro de 1971. É unanimemente considerada uma das canções mais importantes do século XX, e é reconhecida como hino da paz mundial.

Com 9 acordes em C, a canção Imagine é tocada em um ritmo bem firme e compassado. Veja a vídeo aula:

My Sweet Lord – George Harrison

My Sweet Lord é o primeiro single solo de George Harrison. Essa poderosa canção foi lançada em 4 de setembro de 1970, pouco depois do fim dos Beatles.

Toda trabalhada no violão, My Sweet Lord conta com alguns acordes complexos. Em razão do capotraste na segunda casa, os acordes assumem a forma do acorde A. O uso do slide deixa o clima do arranjo ainda mais fascinante.

A Horse With No Name – America

Lançada em janeiro de 1972, A Horse With No Name foi o primeiro single do America. Composta pelo vocalista Dewey Bunnell, a canção chegou ao primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos

A letra remete a um  mundo que repentinamente torna-se idealizado e poético, isto é, um lugar imaginário e imaterial.

Para tocar A Horse With No Name, você precisa de dois acordes em tom de Em. O mais trabalhoso, no entanto, é a batida folk, conforme indica a videoaula abaixo.

Aprenda a tocar com o Cifra Club Academy

O talento dos músicos citados neste artigo dispensa quaisquer apresentações. Por consequência, esta lista de músicas dos anos 70 faze parte de legados irretocáveis!

E se eu te disser que é possível seguir a influência desses ídolos e aprender a tocar violão, ou qualquer outro instrumento? Basta você querer e, claro, assumir o compromisso de estudar bastante. Para te ajudar a nortear a sua jornada de aprendizado, que tal contar com o Cifra Club Academy?

No Cifra Club Academy, você aprende a tocar vários instrumentos
Cifra Club Academy: a plataforma online mais completa de ensino de música (Imagem/Divulgação)

Trata-se de uma plataforma de ensino online de música, ou seja, você nem precisa sair de casa para aprender. Vale lembrar que o Cifra Club Academy é um serviço de assinatura mensal. Em outras palavras, enquanto sua assinatura estiver ativa, você poderá acessar a todos os cursos de forma ilimitada!

Planejados para formar músicos, os cursos são desenvolvidos e apresentados pelos instrutores do Cifra Club. Dessa forma, você aprenderá com professores e equipe com anos de experiência em ensino online de música.