Os 7 louvores mais tocados nas igrejas

Por Fabio Teixeira

Qualquer canção de louvor já pode ser considerada um sucesso, caso sirva ao seu principal propósito: adorar a Deus. Ainda assim, algumas delas acabam chamando mais a nossa atenção pela beleza de sua letra, melodia ou interpretação. São estas canções que você vai conhecer ou relembrar hoje: os louvores mais tocados nas igrejas.

Leandro Soares, artista da música gospel contemporânea brasileira
Leandro Soares interpreta alguns dos louvores mais tocados nas igrejas (Foto/Divulgação)

São canções que, muitas vezes, buscam uma conversa com o plano superior para superar momentos difíceis ou agradecer às graças recebidas. Quando tocadas nas igrejas, a experiência se torna coletiva e, por isso, ainda mais gratificante para o músico e para os outros fiéis.

Conheça os louvores mais tocados nas igrejas

Esta seleção é baseada nas canções mais presentes nas playlists do YouTube e de aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer. Além disso, consideramos as músicas mais procuradas aqui no Cifra Club e comentadas nas redes sociais. Confira!

1. Alívio – Jessé Aguiar

Já aos 4 anos de idade, Jessé Aguiar começou a cantar em sua congregação, onde interpretava nomes relevantes do cenário gospel. Aos 16 anos, passou a se dedicar também às composições, que podemos ouvir não somente em sua voz, mas também na interpretação de outros artistas.

Na voz dele, uma música que vem chamando bastante a atenção é Alívio, um dos louvores mais tocados nas igrejas atualmente. No tom de G (sol), a canção possui 6 acordes simples, sem pestana, e a mão direita também não é difícil de fazer no violão. Por isso, pode ser uma boa opção de estudo até mesmo para o iniciante.

2. Tá Chorando Por Quê? – Amanda Wanessa

Sem dúvida este é um dos louvores mais tocados nas igrejas. A música já recebeu a interpretação de diversos artistas da música gospel e até mesmo da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano. No entanto, vale a pena destacar a interpretação da cantora Amanda Vanessa que, no Youtube, tem o maior número de visualizações dentre as versões.

A cifra de Tá Chorando Por Quê? apresenta 15 acordes. Alguns deles têm inversões um pouquinho mais complicadas e, além disso, a música possui uma introdução bem característica e importante de ser tocada. Sendo assim, o ideal é que seja executada pelo violonista intermediário, ou ao menos por quem já toque um pouco além dos acordes básicos.

3. Lugar Secreto – Gabriela Rocha

Gabriela Rocha ficou conhecida no Programa Raul Gil e desde então sua carreira tem se consolidado cada vez mais. Em 2017, lançou a música Lugar Secreto, que até hoje permanece entre os louvores mais tocados nas igrejas.

O riff que inicia a música Lugar Secreto e permanece na entrada dos vocais, é um dos destaques da composição. O uso do delay na guitarra e na percussão, criam uma atmosfera bem emotiva e especial. No tom de Am (lá menor) a música tem apenas 5 acordes. Três deles não estão entre os acordes mais básicos, mas, ainda assim, isso não torna a música super complicada de tocar.

4. A Casa É Sua – Casa Worship

A música foi lançada em 2019 e ainda é muito relevante no segmento gospel, tendo dezenas de milhões de visualizações no YouTube. A canção do grupo goiano foi inspirada no som de bandas como Elevation Worship, dos EUA, e a australiana Hillsong Worship. Mas, além delas, até mesmo bandas seculares, como Coldplay, serviram como referência para a composição.

Casa Worship apresenta alguns dos louvores mais tocados nas igrejas
Casa Worship apresenta temperos estrangeiros na música gospel brasileira (Foto/Divulgação)

Na tonalidade de Ab (lá bemol), A Casa É Sua é executada com um capotraste na primeira casa. No entanto, aqui no Cifra Club você confere uma aula sem o uso da ferramenta. A ideia é facilitar o trabalho de quem não tem capo, ou mesmo deixar a música um pouco mais fácil de cantar.

5. Todavia Me Alegrarei – Leandro Soares

Da autoria do compositor e cantor Samuel Messias, a música já foi interpretada por diversos artistas. Mesmo assim, um dos destaques está na versão do cantor (e ex-jogador de futebol) Leandro Soares, com milhões de visualizações no YouTube.

Todavia Me Alegrarei é tocada com o capotraste na sexta casa, ficando assim, na tonalidade de Db (ré bemol). O uso do capo nesta região deixa o som do violão mais agudo e brilhante, dando um destaque interessante para o instrumento. Os acordes e a batida são simples, ou seja, a canção pode ser tocada ou ao menos estudada por músicos de todos os níveis.

6. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe

Segundo o pastor Rogério Silva, um dos autores da canção, ela saiu como um grito de desespero em um período difícil de sua vida. Quando o grupo levou a música para o produtor, este apontou algumas “limitações”. De acordo com ele, a música não era muito comercial e que sua longa duração não era adequada para o disco. Mesmo assim, a banda insistiu e a música foi lançada, sendo até hoje um dos louvores mais tocados nas igrejas.

Na tonalidade de A (lá), Aquieta Minh’alma conta com apenas quatro acordes executados quase sempre na mesma sequência. A batida vai se alterando um pouco no decorrer da música e, por isso, pode dar um pouco de trabalho para o iniciante. Pensando nessa questão, o Cifra Club preparou uma videoaula simplificada e outra mais completa, com todas as variações no ritmo.

Confira a aula da versão simplificada de Aquieta Minh’alma:

7. Dias de Guerra – Valesca Mayssa e Stella Laura

Sabe o autor da primeira música da lista, Jessé Aguiar? Este sucesso também é dele, mas desta vez foi lançado na voz das cantoras e amigas Valesca Mayssa e Stella Laura. Segundo Jessé, a canção foi inspirada por um momento em que ele realmente vivenciava muitas dificuldades. O compositor conta que o Espírito Santo um dia entrou em seu quarto e lhe falou o que diz a canção.

Quando tocada no tom original, Dias de Guerra é uma música que pode exigir um pouco da mão esquerda pela quantidade de pestanas. Por isso, uma sugestão é colocar o capotraste na primeira casa e abaixar meio tom da música (usando nossa ferramenta, à esquerda da cifra).

Hora de estudar e conhecer o Cifra Club Academy!

Gostou das dicas? Agora é colocar a mão na massa e estudar as músicas para tocá-las sozinho, com a família e na igreja. Além disso, não deixe de conhecer mais videoaulas de música gospel no Cifra Club.

Ah, e se achar que precisa de uma ajudinha extra, que tal conhecer os cursos do Cifra Club Academy? São mais de 20 anos de experiência de ensino para você aprender do zero, estudar no seu tempo e sem sair de casa!