Cifra Club

Melhores músicas com pestana para praticar no violão

Listamos 7 músicas com pestana para você turbinar seus estudos deste fundamento indispensável!

Você conhece os acordes com pestana e os fundamentos do recurso, mas precisa treinar um pouco mais para dominá-lo de uma vez por todas? Então, este artigo vai cair como uma luva, pois separamos as melhores músicas com pestana para praticar no violão!

Mulher tocando músicas com pestana em um violão acústico e com cordas de aço
Fazer um acorde com pestana no violão é bem menos doloroso do que parece (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesse contexto, a nossa lista engloba canções de variados níveis de dificuldade. Portanto, seja qual for o seu estágio atual, você tem tudo para evoluir em fazer pestanas! Basta seguir nossas dicas e ter força de vontade, ok?

Como dominar a pestana?

Para finalmente dominar a pestana, o segredo é praticar muito. Em outras palavras: quanto mais você treinar, mais naturalmente sairão as pestanas, sem cansaço e sem dor. Só alegria!

Então, vem a grande questão. Afinal, qual a melhor forma de praticar o fundamento? Aprendendo músicas que possuem pestanas, simples assim.

É aí que entra a nossa lista de hoje! Separamos várias faixas que apresentam acordes com pestana, tanto fáceis quanto mais difíceis. Além disso, pontuamos algumas dicas que vão fazer a diferença nos seus estudos.

7 músicas com pestana para tocar no violão

Em seguida, confira 7 músicas com pestana para praticar no violão. Algumas podem ser bem fáceis para você, enquanto outras apresentarão desafios. Seja como for, não desanime até tocar todas perfeitamente!

Me Namora – Edu Ribeiro

Me Namora é perfeita para começar a treinar pestanas, pois a música conta com apenas dois acordes no total: G7M e C7M. O segundo deles tem pestana. Como resultado, você tem tempo para descansar os dedos até aplicar o recurso novamente.

Ao mesmo tempo, o ritmo de reggae naturalmente abafa as cordas depois de tocadas. Isso permite que você reposicione os dedos durante as pausas, caso seja necessário corrigir a postura.

Te Ver – Skank

Novamente, uma música com apenas dois acordes. Porém, desta vez, ambos têm pestana. Isso vai exigir mais resistência e força das suas mãos.

Além disso, Te Ver também conta com uma batida no contratempo. Dessa forma, é a música perfeita para suceder Me Namora em seus estudos de músicas com pestana.

Largado às Traças – Zé Neto e Cristiano

Aqui, uma faixa com batida fluida, sem pausas como as anteriores. Ou seja, se você errar a pestana e abafar as notas sem querer, não vai dar para reposicionar os dedos sem comprometer o ritmo.

Outro ponto interessante de Largado às Traças é que as pestanas são próximas (2ª e 4ª casas). Isso simplifica bastante a mudança dos acordes.

Amo Noite e Dia – Jorge e Mateus

Para Amo Noite e Dia, são necessários quatro acordes, dois com pestana e dois sem. O B9 pode ser mais traiçoeiro deles.

Portanto, treine bastante até que o som de todas as cordas saia claro e limpo, combinado?

In My Life – The Beatles

Não poderia faltar um dos sucessos dos Beatles em nossa lista, não é mesmo? In My Life deve ser tocada com o capotraste na 2ª casa e apresenta nove acordes no total.

Apenas dois deles têm pestana, mas não se empolgue: a dificuldade está na mão direita (no caso dos destros). Parte da música deve ser dedilhada, enquanto o outro trecho exige uma batida rítmica.

Assim, as pestanas precisam ser executadas perfeitamente para o som ficar bonito durante toda a canção.

Encontrar Alguém – Jota Quest

Ok, agora uma música com pestana que vai exigir um pouco mais de você. Encontrar Alguém tem sete acordes, sendo seis com pestana.

Nesse sentido, é normal que você sinta o seu braço cansado e não aguente tocar a canção até o final nas primeiras tentativas. Lembre-se de que o jeito é mais importante que a força, beleza? Com a prática, você chegará à perfeição.

Another Brick In The Wall – Pink Floyd

Por fim, a música com pestana mais desafiadora dessa lista. Olha só: o ritmo de Another Brick In The Wall exige que o dedo das pestanas abafe as cordas. Em outras palavras, a independência dos dedos é bem importante aqui.

Paralelamente, a música tem alguns solos e riffs executados durante passagens de acordes. Muita calma! Comece com um andamento lento e vá subindo gradativamente, certo? Você certamente vai conseguir.

Temos certeza de que, ao aprender essas músicas com pestana, o seu nível no instrumento será levado a outro patamar.

Falando nisso, você sabe qual a melhor forma de evoluir mais no violão, seguindo um método eficiente e organizado? Nesse sentido, recomendamos fortemente que você se torne um aluno do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos musicais online!

As aulas de violão, que abrangem tanto nível iniciante quanto intermediário, serão uma ótima oportunidade para você evoluir nas técnicas do instrumento. Não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK