Cifra Club

As melhores de Maria Bethânia para tocar no violão

Aprenda a tocar as melhores músicas de Maria Bethânia com dicas que vão facilitar o seu aprendizado.

Conhecida também como “Abelha Rainha da MPB”, Maria Bethânia carrega esse nome por sua imensa contribuição para o gênero e para a música como um todo. Com mais de 50 anos de carreira, é evidente que a artista é uma das grandes vozes do Brasil e merece homenagens por seu legado. Por isso, hoje você irá aprender a tocar as melhores de Maria Bethânia!

Maria Bethânia tocando violão sentada
Toque clássicos da MPB com as cifras de Maria Bethânia (Foto: Reprodução)

Então, prepare-se para conhecer algumas obras que marcaram a MPB compostas/interpretadas por Bethânia. Além disso, você pode celebrar a vida da cantora tocando seus maiores sucessos. Vem com a gente!

Aprenda 15 músicas de Maria Bethânia

As melhores músicas de Maria Bethânia marcaram gerações e te farão evoluir muito nos estudos musicais. Para te dar aquela forcinha, separamos dicas para você tocar sem sustos e canseiras. Algumas das cifras de Maria Bethânia da nossa lista de hoje são:

  • Sonho Meu
  • As Canções Que Você Fez Pra Mim
  • Cheio de Amor
  • Reconvexo
  • Gostoso Demais
  • Brincar de Viver
  • Olhos nos Olhos

E muito mais!

1. Tigresa

Tigresa é tocada de forma bem solta. Então, ouça a canção quantas vezes precisar para se habituar com a batida. Se você ainda está aprendendo pestanas, essa é uma chance de praticar, pois há um shape com essa forma (F) entre os 7 acordes da música. Treine as transições entre eles, principalmente onde o ritmo é tocado dividido.

2. Alguém Me Avisou

Alguém Me Avisou está entre as melhores de Maria Bethânia e conta com 10 acordes, sendo 5 com pestana. Essa canção é tocada no ritmo de samba, do começo ao fim, seguindo um padrão. Por isso, atente-se aos baixos dos acordes. Ademais, tente praticar acompanhando a música, para ficar em sincronia com a versão original.

3. Olhos nos Olhos

A quantidade de acordes em Olhos nos Olhos é bem expressiva –, ao todo, são 23 acordes. Será ótimo para conhecer e aprender novos shapes, com e sem pestana. O ritmo pode ser tocado dedilhado ou com batidas cheias. Em alguns versos, as trocas de acordes são mais dinâmicas. Portanto, siga a cifra para saber o tempo exato em que elas ocorrem.

4. Carcará

Se você ainda está iniciando os estudos no violão, Carcará é uma canção mais tranquila para praticar. Ela conta com apenas 3 acordes (F#, E7 e Bm), sendo que somente os dois últimos aparecem mais na música, se repetindo. O ritmo ora é dedilhado, ora é tocado com batidas. Ouça a versão original com atenção para perceber a dinâmica de cada estrofe.

5. Negue

A cifra de Negue é tocada no ritmo de samba e possui 10 acordes. Dentre eles, 3 têm pestana: Ab7, F e G7. A canção pode ser dividida em duas estrofes, sendo que na primeira está a maior parte dos shapes. Já na segunda parte, que se repete por duas vezes, preste atenção em como o ritmo é dividido entre alguns acordes. No encerramento, toque uma vez para baixo nos dois últimos acordes (E7 e Am).

6. Santo Antônio

Santo Antônio é mais uma das músicas de Maria Bethânia tocadas com ritmo de samba. Um ponto de atenção aqui é que em todos os finais das estrofes há uma pausa. Dos 6 acordes, 2 possuem: Bm e F#m. Os shapes que compõem a primeira parte são apenas A e E. Já na segunda e na terceira parte, os acordes são parecidos, mas há variações.

7. Onde Estará O Meu Amor

O ritmo de Onde Estará O Meu Amor é tocado com um dedilhado padrão. Lembre-se de verificar os baixos de cada shape. Em relação aos 8 acordes, apenas o C9 é feito com pestana.

Evolua em técnicas e batidas e expanda seu repertório nas seis cordas com o melhor método de ensino de música online! Acesso o curso de violão do Cifra Club Academy e saiba mais!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Ronda

Em busca de um pequeno desafio pelas cifras de Maria Bethânia? Ronda conta com 22 acordes, incluindo shapes mais fáceis, como Am7, e outros mais complexos, como E7/G#. A canção possui diversas variações em seus versos. Por isso, veja cada parte com calma, uma a uma, se precisar. Isso pode facilitar seu entendimento e facilitar na hora de tocar.

9. Brincar de Viver

A introdução de Brincar de Viver é tocada dedilhada, e, em seguida, na primeira parte, entram as batidas. Atente-se às passagens nos finais dos versos e também aos momentos em que o ritmo é tocado dividido entre mais de um acorde. Superando a canção anterior, aqui temos 27 acordes, e 5 deles têm pestana!

10. Reconvexo

A cifra de Reconvexo segue a mesma levada do começo ao fim, com variação apenas no final, em que uma parte é acompanhada apenas da percussão. Para facilitar, separe a música em estrofes e note que, em determinados momentos, alguns acordes se repetem com mais frequência, como na primeira parte (G e D7). Ao todo, temos 6 acordes e apenas uma pestana (G7).

11. Foguete

A cifra de Foguete possui algumas variações no ritmo, com um dedilhado na primeira parte e batidas em seguida. Treine as transições entre os shapes, pois elas são mais dinâmicas em algumas passagens. Além disso, preste atenção nos momentos de pausa para não se perder. No total, temos 10 acordes e somente uma pestana (F#7).

12. Sonho Meu

Sonho Meu é composta por 14 acordes, sendo 6 pestanas entre eles. Caso ainda esteja iniciando os estudos no violão e tenha dificuldades com os shapes, tente fazer associações entre os mais parecidos, como C#m e C#m7 ou A6 e G6. O ritmo padrão de samba segue por toda a música. Então, pratique bastante essa base juntamente com as transições dos acordes.

13. Cheiro de Amor

A cifra de Cheiro de Amor conta com um solo logo na introdução. Para tocá-lo, você precisa saber as técnicas de pull off e hammer on. Outro ponto de atenção está nas passagens, como entre os shapes Eb7(9)Ab7MC#7(9)C7(9). Embora com variações, o ritmo segue uma base. Quanto aos 13 acordes, 3 estão em forma de pestana.

14. Gostoso Demais

Na primeira parte da cifra de Gostoso Demais, os acordes são apenas marcados com um toque para baixo, arpejos e pequenas passagens. A partir de “…Pensamento viaja / E vai buscar…”, há uma variação na levada. Nessa canção, há apenas uma pestana (G7) entre os 10 acordes.

15. As Canções Que Você Fez Pra Mim

A levada de As Canções Que Você Fez Pra Mim consiste em tocar os baixos dos acordes e puxar as cordas, de acordo com cada shape. Pratique esse padrão, pois ele será usado em toda a música. Quanto aos 8 acordes, C#7, E/G# e E7 são os que podem causar maior dificuldade, sobretudo se você ainda estiver iniciando os estudos de violão.

Gostou de aprender as melhores de Maria Bethânia? Essas foram apenas algumas das obras dessa grande artista que tem tanto a nos ensinar.

Continue evoluindo nos estudos com o curso de violão do Cifra Club Academy! Aprenda novas técnicas, ritmos, acordes e muito mais com os melhores professores de música online. Aprimore suas habilidades de onde e quando quiser, e ainda por um preço acessível. Bora?!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Até a próxima, e muitos anos de vida à Rainha da MPB, Maria Bethânia!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK