Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de Rod Stewart?

Com dicas eficazes e facilitadoras, você vai aprender a tocar as 15 melhores de Rod Stewart no violão ou na guitarra!

Dono de uma voz rouca e um timbre único, Rod Stewart é um dos cantores mais versáteis da história. Assim sendo, ele soube usar sua voz para interpretar baladas, rock, blues, soul, folk etc. Inegavelmente, muitas dessas músicas marcaram gerações. Por isso, fizemos esta lista com as 15 melhores de Rod Stewart para você aprender a tocar!

Rod Stewart em show com microfone na mão
Estamos falando de um grande ícone da história da música (Foto: Reprodução)

Com mais de 60 anos de carreira, Rod Stewart se tornou um dos mais aclamados cantores de todos os tempos. Portanto, para celebrar sua obra e seu legado para a história da música, nada melhor do que aprender algumas de suas cifras.

As 15 melhores de Rod Stewart para tocar hoje

A princípio, as músicas de Rod Stewart não são difíceis de tocar. Entretanto, algumas delas têm pestanas, acordes dissonantes e dedilhados. Porém, com foco, dedicação e paciência, não haverá dificuldade que não possa ser superada.

Então, vamos lá aprender 15 músicas de Rod Stewart? Entre elas, você vai conferir sucessos como:

  • Do Ya Think I’m Sexy
  • You’re In My Heart
  • Maggie May
  • Have You Ever Seen The Rain
  • Sailing

1. Just The Way You Look Tonight

Just The Way You Look Tonight tem 23 acordes no total, incluindo duas pestanas e alguns shapes com formatos um pouco mais complexos. No entanto, é uma música lenta, o que facilita seu aprendizado. Além disso, ela deve ser tocada com os dedos, fazendo o baixo dos acordes com o polegar e as primas (cordas mais agudas) com os dedos indicador, médio e anelar.

2. Have I Told You Lately

Outra balada com algumas pestanas e acordes dissonantes, Have I Told You Lately também é fácil de aprender, pelo seu andamento lento. Faça a batida da música (↓ ↑ ↓ ↑) seguindo a cifra, para saber quantas vezes ela é tocada em cada acorde.

3. Do Ya Think I’m Sexy

Do Ya Think I’m Sexy está entre as músicas antigas de Rod Stewart que mais fizeram sucesso. Ela tem somente uma pestana (F), e o ritmo é igual ao de Have I Told You Lately, com cada acorde durando dois tempos.

4. Tonight’s The Night

Mais uma entre as músicas antigas de Rod Stewart que marcaram época, Tonight’s The Night também tem apenas uma pestana (F). Ademais, ela segue a mesma levada das músicas anteriores (dois tempos por acorde).

5. Young Turks

Sucesso emblemático da fase Rod Stewart anos 80, Young Turks por si só é uma aula de pestana – todos os 8 acordes da cifra possuem este fundamento. Portanto, treine a canção em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo. Essa faixa exige paciência, pois dominar pestana é algo que pode levar tempo para iniciantes.

6. The First Cut Is The Deepest

The First Cut Is The Deepest é mais uma entre as melhores de Rod Stewart. Ela possui somente 3 acordes básicos (C, G e F), enquanto a batida é fácil de fazer e constante.

7. Baby Jane

Baby Jane é outro grande sucesso da fase Rod Stewart anos 80. Apesar de 3 pestanas em sua cifra (F, Bb e Gm), a batida da música não te causará nenhum problema. Mais uma vez, é recomendado começar praticando em um andamento mais lento.

8. You’re In My Heart

You’re In My Heart deve ser tocada com os dedos. Seu ritmo é fácil, apesar de incluir pequenos dedilhados. Portanto, foque primeiro em dominar a batida e, em seguida, parta para os dedilhados! Ademais, atente-se ao acorde D#m7, que possui uma montagem complexa.

9. Forever Young

Uma das mais belas músicas de Rod Stewart, Forever Young é fácil de tocar. Ela tem só uma pestana, e apenas o acorde Dsus4 tem uma forma menos conhecida – mas que não é difícil. Além disso, a batida usada segue o padrão ↓ ↑ ↓ ↑.

10. Love Hurts

Toque Love Hurts usando a seguinte batida: ↓ ↓ ↓   ↓↑  ↓↑↓. No entanto, repare que na progressão de acordes CE7AmE7 (verso) apenas os dois primeiros toques são feitos. Da mesma forma que na sequência E7AmE7AmE7Am (ponte).

11. Maggie May

Uma das músicas antigas de Rod Stewart que mais fizeram sucesso, Maggie May é bem fácil de tocar. Nesse sentido, ela só tem uma pestana entre os básicos acordes D, Em, G, A e F#m). Com exceção do dedilhado de introdução, o ritmo é feito com a clássica batida rock (↓  ↓↑  ↑↓).

12. It’s A Heartache

Para tocar It ‘s A Heartache, afine o violão ou a guitarra meio tom abaixo e, novamente, use a batida rock. Porém, na sequência de acordes no fim da ponte (GFCG7), faça apenas um toque em cada um.

13. Have You Ever Seen The Rain

Outra música que sempre figura entre as melhores interpretações de Rod Stewart é sua versão para Have You Ever Seen The Rain. A faixa possui 4 pestanas e o complicado shape de B/A#. Portanto, sobretudo para os iniciantes, recomendamos começar em um andamento mais devagar.

14. Sailing

Uma das melhores músicas de Rod Stewart, Sailing precisa do capotraste na 4ª casa. Assim, a execução do dedilhado fica bem mais tranquila. Por fim, ela só tem uma pestana (Db), durante a base do solo.

15. I Don’t Want To Talk About It

A música I Don’t Want To Talk About It é, para muitos, a melhor música de Rod Stewart. Além disso, ela é um excelente treino de dedilhado. Para tocá-la, ponha o capotraste na 1ª casa e comece treinando em um andamento lento. À exceção das pestanas de Bm e F#m, os acordes não serão um problema para você, pois os demais shapes da canção são os básicos E, A e D.

Agora que você conferiu essas dicas certeiras para tocar as melhores de Rod Stewart, aqui vai um conselho para quem busca evoluir musicalmente: conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Lá, você tem acesso a aulas completas, pensadas na sua evolução, de diversos instrumentos, canto, assuntos de teoria musical e muito mais!

Que tal conhecer os cursos de violão e guitarra, por exemplo? Saiba que, com apenas uma assinatura, já é possível acessar qualquer curso da plataforma. Incrível, né?

Então, corra para estudar música com a gente, por um que cabe no seu bolso e com um método focado em te ajudar no desenvolvimento musical!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK