Cifra Club

Aprenda 15 cifras de Belchior no violão

Honre o legado de Belchior tocando suas músicas icônicas no violão com nossas dicas certeiras e facilitadoras!

Fala, violeiro! Se aprender canções do Belchior é o que você quer, este é o lugar certo. O histórico cantor e compositor da música brasileira tem hits para dar e vender, que marcaram gerações passadas e ainda impactam as mais novas. Por isso, hoje vamos te ensinar a tocar 15 cifras de Belchior no violão!

Belchior tocando violão e cantando olhando para o céu
Belchior é peça fundamental no tabuleiro da música brasileira (Foto: Divulgação)

Em outras palavras, vamos dar dicas certeiras em relação à execução das faixas, antecipando os principais desafios de cada uma. Além disso, incluímos vídeos de apoio e links para as cifras das canções.

Assim, você terá totais condições de adicionar as músicas de Belchior ao seu repertório. Curtiu a ideia? Então, continue com a gente!

Cifras de Belchior para tocar hoje no violão

Antes de tudo, fique tranquilo se você é iniciante, pois as cifras do Belchior não são das mais difíceis. Se aparecer uma ou outra dificuldade no meio do caminho, nossas dicas estão aqui para te ajudar nessa jornada.

A seguir, confira as principais músicas do artigo de hoje:

  • A Palo Seco
  • Tudo Outra Vez
  • Apenas Um Rapaz Latino-Americano
  • Como Nossos Pais
  • Sujeito de Sorte
  • Comentário a Respeito de John
  • Alucinação
  • Coração Selvagem

E aí, bora aprender as cifras de Belchior? Mãos à obra!

1. Galos, Noites e Quintais

A música Galos, Noites e Quintais possui linhas de violão distintas e complementares. Assim, cada uma tem a própria abordagem. Porém, você pode começar com um dedilhado, passando para uma batida logo depois, conforme a música cresce. Além disso, os 9 acordes são bem simples, sem segredo.

2. Medo de Avião

Medo de Avião inicia com um solinho bem animado, que apresenta as técnicas de ligados e bends. Ao mesmo tempo, a base de violão tem várias abordagens interessantes, como dedilhados e batidas, além de convenções bem marcadas. A harmonia é básica. Então, o macete é prezar pela clareza de notas e se manter dentro do andamento, beleza?

3. Fotografia 3×4

8 acordes compõem a cifra de Fotografia 3×4, todos sem pestana. No entanto, como a batida é bem arrastada, você deve ter cuidado redobrado para não acelerar o tempo. Ademais, não há solos ou dedilhados. Assim, basta manter a mesma levada por toda a extensão da canção.

4. Na Hora do Almoço

Veja que bacana: Na Hora do Almoço pode ser tocada com apenas 4 acordes diferentes, sendo que três deles têm baixos invertidos. Isso é muito legal para ampliar o seu conhecimento harmônico. Além disso, a introdução tem um tema melódico simples de ser executado, enquanto a batida é constante.

5. Paralelas

O arranjo de Paralelas tem predominância do teclado, mas é possível adaptar facilmente para o violão. Nesse contexto, comece com um dedilhado calmo, deixando as notas soarem. Quando a dinâmica cresce, você pode aumentar a intensidade e a quantidade de toques nas notas. Por fim, tenha paciência para memorizar as progressões, pois são 12 acordes ao todo.

6. Velha Roupa Colorida

Continuando as cifras de Belchior, Velha Roupa Colorida tem um solo de violão muito bacana, que mistura as escalas maior natural e pentatônica, incluindo alguns cromatismos. Para tocá-lo, você deve empregar técnicas como vibrato, slides e bends. Por sua vez, a base é feita com um ritmo padrão.

7. Divina Comédia Humana

Novamente, substitua a base de teclado por um dedilhado de violão. Dessa forma, quando entra a bateria, você pode executar uma levada simples. No meio de Divina Comédia Humana, há um solo bem intenso de violão, com frases que apresentam ligados rápidos. Paciência para tirar os trechos, combinado? Nesse sentido, comece com um andamento mais lento.

8. Coração Selvagem

No tom de Mi maior, Coração Selvagem tem apenas 4 acordes. Eles devem ser tocados com a mesma levada por toda a música, ok? Assim, certifique-se de prender bem a pestana do acorde F#m, pois todas as notas devem soar de forma nítida. De resto, é só aproveitar essa belíssima canção!

Quer aprimorar suas habilidades em fundamentos importantes do violão? Então, acesse agora mesmo o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online, e evolua no instrumento!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. Alucinação

Ao ouvir a faixa Alucinação, você vai reparar que a linha de violão praticamente não sofre alterações por todo o arranjo. Ou seja, é tocada sempre com um ritmo bem cadenciado. Assim, para dar dinâmica à sua performance, toque o começo de forma mais suave. Depois, quando a voz aumenta a potência, você pode pesar mais a mão no violão.

10. Comentário a Respeito de John

Os acordes introdutórios de Comentário a Respeito de John devem ser tocados de forma arpejada. Então, tenha atenção para que todas as notas soem de forma nivelada. Ao mesmo tempo, não negligencie o hammer on na corda Ré, porque ele dá um charme todo especial ao trecho. Depois, é só cair no ritmo e ser feliz!

11. Sujeito de Sorte

Entre as cifras de Belchior, esta talvez seja a mais fácil. Isso porque Sujeito de Sorte conta com apenas 3 acordes: A, E e F#7. No início, você pode atacar os acordes com força e deixá-los soando. Depois, entra um dedilhado, que deve ser tocado de forma precisa e caprichada.

12. Como Nossos Pais

Para facilitar a execução de Como Nossos Pais, use um capotraste na primeira casa. Mais uma vez, a batida é bem cadenciada. Então, fique firme no tempo, ok? Acima de tudo, tenha atenção às pestanas dos acordes Bb2 e G4.

13. Apenas Um Rapaz Latino-Americano

Vários acordes com sétima estão presentes na cifra de Apenas Um Rapaz Latino-Americano, assim como formações com pestana. Fora isso, não há complicações na harmonia. Da mesma forma, a parte rítmica é simples, mas conta com algumas convenções que devem ser bem destacadas.

14. Tudo Outra Vez

Antes de mais nada, você precisa memorizar as progressões de Tudo Outra Vez. Afinal, há 23 acordes diferentes na cifra. No entanto, não se desespere! Embora apareçam algumas pestanas, a harmonia está longe de ser das mais difíceis. Ademais, os acordes devem ser tocados de forma arpejada para seguir a ideia do arranjo original, ok?

15. A Palo Seco

Por fim, o tema da introdução de A Palo Seco pode ser tocado no violão, caso você queira. Assim, basta seguir a tablatura presente na cifra, beleza? A canção é bem relaxada, característica que se reflete na batida de violão. Portanto, nada de afobação aqui! Os 13 acordes não apresentam grandes desafios.

Como evoluir no violão?

Aqui, chegamos à parte final do artigo com as principais cifras de Belchior para violão. Esperamos que tenha gostado! Definitivamente, essas canções estão na história da música brasileira e vão fazer sucesso no seu repertório.

Por fim, se você quer continuar evoluindo musicalmente, não deixe de conferir o curso de violão do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma online de ensino musical, você tem tudo o que é necessário para progredir no instrumento, como aulas organizadas e materiais de apoio.

E já adiantamos que o valor é acessível, viu? Então, o que você está esperando? Faça a sua assinatura agora mesmo e venha estudar violão com a gente!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK