7 metas que um músico precisa cumprir em 2022

Por Gustavo Morais

O comecinho de 2022 é o momento ideal de fazer um balanço das metas musicais que não rolaram em 2021, bem como das que você quer continuar seguindo neste novo ano. Se você realmente quer aprender a tocar violão, por exemplo, que tal começar a estudar logo em janeiro?

Ilustração lúdica mostra homem pronto para criar uma to do list
Aproveite que 2022 acabou de começar e liste a metas musicais para cumprir ao longo do ano (Imagem/freepik)

Como o nosso papo aqui é música, nada mais justo do que pensarmos em assuntos que te ajudarão a aprender a tocar um instrumento. Além disso, entre os objetivos listados, você perceberá omo ampliar seu aprendizado, bem como aprimorar ainda mais a sua criatividade.

Vamos lá?

To do list para ser um músico melhor

As metas musicais que veremos a seguir dependem exclusivamente de nosso próprio esforço. Se liga nas informações, pois há dicas de conteúdos gratuitos e feitos com alto padrão de qualidade.

1. Dedicar mais tempo aos estudos de teoria musical

Vem cá, papo reto: você estudou menos teoria musical do que devia em 2021, né? Então, comece o ano incluindo assuntos teóricos na sua rotina de estudos. Depois que der o play no vídeo abaixo, você não correrá mais o risco de procrastinar a cada série nova que sair na Netflix.

2. Aprender a tocar um instrumento novo

Não é porque você já manja de violão que precisa ficar só por conta desse instrumento. Para ampliar sua visão musical, dedique-se a aprender um instrumento diferente! Além de aprimorar seus talentos, você pode vivenciar de novo aquela experiência gostosa de tirar a sua primeira música.

Já pensou em, por exemplo, conferir o curso de ukulele do Cifra Club? O conteúdo é completíssimo acerca dos fundamentos teóricos e práticos desse instrumento tão bacana. Agora, se a tua ideia é aprender a tocar viola caipira, o Cifra também está aqui por você! Abaixo, já te dou um spoiler…

3. Não desistir na primeira dificuldade

Se você já escolheu um novo instrumento para aprender, parabéns! Mas não se deixe levar pela empolgação do momento: não vale abandonar os estudos na primeira dificuldade. E nem na décima!

Quem já toca, sabe que são passos curtos e lentos até você dominar o instrumento. Tem que ter paciência e dedicação para que você pare de cometer alguns erros (que são comuns pra todo mundo que tá começando). No final das contas, você perceberá que vale a pena insistir!

4. Aprender novas técnicas

Essa é pra quem já manja de algum instrumento: incremente sua prática aprendendo novas técnicas. Se você é da turma das seis cordas, por exemplo, não deixe de estudar as técnicas de violão e guitarra.

A galera da grooveria também precisa estar em dia com o lado técnico do instrumento, hein? Por isso, estudar as técnicas de baixo são essenciais para evoluir no instrumento. Porém, se você é a outra metade da cozinha da banda (entendedores, entenderão!), confira o vídeo abaixo. A partir daí, você terá um novo norte para aprender a tocar bateria.

5. Investir no trabalho autoral

Se aprender a tocar suas músicas favoritas já é incrível, imagina tentar criar o seu próprio som?! Sensacional, né mesmo? Reserve o seu 2022 para investir no seu trabalho autoral.

Mesmo que a intenção de ser rock star não faça parte de suas metas musicais, esse momento de criação é importante até mesmo para melhorar o seu aprendizado com o instrumento. Afinal, você vai estar trabalhando diretamente com harmonia e praticando os acordes.

6. Parar de perder palhetas

Convenhamos: já deu, né? Para acabar de vez com o hábito de perder palheta, você precisa conhecer esse kit do Cifra Club. Além de guardar e proteger suas palhetas, esse acessório dá um up no visual da galera das cordas.

7. Aprender música de verdade

Por fim, precisamos conversar sobre o tema que reforça todas as metas musicais vistas acima. Afinal, todos queremos aprender música com quem sabe ensinar. Nesse sentido, o Cifra Club Academy é o guia ideal para a jornada do aprendizado.

Instrutores do Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música online
Cifra Club Academy: a plataforma de ensino de música online que vai mudar sua vida (Imagem/Cifra Club)

Para começar, a plataforma funciona em ambiente online, ou seja, você vai estudar no conforte de sua casa — e na hora em que quiser. Além disso, o conteúdo foi desenvolvido para quem realmente vai começar a tocar ou cantar do zero! Ademais, com uma única assinatura é possível aprender violão, baixo, teoria musical, canto e guitarra!