Cifra Club

20 músicas com 2 acordes no violão

Se você é iniciante no violão, este é o artigo que você precisa! Aprenda a tocar músicas com apenas 2 acordes e turbine seu repertório no instrumento.

Para os iniciantes no instrumento que estão buscando cifras fáceis para tocar no violão, separamos várias músicas com 2 acordes para te ajudar! Ou seja, com este artigo, ficará muito mais fácil incrementar o seu repertório nas seis cordas.

Músico tocando violão
O melhor passo para iniciantes aumentarem o repertório é praticando músicas fáceis (Foto: Reprodução/Freepik)

Do gospel ao rock, do sertanejo ao pop, vários sucessos contam com apenas com dois shapes em sua cifra. Portanto, sobretudo para quem está começando a tocar violão, essas músicas valem ouro para o aprendizado no violão!

Músicas com 2 acordes para tocar fácil

Buscamos trazer uma variedade de estilos musicais, para todo mundo poder curtir esse repertório de músicas com 2 acordes. Além disso, você vai poder aperfeiçoar técnicas e batidas diversas, que vão enriquecer seu aprendizado.

Confira alguns dos hits que separamos para você:

  • Acima do Sol
  • Deus Me Ama
  • Cachimbo da Paz
  • Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
  • Moves Like Jagger
  • Something In The Way
  • One Time

1. Me Namora – Natiruts

O shape de G7M é um pouco mais complicado para iniciantes. Porém, em compensação, o C7M usa apenas dois dedos! Me Namora tem a levada tradicional do reggae: nela, o violão sempre ataca nos tempos fracos, o 2 e o 4.

2. Te Esperando – Luan Santana

O tom de Te Esperando é Bb. Mas, usando o capotraste na 3ª casa, os acordes terão formas bem tranquilas, sem pestana. A harmonia conta com G e C9 na tradicional batida sertaneja pop, com toques alternados.

3. Acima do Sol – Skank

A harmonia de Acima do Sol passeia apenas pelos acordes Am7 e G, ambos fáceis para iniciantes e feitos nas três primeiras casas do violão. A música começa com um dedilhado tocado com palheta, e logo depois parte para a tradicional batida de reggae.

4. Corpo Sensual – Pabllo Vittar e Mateus Carrilho

A dançante Corpo Sensual já começa no groove! Os acordes da música são alguns dos mais simples para iniciantes: C e Dm. A principal dica para aprender essa cifra é ouvir bastante a música antes de tentar tocar, para se familiarizar com o ritmo da canção.

5. La Bella Luna – Paralamas do Sucesso

Com uma progressão de acordes bem usual, a clássica La Bella Luna conta com os shapes de E e B7. A música possui um ritmo meio reggae, com uma batida sempre nos tempos fracos (2 e 4). No entanto, você pode também fazer o dedilhado que permeia toda a canção.

6. Deus Me Ama – Thalles Roberto

Deus Me Ama tem 2 acordes com pestana: C9 e F9. Para completar, a música começa com um dedilhado bem rápido. Ou seja, essa cifra é um desafio dos bons para iniciantes no instrumento. Ademais, a introdução até tem outro acorde – Bb7M(6) -, mas ele pode facilmente ser substituído pelo F9.

7. Cachimbo da Paz – Gabriel O Pensador e Lulu Santos

Cachimbo da Paz possui uma levada simples e os acordes C7M e Dm7. O primeiro usa só dois dedos, enquanto o segundo é feito com pestana. A troca entre eles é tranquila, mas é preciso de groove para tocar esse rap no violão.

8. Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores – Geraldo Vandré

A batida de guarânia impera em Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, clássico da MPB. Uma marcação lenta do tempo, valorizando o canto. Além disso, os acordes da música são o básico E e o F#m, feito com pestana.

9. Moves Like Jagger – Maroon 5

A batida de Moves Like Jagger é bem swingada! São seis toques bem rápidos, com palhetadas para cima e para baixo. Nesse groove, é melhor fazer os shapes de Bm7 e Em7 nas formas com pestana.

10. Deu Onda – MC G15

Para tocar este hit do funk, você vai precisar transpor a famosa batida do gênero para o violão, com as marcações características do estilo. Outra opção é marcar a levada no ritmo de reggae, seguindo a introdução de Deu Onda. Os acordes G#m e C#m são feitos na 4ª casa, o que facilita a transição entre eles.

Se você quer aprimorar seus conhecimentos nas seis cordas, aqui vai uma dica especialíssima: confira o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Segue o Seco – Marisa Monte

Segue o Seco apresenta alguns pontos importantes para você exercitar. Um deles é a harmonia com Bb e Eb, legal para treinar tanto as pestanas quanto as transições dos acordes. Ademais, a levada de baião, com acento na tônica e batida quebrada, também é um ótimo estudo no instrumento.

12. Golden – Harry Styles

Golden conta com um acorde tranquilo – C7M – e outro mais complicado – D9(11). A troca de um para o outro é lenta, o que facilita, mas a diferença entre os shapes exige treino. Enquanto isso, a levada reveza entre toques alternadas, do tipo balada, e uma marcação intensa, como faz a linha de baixo.

13. Olha a Explosão – Kevinho e Wesley Safadão

Esse dueto explosivo tem um pé no funk e outro no forró eletrônico! Por isso, a levada dos básicos acordes Am e G em Olha a Explosão esbanja swing. Aqui, temos o batidão do grave nas tônicas, mas também o ataque nos tempos fracos, criando o groove do forró.

14. Break On Through – The Doors

A troca entre os acordes E5 e D5 acompanha o vocal e a linha de baixo, que guia toda Break On Through. Apesar das inspirações na bossa nova, a batida rock da canção tem palhetadas para baixo, com a intensidade subindo no refrão. Ademais, vale a pena tentar o riff característico desse clássico do rock.

15. W/Brasil (Chama o Síndico) – Jorge Ben Jor

As trocas de acordes em W/Brasil são rápidas, mas C e F são montados bem próximos um ao outro no braço do violão. A batida reveza palhetadas para cima e para baixo, bem ao estilo do mais puro soul brasileiro.

16. Something In The Way – Nirvana

Para tocar Something In The Way, você vai precisar deixar o seu violão na afinação Drop C. Com os power chords de E5 e C5, a música tem um ritmo fácil. A batida apenas marca o tempo, aumentando um pouco a dinâmica no refrão. O mais importante é manter o clima melancólico da canção.

17. Que Amor É Esse – Luma Elpidio

Em Que Amor É Esse, será necessário usar o capotraste na 3ª casa. Essa cifra possui os acordes C9 e G e uma batida de balada em 4/4. A intensidade pode aumentar, mas as levadas seguem lentas por toda a faixa.

18. One Time – Justin Bieber

Um dos primeiros sucessos de Justin Bieber, One Time exige o capotraste na 6ª casa. Assim, a sua versão acústica pode ter uma batida arrastada, acentuando os graves de cada compasso. Além disso, é possível dedilhar os acordes G e C9 lentamente, para dar um clima interessante no violão.

19. Imunização Racional (Que Beleza) – Tim Maia

Imunização Racional (Que Beleza) traz a batida que é a assinatura do samba-rock: cinco toques revezando para cima e para baixo. Os acordes da música são Dm e Gm, e o ideal é tocar com palheta.

20. Leal – Djonga

Com os acordes F#m e C#m, esse hit recente do rap romântico passeia por várias batidas diferentes. No começo de Leal, toque uma palhetada pra baixo, bem rock. Porém, ao longo da faixa, faça um toque cheio e lento a cada compasso. Por fim, algumas “firulas” com as notas de cada acorde também surgem no decorrer da canção.

Então, bateu aquela vontade de ir além de músicas com apenas 2 acordes? Para isso, temos uma indicação valiosíssima para você: aprimore sua técnica no curso de violão do Cifra Club Academy!

Abaixo, você confere os benefícios de se inscrever na nossa plataforma:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não dá pra desperdiçar essa oportunidade de ouro de evoluir musicalmente, não é mesmo?!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Ah, caso queira mais músicas com 2 acordes, confira a lista que a curadoria do Cifra Club preparou especialmente para você!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK