Cifra Club

12 músicas de empoderamento para tocar no violão

Ainda no clima do Mês das Mulheres, dedicamos este artigo para exaltar a importância da presença feminina no mundo artístico através de músicas de empoderamento! Logo, montamos uma seleção especial para você curtir.

Elza Soares cantando suas músicas de empoderamento em show
Elza Soares foi um dos símbolos da luta feminina artística (Foto/Reprodução/Internet)

Diversas cantoras já lançaram verdadeiros hinos do empoderamento feminino que revolucionaram todo o cenário musical, tanto pelos ideais trazidos quanto pela originalidade das canções. Por isso, é extremamente importante que todos conheçam e, para os musicistas de plantão, aprendam a tocar essas músicas no violão!

Então, vamos lá?!

Dicas de como tocar músicas empoderamento

As canções que selecionamos vão do rock ao sertanejo. A lista transita por diversas épocas musicais e, no geral, são fáceis de tocar no violão. Enfim, bora para as canções!

Mulher do Fim do Mundo — Elza Soares

Para começar nossa lista de músicas de empoderamento, que tal aprender Mulher do Fim do Mundo, da nossa eterna Elza Soares? A canção possui acordes simples de serem tocados, caso de Am, Em e D7.

Porém, também nos deparamos com outros dois shapes um pouco mais complicados: Bbº e B7(9-). Contudo, um pouco de treino já é o bastante para superar esse pequeno desafio e, assim, ampliar ainda mais o seu repertório de acordes.

Girl Just Want to Have Fun — Cyndi Lauper

Quem nunca se divertiu cantando a plenos pulmões o hit Girl Just Want to Have Fun, da fabulosa cantora Cyndi Lauper?

A música possui harmonia composta por seis acordes, mas traz um detalhe ainda mais importante a ser observado, caso você seja iniciante no violão: se prepare para malhar os dedos, pois todos os acordes de música são montados com pestana, beleza?

Vaca Profana — Gal Costa

Clássico da MPB, Vaca Profana, cantada na voz da diva Gal Costa, é uma música bem simples de tocar no violão.

Com a sequência de seis acordes bem simples já conseguimos pegar toda a harmonia da canção. A grande sacada dessa música, porém, é tocar os primeiros versos, até o primeiro refrão, abafando as cordas e fazendo power chords.

Pagu — Rita Lee

E é claro que não podia faltar uma música da rainha do rock nacional em nossa lista. Por isso, escolhemos Pagu, da Rita Lee. A levada e os acordes dessa canção são bem simples de tocar (uma espécie de baladinha com um pé lá no blues).

Apesar disso, a quantidade de acordes pode assustar quem for tirar a música no violão pela primeira vez. Porém, pode ficar relax, pois, dessa maneira, essa cifra pode funcionar como um excelente exercício de memorização!

Respect — Aretha Franklin

A genial Aretha Franklin também deu o seu recado para o mundo, através da música Respect.

Com cinco acordes apenas (C7, G7, F7, F#m e B), a levada da canção possui um swing bem dançante, que se mantém durante toda a sua estrutura. Porém, para tocar o riff inicial da canção, é preciso estar em dia com a técnica de bend. Atente-se a isso!

Gloria — Patti Smith

O hino empoderado setentista Glória, composto e interpretado por Patti Smith, é uma excelente música para tocar no violão e treinar as trocas de acordes. A canção, além de possuir uma levada constante, pode ser tocada com uma mesma sequência de três básicos shapes: E, D e A.

Contudo, é importante se atentar aos momentos em que a música é tocada com uma maior intensidade, diversificando, assim, a dinâmica no instrumento.

Desconstruindo Amélia — Pitty

Continuamos as dicas de músicas de empoderamento com Desconstruindo Amélia, hino de Pitty. A cifra dessa canção é uma excelente forma de estudar a leitura e a execução de algumas tablaturas. 

Isso porque os versos da música são acompanhados por dois riffs diferentes, mas que são bem simples de tocar. Além disso, o refrão é harmonizado por quatro acordes básicos: Am, C, F e E.

Hard out Here — Lily Allen

A cantora e compositora Lily Allen também marca presença em nossa lista, com a música Hard out Here. Na cifra desse hit, você irá se deparar com um acorde que exige um pouco mais da sua habilidade: o E/G#

Mas, caso esse shape ainda seja um desafio para você, não hesite em substituí-lo pelo simples E. A mudança não altera a harmonia da música e ainda simplifica a cifra!

Triste, Louca ou Má — Francisco, el Hombre

Hit empoderado de 2017, Triste, Louca ou Má, da banda Francisco, el Hombre, também não podia ficar de fora!

A grande dica para tocar essa música no violão é observar a batida, pois é uma mistura de dedilhado com algumas puxadas rítmicas nas cordas. A canção pode ser um desafio para os iniciantes no instrumento, mas basta estudar atentamente!

Dona de Mim — Iza

Dona de Mim, da Iza, é a música da nossa lista que possui acordes um pouquinho mais complexos. Ou seja, você vai se deparar com shapes como Dm7(9), Am7(11) e Am7(9), que exigem uma maior desenvoltura.

Porém, a levada da canção e as trocas de acordes são bem simples de fazer, bastando ouvir a faixa para entender toda sua estrutura.

God is a woman — Ariana Grande 

God is a woman é uma música que também traz uma mensagem positiva e empoderada para todas as mulheres do mundo. A canção da Ariana Grande possui uma harmonia relativamente simples, com acordes de fácil montagem e execução. 

No entanto, é importante se atentar ao uso do capotraste na quarta casa, para tocar a canção no tom original. Mas se você ainda não tiver esse equipamento, basta utilizar os mesmos acordes mostrados na cifra, porém em suas posições originais

Assim, ainda é possível tocar a música de forma completa, apesar de deixá-la algumas tonalidades abaixo.

Supera — Marília Mendonça 

Para fecharmos com chave de ouro as nossas dicas de músicas de empoderamento, temos Supera, da eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça. Com sete acordes, a canção é relativamente simples de tocar. Porém, alguns shapes podem ser uma novidade para os iniciantes no violão.

No entanto, A9, B9 e E9, por exemplo, não são nada difíceis de montar. A levada da música é bem característica do sertanejo atual e requer só um pouco de prática para aprender os detalhes da batida perfeitamente. Confira nossa videoaula especial:

Compartilhe as músicas de empoderamento com a galera! 

Se você curtiu nossa homenagem para todas as mulheres com nossas dicas de como tocar músicas de empoderamento, não deixe de compartilhar este artigo!

Ademais, continue acompanhando o Cifra Club para não perder as próximas novidades.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK