Cifra Club

As melhores músicas de séries para tocar no violão

Quem nunca ficou com uma trilha sonora na cabeça após assistir um seriado que atire a primeira pedra! É claro, as músicas de séries criam a ambientação perfeita para uma cena inesquecível, seja do beijo do “ship” ou do momento de virada na trama.

Os personagens Sam e Dean Winchester, protagonizam uma das séries que mais usam músicas legais na trilha
A trilha da série Supernatural é toda trabalhada no rock and roll (Foto/Divulgação)

Pensando em unir esse amor por músicas e séries, reuni as melhores opções para quem quer aumentar o repertório com a sua trilha sonora favorita. E tem alternativa para todos os gostos: das séries mais antigas (mas que marcaram época), às que são a tendência do momento.

Vamos nessa?

7 músicas de séries pra tocar hoje

Nesta lista, cê vai ver de tudo: das cifras mais fáceis do rolê até o fingerstyle! A ideia foi relembrar as grandes produções de TV ou de plataformas de streaming que tiveram músicas tão marcantes quanto as suas histórias. Preparado? Então confira um spoiler do que vem por aí:

  • I’ll Be There For You;
  • Bella Ciao;
  • Chasing Cars;
  • What’s Up;
  • Carry On My Wayward Son e muito mais!

I’ll Be There For You — Friends

É hora da geração cringe brilhar! Quando toca as primeiras notas da introdução icônica de I’ll Be There For You, é impossível que os fãs de Friends não vibrem junto.

Para tocar essa canção emblemática, é importante ficar de olho na cifra. Afinal, tem a tab que vai te mostrar como tocar o riff icônico, mas também porque é uma música com 10 acordes. A versão completa tem mais detalhes, como as frases melódicas, mais de um ritmo e uma levada mais swingada.

Porém, se você for um iniciante no violão, recomendo a cifra simplificada de I’ll Be There For You, que também é muito legal de tocar.

Bella Ciao — La Casa de Papel

Além de sucesso incontestável, a série La Casa de Papel trouxe para a cultura pop a música Bella Ciao. Dentro e fora da ficção, a canção é verdadeiramente um hino: foi composta por trabalhadores como sinal de resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

Pegue seu violão, pois vamos tocar esse clássico. Para isso, acesse a cifra da música e aprenda os 5 acordes necessários. Nenhuma pestana à vista, para alegria dos iniciantes. O ritmo é repetido por toda a canção e pode tanto ser mais lento, como mais rápido, vai depender da versão que você mais gostar. Veja este cover para te inspirar:

Chasing Cars — Grey’s Anatomy

Se tem uma série que faz o fã sofrer é Grey’s Anatomy, hein? Muitas músicas marcaram o drama vivenciado pelos médicos do Hospital Grey Sloan. O destaque, no entanto, fica por conta de Chasing Cars, da banda Snow Patrol.

Tocar essa música no violão é bem fácil. Afinal, o padrão tocado consiste em duas notas por vez, em que se alterna o polegar e indicador. O desafio aqui é tocar e cantar ao mesmo tempo sem sair do ritmo. Bora encarar o desafio?

What’s Up — Sense8

Mesmo tendo apenas 2 temporadas, a série Sense8 fez rapidamente uma legião de fãs. Uma das responsáveis por essa interligação entre o púbico e a história fica é a música What’s Up, composta por Linda Perry.

Se quiser tocar outra das nossas dicas de músicas de série, é seu dia de sorte! São apenas 3 acordes e o ritmo é o mesmo para toda a canção. Mas é importante ficar atento em um detalhe na batida: para todos os acordes, os últimos toques devem ser feitos com todas as cordas soltas.

Game of Trones — Tema de abertura

Outra entre as melhores músicas de série com certeza é a abertura de Game of Trones. Esse instrumental é simplesmente um símbolo desse show medieval e bastam soar as primeiras notas para todo mundo saber do que se trata. Essa composição tem como instrumento base o violoncelo, mas fica incrível no violão e eu posso provar!

Para tocar a música, o fingerstyle é o caminho! Lembrando que a técnica é um pouco mais avançada e exige que você saiba o básico do instrumento. Para facilitar as posições dos acordes e melodias, o capo vai na terceira casa e a afinação é a Drop D. E você não precisa ir muito longe para aprender, basta conferir esta videoaula com um arranjo simples, mas incrível:

Carry On My Wayward Son — Supernatural

Supernatural conta a história dos irmãos Winchester, que cruzam o país caçando monstros e têm como trilha o melhor do rock. A canção Carry On My Wayward Son, do Kansas, aparece nos finais das temporadas, sendo a mais aguardada pelos fãs.

A versão original da música é mais associada à guitarra, mas fazer uma interpretação acústica desse clássico não deixa de ser “daora”. Chame um amigo para tocar junto, e fazer as bases, enquanto você capricha dos riffs, solos e arpejos. Acesse a cifra, fique de olho na tab, acompanhe a videoaula abaixo e não terá erro!

Boa Noite Vizinhança — Chaves

Para encerrar a lista de melhores músicas de séries, não poderia deixar de citar o seriado mexicano mais amado do Brasil! Não tem jeito, somos os maiores fãs de Chaves e sabemos de cor as falas e, claro, as principais canções da série. E Boa Noite Vizinhança é uma dessas que marcaram demais nossos corações e é uma ótima pedida para o violão.

Mesmo sendo curtinha, essa composição tem muitos acordes, mas são bem simples, basta ter atenção na cifra para saber a hora certa de cada um. Uma sugestão pra tocar essa música é trocar as batidas comuns e repetitivas por dedilhados. Como o andamento é mais lento, é uma ótima opção para aperfeiçoar a técnica e soltar mais os dedos.

Pronto, galera! Essas foram algumas das melhores músicas de séries para você tocar no violão. Claro que existem muito mais opções, mas esse é bom começo, né não? Agora é sua vez: afine o instrumento e solte o som!

Ah e não esqueça de compartilhar o post com aquele amigo fã de séries. Manda no WhatsApp, posta no Twitter ou Facebook… Tudo tá valendo!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK