Cifra Club

20 louvores de Gabriela Rocha para tocar no violão

Tocar as músicas da cantora Gabriela Rocha é uma ótima forma de robustar o seu repertório no violão. Aprenda canções de sucesso da artista gospel!

Hoje vamos falar sobre uma das artistas mais ouvidas da música gospel, que ganhou popularidade quando venceu o concurso Jovens Talentos no Programa Raul Gil. A partir daí, conquistou milhares de fãs pelo Brasil. Neste artigo, você vai aprender a tocar as melhores músicas de Gabriela Rocha!

Gabriela Rocha cantando seus louvores com a mão estendida e olhando para frente
Gabriela Rocha é uma das caras do cenário gospel atual (Foto: Reprodução)

Com sua voz marcante, Gabriela se consolidou como uma das cantoras de música cristã mais ouvidas das plataformas digitais. Por isso, hoje vamos te ensinar como tocar alguns de seus louvores no violão!

Aprenda as melhores músicas de Gabriela Rocha no violão

Neste artigo, você poderá conferir dicas certeiras de como tocar os maiores sucessos da cantora, como:

  • Lugar Secreto
  • Me Atraiu
  • A Ele a Glória
  • Atos 2
  • Aleluia (Hallelujah)
  • Eu Navegarei
  • Vida Aos Sepulcros
  • Teu Santo Nome

Então, chega de enrolação e bora para as cifras das músicas de Gabriela Rocha!

1. Meu Coração É Teu / Pra Te Adorar (Pot-Pourri)

A introdução e a primeira parte de Meu Coração É Teu / Pra Te Adorar (Pot-Pourri) são acompanhadas por um dedilhado. Em seguida, você pode seguir com uma batida ou continuar com o dedilhado. No pré-refrão, faça apenas toques para baixo em todos os acordes. Ao todo, a faixa tem 9 acordes, sendo 2 pestanas (Bb7 e Bm, ambas na segunda casa e bem semelhantes).

2. Pai Nosso

Essa versão de Pai Nosso é acompanhada por um teclado, mas é possível fazer uma adaptação para o violão sem problemas. É importante prestar atenção nas passagens em que o ritmo será tocado inteiro e quando será dividido entre mais de um acorde. Busque separar a canção em partes e estudá-las separadamente para facilitar. São 6 acordes no total, incluindo 2 pestanas, na primeira e na quinta casa.

3. Espírito, Enche a Minha Vida / Ao Único (Pot-Pourri)

Até o primeiro refrão de Espírito, Enche a Minha Vida / Ao Único (Pot-Pourri), o ritmo é o mesmo. Na primeira parte e no pré-refrão, atente-se aos momentos em que a batida é dividida entre mais de um acorde. Já no refrão, pratique a passagem que acontece entre os shapes de C, G/B e Am. A canção conta com 12 acordes, alguns mais simples, como E7, e outros mais complexos, como E/G#.

4. Eu Creio (Believe For It)

A introdução de Eu Creio (Believe For It) conta um pequeno solo. Para executá-lo, você precisa saber a técnica de slide. Dentre os 5 acordes da música, 3 são bemóis (Ab, Db e Eb) e os outros 2 são menores com sétima (Cm7 e Fm7). Caso tenha dificuldade com algum shape, você pode utilizar a nossa ferramenta de variar acorde, na página da cifra da canção. Estude bastante as passagens e as divisões do ritmo!


5. Eu Sou Teu (Rooftops)

O solo de Eu Sou Teu (Rooftops) aparece logo na introdução e conta com as técnicas de vibrato e hammer on. A música tem 8 acordes, e o ritmo segue um padrão, mas tem variações nos últimos versos dos pré-refrães e também na ponte. A maioria dos acordes possui pestana. Então, prepare-se para treinar a resistência da mão esquerda (ou direita, para canhotos).

6. Hino da Vitória

Em Hino da Vitória, o ritmo é tocado uma vez em cada acorde na maior parte da música, mas há variações e passagens. A dica é separar as estrofes e ver uma por vez, para conseguir perceber as semelhanças e distinções entre elas. Assim, fica melhor para visualizar quais partes exigem maior dificuldade. Quanto aos 17 acordes, alguns deles podem ser mais complicados, sobretudo se você for iniciante no instrumento.

7. És o Amor

Antes de tocar És o Amor, lembre-se de posicionar o capotraste na primeira casa, para subir meio tom. Na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada acorde. No refrão, entram as batidas e, no final dos versos (entre os shapes de Em e D), o ritmo é tocado dividido. A levada muda na ponte e no último refrão. Tente praticar junto da versão original para ficar bem alinhado com o ritmo. Dos 7 acordes, apenas um tem pestana.

8. Pra Onde Iremos?

A introdução de Pra Onde Iremos conta com um pequeno solo, com notas apenas na sétima e na oitava casa. O ritmo segue uma base padrão, mas lembre-se de identificar e praticar as passagens. Dentre os 9 acordes, 2 têm pestana (Bm7 e C9). De modo geral, a música não apresenta grandes dificuldades. Então, pratique bastante para conseguir tocar com desenvoltura.

9. Meu Respirar / Meu Prazer (Pot-Pourri)

Para tocar Meu Respirar / Meu Prazer (Pot-Pourri), coloque o capotraste na segunda casa, para subir um tom. Essa canção possui dificuldade intermediária, sendo composta por 15 acordes (dentre eles, 8 pestanas). Além disso, há diversas variações no ritmo. Portanto, veja cada parte com calma e dê maior atenção aos versos que julgar mais complicados. Não deixe de acompanhar a cifra enquanto toca, para saber o tempo exato das transições de acordes.

10. Diz (You Say)

A introdução de Diz (You Say) é acompanhada por um dedilhado, que pode ser dividido em quatro partes e continua até o fim do primeiro refrão. A partir da segunda parte, entra a batida padrão, mas com variação na ponte. Sobre os 5 acordes, a sequência GBmEmC se repete nesta respectiva ordem na maior parte da música. O C9 aparece uma única vez, como último acorde da música.

Está gostando de aprender as cifras de músicas de Gabriela Rocha? Para aprender mais sobre a abordagem gospel nas seis cordas, confira o curso de violão gospel do Cifra Club Academy!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

11. A Ele A Glória

Para tocar a cifra de A Ele a Glória, seu violão deve estar afinado em meio tom abaixo (EbBbGbDbAbEb). Sobre o ritmo, há trechos com apenas toques para baixo, assim como outros acompanhados por batidas. Além disso, não deixe de treinar as passagens do refrão. Para você que está fugindo das pestanas, nenhum dos 6 acordes dessa canção possui o fundamento.

12. Teu Santo Nome

A introdução de Teu Santo Nome conta com um pequeno solo. Para tocá-lo, é preciso pôr em prática as técnicas de slide e hammer on. A levada da primeira parte é acompanhada somente por um toque para baixo em cada acorde. As batidas entram em seguida, no pré-refrão, e seguem até o final, mas com variações. De modo geral, os 7 acordes da música são bem tranquilos, e há só uma pestana (C9).

13. A Ele A Glória / Porque Ele Vive (Pot-Pourri)

Em A Ele A Glória / Porque Ele Vive (Pot-Pourri), os solos aparecem na introdução e no meio da canção. Veja cada um deles com calma e treine quantas vezes precisar até se familiarizar com as melodias. O nível de dificuldade dos 17 acordes é bem diversificado. Cuidado com as variações no ritmo e lembre-se de posicionar o capotraste na segunda casa, para subir um tom.

14. Creio Que Tu És a Cura

Assim como na música anterior, em Creio Que Tu És a Cura, você também usará o capotraste na segunda casa. A primeira estrofe pode ser acompanhada por um toque para baixo em cada acorde. E, do refrão até o final, toque uma batida base. Atente-se às passagens nos finais e também no meio dos versos. Os shapes de B/D# e E/G# podem ser mais complicados para os que têm menos experiência. No total, são 7 acordes, com 2 pestanas entre eles.

15. Aleluia (Hallelujah)

O dedilhado de Aleluia (Hallelujah) segue até o segundo refrão. Depois, você pode optar por continuar com batidas ou com a mesma base da primeira parte. A terceira parte da canção tem uma variação, além de subir um tom (ou seja, os acordes são outros). Dos 10 acordes, 4 possuem pestana. Pratique bastante o dedilhado e as passagens do refrão.

16. Eu Navegarei

Para tocar Eu Navegarei, é preciso colocar o capotraste na quarta casa, para subir dois tons. Isso também ajudará a reduzir a quantidade de pestanas, restando os shapes de B e B4. Outro ponto de atenção é o riff de antes do último refrão. Treine quantas vezes precisar para fixar a melodia, e atente-se ao vibrato na última nota. Sem contar as 2 pestanas, ainda temos 5 acordes mais simples: Am7, C, D9, Em e Em7.

17. Vida Aos Sepulcros (part. Elevation Worship)

Em Vida Aos Sepulcros, o ritmo segue um padrão na maior parte do tempo, com variação apenas na ponte. Nessa parte, faça apenas toques para baixo. Quanto aos 6 acordes, repare que eles seguem uma progressão na primeira parte (EE4EC#mB9A9), mas no restante da música a ordem muda.

18. Atos 2

Atos 2 conta com somente uma pestana, sendo ótima para quem está começando a praticar acordes desse tipo. O restante dos shapes é bem simples. São eles: C9, D9, Em7 e G. O ritmo é o mesmo do começo ao fim (a única variação é na quantidade de vezes em que ele será tocado em cada acorde). Confira a videoaula abaixo para mais dicas:

19. Lugar Secreto

Os solos de Lugar Secreto aparecem na introdução, no meio e no final da canção e não exigem grandes dificuldades. Já os 5 acordes, alguns podem ser mais complicados para iniciantes no instrumento. Na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada acorde e, em seguida, inicie as batidas padrão. A levada conta com algumas variações. Aprenda como tocar a cifra de Lugar Secreto com a videoaula a seguir:

20. Me Atraiu

A introdução de Me Atraiu conta com um riff. Para tocá-lo, você precisará praticar a técnica de slide. A música ainda conta com mais dois solos, que exigirão a mesma técnica. Dentre os 8 acordes, nenhum deles possui pestana. Sobre o ritmo, há diversas variações entre as partes da canção. Então, estude cada uma delas com cuidado. Veja o passo a passo de como tocar Me Atraiu na videoaula abaixo:

Então, consegui aprender todas as músicas de Gabriela Rocha? Certamente, deu para curtir esses louvores e ainda praticar muito!

Para continuar evoluindo seus estudos, conheça o curso de violão gospel do Cifra Club Academy! Assim, você vai aprofundar seus conhecimentos nesse estilo musical e aprender de forma prática com o melhor método de ensino musical online.

Além disso, você ainda pode praticar quando quiser e de onde quiser, com acesso ilimitado e por um preço acessível!

Aproveite também o nosso e-book gratuito sobre o estilo worship, uma das principais abordagens da música gospel atual:

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK